“Por que devo levar minha Bíblia à igreja? Não preciso fazer isso; meu pastor não a usa; apenas conta histórias”, questionam algumas pessoas. Como adventistas do sétimo dia, falamos de nós mesmos como sendo o povo da Bíblia. Será isso apenas na teoria? Infelizmente, em muitas igrejas, a Bíblia não é mais ouvida ou referida como deveria ser. Muitos pastores tentam substituí-la por sermonetes e histórias nada nutritivos. Conseqüentemente, há escassez da Palavra; fome da Palavra de Deus.

Como pode essa fome ser satisfeita? Um caminho é voltar a ler a Bíblia de modo significativo, claro e apelativo, como parte da liturgia. Para isso, existem técnicas fáceis de serem aprendidas, ensinadas e praticadas.

Ninguém precisa ler as Escrituras como um ator, com ênfase dramática e dicção espetacular. Na verdade, esse tipo de leitura chama atenção para o leitor, impedindo o Espírito Santo de trabalhar nos corações. Deveriamos evitar um estilo de voz usualmente identificado como formal, afetado e sem emoção. É preciso que desapareçamos, de modo que a Palavra de Deus seja ouvida tão diretamente quanto possível. Importa que aceitemos e sintamos profundamente o que estamos lendo.

Preparação

Comunicar a mensagem bíblica através da leitura em voz alta requer o mesmo preparo de um sermão expositivo. O leitor precisa conhecer bem o texto a fim de que possa partilhar seu significado através de pausas e ênfases, especialmente aqueles que derivam do efeito que a passagem causa ou causou à pessoa que está lendo. Aqui estão cinco itens que devem ser considerados na preparação para a leitura pública das Escrituras:

  • Ore, para que o Espírito Santo ilumine a palavra, guie sua própria com-preensão na verdade, ajude-o a compreender o significado e a mensagem do texto.
  • Leia a passagem repetidas vezes, até compreendê-la o máximo possível. Certifique-se de que compreende o contexto e os antecedentes básicos do texto.
  • Identifique as dificuldades na passagem. Note o que pode estar confuso e difícil de ler, e prepare-se com isso em mente. Oração e repetição ajudam a clarear o que a princípio parece nebuloso.
  • Compare sua compreensão do texto bíblico com o parecer de um ou dois comentários.
  • Interprete o texto. Estude maneiras de comunicar seu significado simples-mente pela maneira como você o lê.

Leitura significativa

Há dois elementos fundamentais na leitura com significado. O primeiro é a ênfase, ou seja, acentuação de palavras ou frases importantes. Algumas vezes, elas podem ser termos-chaves como substantivos ou verbos. Noutras, podem ser pronomes ou conjunções, tais como “e” ou “mas”. As palavras realçadas podem esclarecer dúvidas entre os ouvintes.

O segundo elemento é a pausa. Quase sempre existem palavras e frases na Bíblia, tão importantes que os ouvintes necessitam de tempo extra para processá-las. O leitor precisa descobrir onde a pausa é necessária. Vírgulas, dois pontos e ponto e vírgula indicam pausas de diferentes alcances. Essas pontuações freqüentemente indicam onde a pausa pode ser efetiva.

Talvez seja uma boa idéia focotopiar o texto que você vai ler, e então marcar as partes que deseja enfatizar ou nas quais pretende fazer pausas, com cores diferentes.

Leitura cadenciada

Mesmo que você seja convidado a fazer uma leitura pública das Escrituras, e não tenha tido tempo de se preparar devidamente, há uma coisa muito importante que pode tornar a Palavra de Deus viva e eficaz na mente dos ouvintes: a cadência em sua leitura.

Nossa tendência é ler a Bíblia muito rapidamente. Certa vez, realizei um treinamento pessoal de tempo para leitura de alguns capítulos da Bíblia como João 18, Isaías 53 e I Coríntios 7. Primeiramente, tentei fazer a leitura na velocidade em que geralmente lemos em voz alta. Nessa velocidade, consegui ler entre 160 e 184 palavras por minuto. Então repeti a leitura, dessa vez a uma velocidade calculada para fazer aumentar a compreensão, colocando pausas nos lugares apropriados. Nessa vez, li de 102 a 125 palavras por minuto. A velocidade mais baixa aconteceu quando li a poesia de Isaías.

Tudo isso pode parecer até simplório, mas pode também fazer a diferença na captação ou não da mensagem bíblica em todo o seu significado e im-portância para o ouvinte adorador. Um pastor precisa tirar o máximo proveito de sua habilidade para tornar expressiva e impressiva a mensagem divina no coração e na mente dos seus ouvintes. Ademais, esse não é um trabalho mais exigente do que preparar um sermão. Nele residem a genuína bênção e a verdadeira obra do Espírito Santo. A maneira como você lê a Bíblia em público comunica, ou não, poder, convicção e encorajamento para a sua congregação.