Disse Jesus quando andou entre os homens: “Convém que Eu faça as obras dAquele que Me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.” S. João 9:4 e 5.

A responsabilidade de ser portador de luz, a brevidade do dia e a aproximação da noite deram urgência ao ministério do Senhor Jesus. Nesse texto Cristo deu-nos a certeza de que existe uma obra de salvação a ser concluída na Terra. Êle levou sôbre Si os pecados do mundo todo, e solicita que Sua igreja comunique as alvissareiras novas a tôda nação, tribo, língua e povo.

A humanidade tôda precisa saber prontamente que Cristo morreu por êles. Somos a luz do mundo, mas nossa obra não está terminada, e as sombras da noite se aproximam ao nosso redor. A compreensão desta realidade confere urgência à organização adventista em sua totalidade, e desperta nôvo senso de responsabilidade no coração de cada membro e ganhador de almas.

Deus conferiu a esta igreja uma mensagem para o momento atual, uma advertência a respeito da hora do juízo, e o mundo está-se preparando agora para receber esta mensagem. As nações se mostram ansiosas de conhecer o que Deus pretende realizar.

“Na África pagã, nas terras católicas da Europa e da América do Sul, na China, na Índia, nas ilhas do mar e em todos os escuros recantos da Terra, Deus tem em reserva um firmamento de escolhidos que brilharão em meio às trevas, revelando claramente a um mundo apóstata o poder transformador da obediência a Sua lei. Mesmo agora êles estão aparecendo em tôda nação, entre tôda língua e povo; e na hora da mais profunda apostasia, quando o supremo esfôrço de Satanás fôr feito no sentido de que ‘todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos’ (Apoc. 13:16), recebam, sob pena de morte, o sinal de submissão a um falso dia de repouso, êsses fiéis, ‘irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e perversa,’ resplandecerão ‘como astros no mundo’ (Fil. 2:15). Quanto mais escura a noite, com maior brilho êles refulgirão.” — Profetas e Reis, págs. 188 e 189.

Um firmamento de escolhidos prepara-se para ingressar na igreja, na América do Sul. Mesmo agora êles estão surgindo em cada nação; autêntico reavivamento de poder pentecostal apodera-se do povo de Deus, e está sendo manifestado um espírito de sacrifício entre nossos obreiros e membros. O Espírito do Senhor está movendo o coração de homens e mulheres sinceros, levando-os a obedecer à verdade, e milhões acham-se sedentos de conhecer a Palavra de Deus.

Jamais o povo do Senhor desfrutou tanta liberdade para pregar, publicar e construir. Esta é a hora mais gloriosa da igreja, mas é um tempo que deve trazer grande solicitude ao coração dos filhos de Deus. Precisamos sentir “preocupação espiritual.” Quando reconhecermos que chegamos aos portais da Cidade Santa, que o Sol está baixando no horizonte e que a obra ainda não foi concluída, nosso coração arderá dentro de nós, fazendo com que nos unamos sem tardar e completemos a tarefa inacabada.

Estamos agora nos aproximando de um tempo de grande urgência espiritual na igreja. É necessário haver urgência porque a obra está inacabada. É preciso haver solicitude espiritual porque logo teremos de entrar no lar eterno, e o dia na Terra está quase terminado. Há necessidade agora de mais oração. Sentimo-nos insuficientes sem mais abundante poder:

“Precisamos orar mais e com fé. É preciso não orarmos e depois nos afastarmos depressa, como atemorizados de receber uma resposta. Deus não escarnecerá de nós. Responderá, se velarmos em oração, se crermos que receberemos as coisas que pedimos, se nos mantivermos crendo e se nunca perdermos a paciência em crer. Isto é velar em oração. Guardamos a oração da fé em expectação e esperança. Devemos curá-la com certeza e não sermos incrédulos, mas crentes. A fervente oração do justo jamais se perde. Talvez a resposta não venha segundo a esperávamos, mas virá, porque a Palavra de Deus está empenhada.” — Nossa Alta Vocação, pág. 132.

Durante os anos passados, milhares de membros e obreiros na América do Sul se detiveram para a “oração do meio-dia,” suplicando que Deus abençoasse a grande cruzada de conquista de almas que se estende através de todo o continente. Não quereis unir-vos conosco ao meio-dia, onde quer que estiverdes, e pedir ao Senhor poder para obter vitória e para ganhar preciosas almas?

“Se os cristãos agissem de comum acôrdo, avançando como um só homem, sob a direção de um único Poder, para a realização de um só escopo, êles abalariam o mundo.” — Serviço Cristão, pág. 75.

“Convém que Eu faça as obras dAquele que Me enviou” era a principal preocupação de Jesus. Cada dia deve conduzir-nos mais perto da conclusão da obra. Quando a igreja está em atividade existe crescimento espiritual e são fortalecidas tôdas as faculdades cristãs. Ajude-mo-nos uns aos outros a encontrar a obra que nos foi designada na igreja. Todo esfôrço redundará em guiar alguém para Cristo. O programa “A Bíblia Fala” oferece boas oportunidades de transmitir a verdade a vizinhos e amigos.

“Pode-se fazer grande trabalho apresentando ao povo a Bíblia tal como ela reza. Levai a Palavra de Deus à porta de todo homem, insisti em suas positivas declarações diante da consciência de todo homem.” — Testemunhos Seletos, Vol. 2, pág. 129.

“Se fracassardes noventa e nove vêzes em cada cem, mas fordes bem sucedidos em salvar da ruína uma única alma, realizastes um nobre feito pela causa do Mestre.” — Serviço Cristão, pág. 101.

“O qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em tôda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo.” Col. 1:28.

O maior repto de urgência no mundo acha-se agora diante do povo de Deus na América do Sul. Nossa Divisão é um dos campos mundiais que tem ocupado a dianteira em desenvolvimento evangelístico e progresso denominacional. O rápido crescimento da igreja é nada menos do que um milagre divino. Durante o ano passado o Senhor manifestou Seu amor através da conversão de milhares de almas. Muitos obreiros, em diversos setores da Divisão, relatam que notável derramamento do Espírito de Deus acompanhou seu ministério. Igrejas, salões e tendas foram superlotados por milhares de pessoas que vinham ouvir a Palavra do Senhor. Nalgumas Associações e Missões não há ministros suficientes para batizar os que estão preparados para entrar na igreja. Indubitàvelmente, êste é um tempo de reavivamento, de urgência e de oportunidade para maior dedicação e esquadrinhamento do coração.

No corrente ano, os alvos batismais sugeridos pela Divisão atingem 44.000. Isto representa uns 120 batismos por dia na América do Sul, e corresponde a uma igreja de 120 novos membros cada 24 horas. Que tempo de urgência e trabalho! Quão grande é a necessidade de reavivamento, reforma e sacrifício!

Supliquemos fervorosamente a bênção do Senhor para concluir a obra enquanto é dia. “A noite vem, quando ninguém pode trabalhar.”