No seu dia, estimado pastor da Divisão Sul-Ame­ricana, faço minhas as palavras do apóstolo João: ‘Amado, acima de tudo, faço votos por tua prospe­ridade e saúde, assim como é próspera a tua alma’ (III João 2).

“Aceite minha profunda e sincera gratidão pelo carinho e atenção dispensados ao rebanho que o Senhor lhe confiou. Que Ele, por Sua infinita misericórdia, continue dando a você sabedoria e prudência para conduzir esse rebanho às moradas celestiais.”

“A graça de Deus esteja com você.”

— Ruy Nagel

Presidente da Divisão Sul-Americana da IASD

“Nesta vida, creio que nenhuma ho­menagem poderá expressar ple­namente a devida gratidão ao pastor. Quem poderá contabilizar ou medir o amor de um homem que um dia decidiu viver para servir?”

“Muito obrigado, querido pastor, por sua vida, por sua família e pelas horas intermináveis de trabalho in­cansável em favor dos perdidos.”

— Alejandro Bullón

Secretário ministerial da Divisão Sul-Americana

Minha saudação fraterna aos mi­nistros de Deus, ao valente exército de pastores abnegados da nossa União Pe­ruana e de toda a Di­visão Sul-America­na. O Senhor nos chamou das trevas para a Sua maravi­lhosa luz; e não ape­nas isso, mas também nos chamou como pastores do Seu rebanho. Quando compreende­ mos essa realidade, brota em nosso coração um profundo sentimento de gratidão por servir ao Senhor.”

“Estamos nas fileiras do ministé­rio apenas pela misericórdia de Deus. Trabalhemos, pois, com o mesmo sentimento revelado pelo apóstolo Paulo: ‘Sou grato para com Aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando- me para o ministério’ (ITim. 1:12).”

“Nesta oportunida­de comemorativa das vocações ministeriais, redobremos nosso es­ forço para servir, jun­ to com nossa família, a Deus e à Igreja. Hoje, não compreendemos tudo o que representa nosso ministério; porém um dia, ao estarmos diante de Jesus, compreenderemos em sua verdadeira dimensão a obra realizada por nós.”

“Que as palavras do apóstolo Pedro sejam uma inspiração para nosso viver diário: ‘Ora, logo que o Supremo Pastor Se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória’ (I Ped. 5:4).”

— Barito Lazo Rivera

Secretário ministerial da União Peruana

Nesta ocasião tão especial, quando a Igreja reconhece seu labor como pastor, desejo expressar minha gratidão e meu reconhecimento por seu ministério e, ao mesmo tempo, felicitá-lo pela grande demonstração de amor e entrega diante da grei do Senhor.

“Lembre-se de que a jóia que coroa um pastorado de êxito não é um sermão perfeito, muito menos um batistério cheio. Também não é um calendário eclesiástico sobrecarregado; mas saber que o fruto do nosso trabalho brota de uma vida consagrada e dedicada ao Senhor, independente do preço a ser pago.

‘Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares’ (Jos. 1:9).”

— Fidel Guevara

Secretário ministerial da União Equatoriana

Não pode haver maior privilégio do que ser um pastor escolhido por Deus. Desejo a você, pastor, as mais ricas bênçãos no desem­penho de sua sagrada missão como ministro do evangelho. Tenho a certeza de que você foi es­ colhido de maneira especial; quem sabe, como Jeremias que foi chamado antes de nascer: ‘An­tes que Eu te formasse no ventre materno, Eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações’ (Jer. 1:5).

Moisés Rivero

Secretário ministerial da União Boliviana

Nos tempos atuais, existem alguns tipos de pasto­ res, como o pastor profissional, o pastor social,
o pastor secular, o comunicador, etc. Mas igrejas e sociedade precisam urgentemente de pastores espirituais.

“O chamado para o ministério é, primeiramente, um chamado à espiritualidade. A espiritualidade é pessoal. Ela precisa ter uma dimensão particular an­tes que possa exercer influência pública. É uma res­posta à iniciativa divina; não somente algo que ini­ciamos em nós e por nós mesmos.

“Nenhuma potência do inferno pode adulterar a alma do ministro genuinamente espiritual,
que se refugia na doce in­timidade com o Cristo da cruz e do sepulcro vazio.

“Que Deus derrame sobre você, através da Palavra, aquela espiritualidade que só Ele pode dar à vida e ao ministério de um pastor totalmente consagrado à sua missão.”

— José Sílvio Ferreira.

Secretário ministerial da União Este-Brasileira

“Pastor – essa é a divisa preconi­zada pelo próprio título; ho­mem de fé, de amor iluminado, que leva aos corações cansados o bálsamo do calvário. O pastor é um líder-servo que vive um cha­ mado e tem uma missão. Ele pre­ cisa diariamente ‘descer para a grandeza’, ou, como disse Jesus, ‘porque aquele que entre vós for o menor de todos, esse é que é grande’ (Luc. 9:48).

“Seu ministério só pode ter dois símbolos: ‘a cruz, sinal de submissão, e a toalha, sinal de ser­viço.’ O sentido e o propósito de sua existência dependem de sua relação com Deus. Você, pastor, é chamado para viver o plano divi­no cada dia. As palavras mais im­portantes para um pastor são es­tas: missão e colaboração. E as menos importantes são: posição e competição.

“O pastor entende que, no rei­ no de Deus, fama não é o alvo. Pois o seu ministério ‘não é a me­dida da vontade própria, mas sim da auto-entrega’.”

— Jair Garcia Góis

Secretário ministerial da União Nordeste-Brasileira

Lembrar o Dia do Pastor é algo muito significativo e
que cria uma profunda impressão na mente daquele que
está seriamente comprometido com a obra de Deus. Alegra-nos que

sejamos especialmente lembrados uma vez por ano. Há momentos em que, aparentemente, ninguém reconhece o trabalho realizado, a dedicação empenhada em favor da Igreja. E nos sentimos sós.

“Precisamente quando temos tais sentimentos de solidão e desâni­ mo é que devemos meditar em nossa vida e nosso trabalho para Deus. Devemos aproximar-nos mais dEle em busca de poder. Disse o após- tolo: ‘Acautelai-vos, para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão.’

Não pode haver maior privilégio do que
ser um pastor escolhido por Deus. Desejo
a você, pastor, as mais ricas bênçãos no desem­ penho de sua sagrada missão como ministro do evangelho. Tenho a certeza de que você foi es­ colhido de maneira especial; quem sabe, como Jeremias que foi chamado antes de nascer: ‘An­ tes que Eu te formasse no ventre materno, Eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações’
(Jer. 1:5).”

José Sílvio Ferreira.

Secretário ministerial da União Este-Brasileira

“Não arrefeçamos nossas forças; não nos deixemos esmorecer por causa da difí­cil tarefa; não descuidemos nossa voca­ção. ‘Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tomando-vos mo­delos do rebanho’ (I Ped. 5:2 e 3).

“Desejamos a todos um feliz Dia do Pastor. Que Deus os abençoe a às respec­tivas famílias.”

— Carlos Sanchez Ruiz

Secretário ministerial da União Chilena

Por ocasião do Dia do Pastor, quero manifestar meu reconhecimento à pessoa do pastor adventista. É um homem lutador, que leva avante uma tarefa enobrecedora, promovendo a paz, o amor e a amizade cristã. Busca sempre o equilíbrio entre família e Igreja, pondo Cristo em primeiro lugar.

“As palavras são frágeis para expressar a gratidão por tudo que você, pastor, tem feito em favor do rebanho do Senhor. Jamais se esqueça de espelhar-se no Supremo Pastor Jesus Cristo. É dEle que vem a força para superar as fraquezas, motivação para os momentos de desânimo; esperança, quando tudo parece perdido.

— Arlindo Guedes

Secretário ministerial da União Sul-Brasileira

“O Dia do Pastor é nosso dia. E porventura existe um dia que não seja nosso? Existe um dia em nossa vida no qual podemos dizer que estamos livres de nosso chamado e investidura? Homem e pastor, esposo e pastor, pai e pastor, amigo e pastor, conselheiro e pastor, administrador e pastor. A lista é interminável. E em cada uma dessas identificações conjuga- se um extraordinário milagre de Deus, pois, sendo seres humanos, débeis e falíveis, temos o compromisso de unir as mãos do homem com as de Deus.”

“Que privilégio o nosso! Que sagrada responsabilidade! Muito obrigado, queridos pastores e amigos, por tanto esforço, dedicação e amor à causa de Deus. Desejo que Seu Espírito nos encha de poder para conduzir milhares de homens, mulheres, jovens e crianças aos pés do nosso Senhor. Feliz Dia do Pastor.”

— Roberto Pinto

Secretário ministerial da União Austral

O Dia do Pastor é apenas um dia no calendário eclesiástico. Porém todos os dias lhe pertencem. A verdadeira homenagem não deveria ser apenas uma vez por ano, mas todos os dias.

“Ser pastor significa colocar o rebanho sob seus cuidados diante do Senhor, alimentar, tratar, visi­tar, proteger, abrigar, conduzi-lo às verdejantes pastagens e às águas tranqüilas.

“Um dia, você se colocou nas mãos de Deus. E cada manhã renova esse voto de fidelidade. Os Céus contemplam com alegria o verdadeiro pastor que trabalha segundo o coração de Deus.

“Que nesta ocasião especial, você receba da Igreja todo cari­nho e amor.”

— Mário Valente

Secretário ministerial da União Central-Brasileira

Em um mundo onde líderes e religião institucional sofrem os mais diversos ataques, o pastor deve falar e agir em nome de Deus. E, muitas vezes, ele se queda angustiado por não saber como interpretar as atitudes de Deus para com Suas ovelhas. Há também a obrigação de demonstrar harmonia entre o que prega e o modo co-mo vive. É uma realidade assustadora, porque nenhum de nós é suficientemente apto para a tarefa, nem digno da confiança que nos foi outorgada.

“Mas o pastor experimenta a glória do ministério, que está entretida com a conquista e conservação das pessoas na igreja. Essa glória é percebida ao pregar às congregações, momento em que ele intercede pelos pecadores e os leva aos pés da cruz. É um privilégio permanecermos entre Deus e o povo. ‘Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós’ (II Cor. 4:7).

“Glória a Deus, pois, em vasos de barro, somos tidos como tesouros do Senhor, guardados como herança de Sua glória.”

— Rafael L. Monteiro

Secretário ministerial a União Norte-Brasileira