Um projeto missionário que requer o envolvimento de todos os setores, líderes e membros da igreja

Certamente, você já ouviu bastante sobre o projeto de evangelismo integrado da igreja para este ano. Afinal, esse é nosso programa. Nesta edição da revista Ministério, você poderá se aprofundar um pouco mais no assunto e ampliar a visão sobre ele, ao entrar em contato com princípios que fundamentam o evangelismo da amizade, que é a base de todo o projeto. Aproveite ao máximo a leitura, permitindo-se comprometer com a campanha.

Continuaremos avançando de maneira integrada. Sempre que trabalhamos assim, multiplicamos nossa força e preparamos o caminho para que o Espírito Santo possa agir através de nós. Vamos experimentar isso, novamente, em 2011. Não vamos realizar um projeto que sobrecarregue os pastores, mas que possa ajudá-los a envolver a igreja num programa ao mesmo tempo simples, grande e relevante. Para que esse movimento seja um aliado de cada pastor, pretendemos usar todos os recursos da igreja, a fim de mobilizar a irmandade. De fato, esse é sempre um dos grandes desafios do trabalho pastoral. Por isso, queremos facilitar seu trabalho.

Vamos transformar amigos em irmãos. Esse é o modo mais simples, agradável e produtivo de cumprir a missão. Os membros da igreja vivem em comunidade, cercados por amigos e familiares. Nosso desafio é levá-los a usar esses relacionamentos como ponte para o evangelismo da amizade. Essa é a razão pela qual foi escolhido o tema “Amigos da esperança”. Assim, levaremos a nossos amigos a mesma esperança que já possuímos.

O projeto envolve três movimentos grandes e simples, que apresentamos em seguida:

♦ Distribuição do livro missionário Ainda Existe Esperança. Trabalharemos para distribuir dez milhões de livros aos nossos amigos em toda a América do Sul. Jesus é o tema do livro missionário deste ano, e nossas crenças estão distribuídas ao longo de seu conteúdo. Por isso mesmo, trata-se de um agradável e fácil meio de contato. Devemos usá-lo para alcançar amigos, vizinhos, familiares e outros conhecidos. Ele é uma ferramenta preciosa para o evangelismo da amizade. Vamos distribuí-lo também de casa em casa, por toda a região onde a igreja está estabelecida, bem como forma de primeiro contato na comunidade onde pretendemos abrir uma nova igreja.

Cada membro precisa ser envolvido na primeira fase do projeto. Um pouco de cada um resultará em um grande movimento. Somos pouco mais de dois milhões de adventistas no território da Divisão Sul-Americana. Se cada um adquirir e distribuir, pelo menos, dez livros durante o ano, poderemos entregar vinte milhões. Isso será um fato histórico! Envolva cada membro e cada família nesta campanha.

♦ Realização do “Dia dos amigos da esperança”. Essa será a grande festa missionária do ano, no dia 16 de abril. Precisaremos desafiar cada um dos membros da igreja a convidar, pelo menos, um amigo para o programa de sábado pela manhã. Assim, receberemos dois milhões de visitantes em um só dia, duplicando o número de pessoas nas congregações. É algo simples, mas será revolucionário! Algumas igrejas ficarão lotadas pela primeira vez. Outras terão que realizar mais de um culto. É um projeto do qual todos podem participar. Crianças, jovens, adultos, homens e mulheres têm amigos e podem aproveitar esse dia para levá-los à igreja. O programa desse sábado deve ser muito bem preparado: excelente recepção, boa música, tudo bem organizado. Para quem desejar, o sermão será pregado, via satélite, pelo pastor Luís Gonçalves. Esse será o momento mais envolvente de todo o projeto, mas está ligado a outras atividades bastante conhecidas.

12/03 – Dia mundial de oração. Nesse dia, o Ministério da Mulher conduzirá a igreja em uma jornada de oração em favor dos amigos que serão convidados. O Espírito Santo trabalhará no coração deles.

16/04 – “Dia dos amigos da esperança”. Logo após o programa na igreja, cada família deve convidar amigos para uma refeição em casa, abrindo os “lares de esperança”. Nesse encontro, a amizade se aprofundará, o tema da conversa deve ser o programa a que assistiram e o convite para as atividades que terão início no dia seguinte, em cada igreja ou pequeno grupo.

17-24/04 – Evangelismo de Semana Santa. Durante essa semana, os amigos que aceitarem o convite poderão aumentar a amizade e o conhecimento bíblico. A programação pode ser feita na igreja, no local onde será aberta uma nova congregação ou em um pequeno grupo. Note que, neste ano, ligamos o dia da grande festa com outro projeto de evangelismo. Essa integração deverá trazer maiores resultados à campanha.

5-12/11 e 19-26/11 – Evangelismo via satélite. Durante esse programa, esperamos colher os resultados de toda a campanha. O pregador será o pastor Luís Gonçalves. Na primeira etapa (5-12/11), ele falará direto de Buenos Aires, Argentina. Na segunda (19-26/11), a partir de Belo Horizonte, MG.

Durante esse período, as classes bíblicas estarão funcionando, os pequenos grupos receberão novos interessados e o batismo da Primavera colherá os primeiros resultados. O programa regular da igreja deve apoiar a campanha.

♦ Plantio de novas igrejas. Nosso objetivo é plantar duas mil novas igrejas, durante o ano. É o maior desafio de nossa história e se tomará realidade somente com a participação de cada distrito, colégio, hospital, editora, fábrica de alimentos, universidade, Associação, Missão, União e da própria DSA.

Temos mais de 2.700 distritos pastorais. Se cada um abrir apenas uma nova congregação, ultrapassaremos nossa meta. É possível conquistar grandes coisas para Deus, apenas com o envolvimento de cada pessoa ou segmento. Um pouco de cada um significa muito para a igreja. Defina, desde já, qual será o local que sua igreja vai conquistar. Comece os planos para fazer amigos nesse lugar. Primeiramente, precisamos servir a comunidade e torná-la amiga dos adventistas. Depois, poderemos transformar esses amigos em irmãos e ver nascer uma nova igreja. Cada União já tem seu projeto. Todas as instituições já estabeleceram um orçamento especial para esse projeto, buscando não apenas iniciar o trabalho, mas adquirir o terreno e construir o templo.

Lembre-se: O projeto tem uma sequência crescente: primeiro, plantaremos a semente com o livro missionário. Depois, levaremos os amigos para nossas igrejas e casas e, no fim, veremos surgir uma nova congregação. Tudo isso investindo fortemente nas relações sociais, através do evangelismo da amizade.

Esse é um projeto de evangelismo integrado. Todos os pastores, distritos, colégios, universidades, instituições e departamentos da igreja devem participar. Não se esqueça de que a força de grandes movimentos como esse está concentrada na pequena participação de cada um. Se você se mantiver à margem e buscar construir um projeto independente, terá muito mais trabalho e também fragilizará a força da campanha, dos resultados e do cumprimento da missão.

A visão de Deus continua a mesma: “O segredo de nosso êxito na obra de Deus estará na operação harmoniosa de nosso povo. Tem de haver uma ação concentrada. Todo membro do corpo de Cristo tem que fazer sua parte na causa de Deus segundo a capacidade que Ele lhe deu. Temos que conjugar esforços contra as dificuldades e obstáculos, ombro a ombro, e unidos pelo coração” (Ellen G. White, Serviço Cristão, p. 75).