O PROGRAMA de instrução ministerial da Igreja Adventista do Sétimo Dia experimentou considerável progresso e adaptação em anos recentes. Embora êsse progresso às vêzes parecesse demorado e sinuoso, êle teve longo alcance e produziu grande efeito na igreja remanescente.
A ampliação de quatro para sete anos no programa de preparo para nossos estudantes de teologia, ou o equivalente a seis semestres além do grau de Bacharel em Letras, dilatou real-mente o sistema educacional para o ministério. O grau de Bacharel em Teologia é agora um requisito básico e uma parte integral do plano denominacional para os aspirantes ao ministério. A fim de cumprir êste programa da melhor maneira possível, o programa colegial de preparo pré-teológico também sofreu amplas mudanças e adaptações. Estas adaptações ainda estão em andamento. Em muitos de nossos colégios os departamentos de religião procuram constantemente enriquecer seus cursos de estudos e reforçar a base sôbre a qual o estudante possa erigir devidamente seu programa posterior.
Regulamentos da Associação Geral
Os Regulamentos da Associação Geral provêem um plano para uma comissão especial elaborar certas recomendações concernentes aos estudantes pré-teológicos na conclusão do segundo ano do curso. Os Regulamentos estabelecem normas e a base sôbre a qual os jovens serão aceitos como candidatos estáveis para o ministério. Entre êsses requisitos e considerações encontram-se a conduta, a espiritualidade e a evidência de vocação para o ministério. Todos êles são muito pessoais e envolvem profundamente os traços de caráter indispensáveis para o êxito no ministério.
Passo Significativo
O Departamento de Religião do Colégio União da Colúmbia acha que passar com êxito nesta investigação constitui um passo significativo no programa de desenvolvimento ministerial. Por conseguinte, dedica-se especial consideração aos jovens que são bem sucedidos em concluir esta primeira e importante investigação a respeito de sua adaptabilidade e perspectiva para o ministério. A administração e o corpo docente dêste colégio deram seu apoio a um programa que foi apresentado pela primeira vez à família colegial durante o segundo trimestre do ano letivo de 1966.
Um Culto de Consagração Teológica
Realizou-se um serviço público de consagração teológica durante o período regular de capela na igreja Sligo. Antes dessa dedicação pública, os jovens foram informados de que passaram com êxito na investigação da comissão examinadora. Receberam o convite para um período especial de oração e preparo na sexta-feira à noite. Isto foi significativo e demonstrou ser uma grande bênção tanto para o corpo docente como para os alunos. Após essa preparação pessoal concedeu-se a êstes jovens um lugar de honra diante da plataforma, para êsse dia especial de consagração.
Um dos aspectos impressionantes do culto de consagração foi a leitura do repto ministerial para êstes jovens. O repto dizia o seguinte:
“Visto que indicastes vossa convicção de que o Senhor vos chamou para vos preparardes para a sagrada obra do ministério evangélico, e como o Colégio União da Colúmbia reconheceu as evidências de que recebestes êsse chamado de Deus, rogo-vos que empreendais vigorosamente a obra de preparação para o ministério que haveis iniciado. •
“‘Procura apresentar-te a Deus, aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.’ II Tim. 2:15.
“As Escrituras fazem a seguinte exortação ao ministro de Deus, seja qual fôr a sua posição: ‘Torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza. . .. Aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino. … Medita estas coisas, e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes.’ I Tim. 4:12-16.
“Nesta época desafiante, aos jovens que foram escolhidos e chamados pelo Mestre foi confiada a solene responsabilidade de não dar ‘nenhum motivo de escândalo em coisa alguma, para que o ministério não seja censurado.’ II Cor. 6:3.
“Hoje, por meio da oração e desta aceitação pública, estais ingressando numa vida de serviço inteiramente dedicada a Deus. Dais mais um passo à frente no solene voto de servir a vosso Mestre como ministros do evangelho. Diante de vós ainda há diversos anos de estudo; não obstante, enquanto estiverdes nas matérias preparatórias, aumentarão diàriamente vossas oportunidades para testemunhar em favor da verdade.
“Entregamos agora aos vossos cuidados êste distintivo, que realça vossa aceitação do chamado de Deus. No tempo restante que permanecerdes neste colégio isto vos dará autorização para visitar as igrejas vizinhas e para pregar quando fordes convidados a fazê-lo. Como possuidores dêstes distintivos, é vos assegurado o apoio do Departamento de Religião dêste colégio, para proporcionar-vos o devido preparo teológico segundo os Regulamentos da Associação Geral.
“Se com o correr do tempo vosso programa para a vida se alterar e não puderdes completar a instrução teológica neste colégio, deveis devolver êste distintivo ao Departamento de Religião. Quando preencherdes com êxito os requisitos do curso de teologia e por ocasião de vossa formatura no Colégio União da Colúmbia, pertencer-vos-á êste distintivo.
“Em nome do Departamento de Religião e do Colégio União da Colúmbia, estendo-vos nossas mais cordiais congratulações e a certeza de que oraremos por vós; prometemos também auxiliar-vos a alcançar o objetivo de vossa vida para que em nossos respectivos ministérios ‘quando aparecer o Sumo Pastor’ recebamos ‘a incorruptível coroa de glória’ (I S. Ped. 5:4).”
Um Distintivo Especial
Foi inventado um distintivo especial para essa ocasião e para o uso mencionado acima. Pode ser usado na gravata ou na lapela. Os estudantes de teologia do Colégio União da Colúmbia que obtiveram êste distintivo usam-no com satisfação, e cada fim de semana vão pregar nas igrejas das redondezas, atendendo a convites dos pastôres.
Sendo essa a primeira ocorrência dessa espécie, todos os alunos do curso de teologia receberam êsse distintivo especial, que se tornará tradicional em cada cerimônia sucessiva de consagração. Quarenta jovens participaram desta solenidade. Ela causou profunda impressão sôbre todo o corpo discente bem como sobre os próprios candidatos.
Nossa experiência neste sentido revelou que essa cerimônia é acompanhada por intensa comoção e que ela confere nova dignidade à vocação do ministério. Temos certeza de que esta cerimônia de consagração contribuiu muitíssimo para a forte convicção espiritual de que devemos dedicar a Deus tudo o que somos, para a realização de Sua obra. “Necessitamos de mais diligência na causa de Cristo. A solene mensagem da verdade deve ser transmitida com uma intensidade que impressione os descrentes com o fato de que Deus está cooperando com os nossos esforços e que o Altíssimo é nossa fonte viva de energia.” — ELLEN G. WHITE, em Signs of the Times, 9 de dezembro de 1886. É precisamente para realizar êste duplo objetivo de realçar o chamado de Deus na experiência de nossos jovens e demonstrar êsse chamado a outros, que foi celebrada esta cerimônia especial no Colégio União da Colúmbia. Os resultados foram muitíssimo animadores. Somos gratos a nossos jovens que se preparam para uma vida de serviço e dedicação ao ministério do Senhor Jesus Cristo.