“Mas, a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no Seu nome.” S. João 1:12.

Comunicar-se com outros para Deus é uma tremenda responsabilidade. Quer pregando ou ensinando, o obreiro cristão enfrenta pessoas para quem a vida é uma grande, desafiante e às vêzes ameaçadora perspectiva. A mera apresentação de fatos relacionados com a verdade não será suficiente. A verdade tem de ser transmitida dentro do contexto da mensagem atinente à necessidade e à existência dos ouvintes. A pertinência é o verdadeiro prendedor da atenção. Isto não sòmente requer a compreensão das necessidades dos ouvintes e da mensagem que corresponde a essas necessidades, mas também a posse do poder que faz a mensagem chegar até o indivíduo.

Necessário Haver Poder de Fora

Mais do que qualquer outra coisa, o pregador e professor tem a responsabilidade de ajudar as pessoas a encarar a vida sob o ponto de vista divino, e considerar a Cristo como a solução para os problemas pessoais. Empreender semelhante tarefa não é fácil. Logo que se defronte com o problema, o obreiro cristão sente necessidade dum poder exterior. A experiência ensina que êste poder é disponível a todos os que se submetem a sua direção.

Aquêle que prega ou ensina o evangelho de Cristo põe-se em eficaz relação para com Deus. O Senhor é quem prega e ensina, o obreiro é a voz, a mente e o coração usados por Deus. Isto é uma verdade prática que sempre devemos reconhecer.

Não somos chamados para inculcar a verdade sôbre os ouvintes nem para impor-lhes a ação correta. Nosso dever é expor de modo sensato e afável o que Deus declara em Sua Palavra, relacionando-o com a vida. Sob tôdas as circunstâncias, compete aos obreiros cristãos tornar compreensível a fé cristã segundo é enunciada nas Escrituras, e não alguma algaravia mitificada que se coloca em oposição a tudo que os profetas e apóstolos disseram.

Sòmente o Poder de Deus

O Espírito de Deus e a Palavra são inseparáveis. Um completa o outro. Quando a elocução do obreiro é dirigida por ambas essas instrumentalidades celestiais, os ouvintes são levados a fazer perguntas de importância eterna. Como ilustração, entre muitos exemplos, isso ocorreu no Pentecostes, no deserto perto de Gaza, no eirado duma casa em Jope e na prisão de Filipos. Experiências contemporâneas confirmam em profusão a verdade de que sòmente o poder de Deus pode dar vida à pregação de Sua palavra.

De maneira vigorosa e penetrante a serva do Senhor salienta o poder necessário para comunicar eficazmente a mensagem de Deus. Lemos: “A pregação da palavra não será de nenhum proveito sem a contínua presença e ajuda do Espírito Santo. Êste é o único Mestre eficaz da verdade divina. Unicamente quando a verdade chega ao coração acompanhada pelo Espírito, vivificará a consciência e transformará a vida. Uma pessoa pode ser capaz de apresentar a letra da Palavra de Deus, pode estar familiarizada com todos os seus mandamentos e promessas; mas a menos que o Espírito Santo impressione o coração com a verdade, alma alguma cairá sôbre a Rocha e se despedaçará. A mais esmerada educação, as maiores vantagens, não podem tornar uma pessoa um veículo de luz sem a cooperação do Espírito de Deus. A semeadura da semente evangélica não terá êxito algum a menos que essa semente seja vivificada pelo orvalho do Céu.” — O Desejado de Tôdas as Nações, págs. 501 e 502.

Por conseguinte, em tôdas as ocasiões precisamos confiar em Deus para alcançar os corações e os cérebros com o que dizemos. Sòmente Êle o pode fazer. As verdades que ensinamos e pregamos são verdades espirituais, que devem ser ensinadas e compreendidas espiritualmente.

Divisas ou Paixão?

Chegamos aqui em face da fonte e poder de avivamento em nossa obra — o Espírito Santo de Deus. Com bastante freqüência existe o perigo de dar demasiada ênfase à organização e ao equipamento, e olvidar a energia espiritual. É muito fácil substituir a paixão por divisas e programas, dar mais ênfase ao equipamento e ao método do que à mensagem, deixando assim pouca oportunidade para o Espírito Santo orientar nossas atividades e para executar os propósitos de Deus. Com isto não negamos a necessidade de organização, métodos e equipamento, mas todos os meios que sejam usados devem ser empregados por Deus.

O Senhor serve-Se da organização. Os administradores são necessários para correlacionar, dirigir e unificar as maneiras de proceder. O fim desejado é que Cristo seja comunicado a outros.

O Pregar é Semelhante a Delicada Intervenção Cirúrgica

Deus também pode usar o equipamento e os métodos, mas êles devem ser entregues a Êle e ser suficientemente flexíveis para ser usados. O pregar e o ensinar são semelhantes a delicada intervenção cirúrgica. Os melhores equipamentos e métodos são necessários, mas não são a parte principal. O que realmente tem valor é o cirurgião que os utiliza.

Além de tôdas essas questões de método, equipamento e organização, deve haver consciente e constante dependência para com o Espírito Santo. Sòmente Êle pode convencer do pecado, da justiça e do juízo. Sòmente Êle pode levar o pecador ao arrependimento e à fé em Jesus Cristo. Tudo que Lhe é entregue, Êle usará para produzir vidas transformadas e frutuosas que glorificarão a Cristo.

Hoje, mais do que nunca, o mundo precisa de existências assim. Êle possui tôda a religião de que necessita, bem como tôdas as fórmulas e respostas apropriadas. O mundo precisa, porém, de algumas respostas reais hoje em dia, e estas são encontradas apenas em Jesus Cristo. Se não cremos isto, faríamos bem em sair completamente da atividade de pregar e ensinar. Se o acreditamos, devemos deixar de simular e começar a tratar com realidades.

Preciso de Avivamento?

Com risco de excesso de simplificação, admitamos que se nossas igrejas, associações e instituições precisam de avivamento, necessitamos de administradores, membros de comissões, pastôres, oficiais de igreja e membros regenerados.

Em última análise, isto torna-se uma questão pessoal. Qualquer que seja minha posição, sou eu que preciso de avivamento. E para que isto se dê, tenho de voltar à cruz para obter perdão, purificação e abundância do Espírito Santo. Preciso voltar diàriamente ao lugar de oração para obter renovação espiritual e plenitude do Espírito Santo, a fim de comunicar a verdade com poder.