Toda vez que vou à biblioteca da cidade, volto ao mesmo tempo entusiasmado e confuso. Entusiasmado, pelos relevantes serviços que ela presta; confuso, pela raridade com que a utilizo.
Tem você utilizado os serviços de seu secretário ministerial ultimamente? O que realiza ele que realmente faz a diferença para você? Ou você o trata como a biblioteca — é bom tê-lo nas imediações, embora seja raramente utilizado?
Em 1988 foi convocado em Washington, D.C., o primeiro concilio de nossa história, realizado pelos secretários ministeriais de Divisões. O presidente da Associação Geral e os presidentes de Divisões discutiam muitas vezes conosco ao fazermos a pergunta: “Que estão fazendo os secretários ministeriais — e o que deveriam fazer?”
Não é propósito desta coluna fazer a promoção da Associação Ministerial. Por outro lado, pode ser do seu interesse que eu enumere alguns dos serviços que você tem o direito de esperar de seu secretário ministerial:
- 1. Uma visita pessoal. O secretário ministerial local não precisaria passar grande parte do seu tempo no escritório. Muito do material destinado a seus ministros já lhe vem pronto. Em lugar de reescrever este material, deveria ele estar no campo, dando incentivo espiritual a seus ministros e treinando-os.
- 2. Um ouvido atento. Os pastores e respectivas esposas sentem muitas vezes que nenhuma ajuda lhes é prestada quando se tornam frustrados no ministério. Seria você capaz de ir ao seu secretário ministerial e falar francamente com ele, sem temer que aquilo que você diz pode injustamente pôr em perigo seu futuro no ministério?
- 3. Um internamento que preenche suas necessidades educacionais. Seu secretário ministerial deve trabalhar com os administradores da Associação para convencê-los de que sua indicação de internamento destinava-se a treiná-lo, não apenas a preencher vagas na Associação.
- 4. Preparo no evangelismo pastoral. O secretário ministerial muitas vezes possui um forte embasamento evangelístico. Isto é bom. Quando, porém, ele põe o chapéu de secretário ministerial, torna-se primeiramente um treinador, e não simplesmente um praticador do evangelismo. Seu alvo evangelístico não deveria ser pensar em quantos ele pode batizar, mas como pode preparar seus ministros para batizarem.
- 5. Uma revista Ministério que o mantenha informado de assuntos ministeriais. Seu secretário ministerial é responsável pela chegada a suas mãos de uma assinatura complementar do Ministério ou sua adaptação em linguagem local. Este é o meio mais prático à disposição para partilhar idéias ganhadoras de almas e manter unido um ministério de âmbito mundial, do ponto de vista teológico.
- 6. Assistência em alcançar o clero não adventista. Nem todo campo pode fornecer a assinatura complementar do Ministério dada ao clero não adventista, conforme é recomendado no programa PREGAR. Não obstante, todo pastor adventista deveria ter amigos entre o clero não adventista, e seu secretário ministerial deveria ter disponível algum plano para ajudá-lo a alcançá-los.
- 7. Tornar disponíveis instrumentos ganhadores de almas. O pastor local não pode manter-se a par de todos os mais recentes e mais eficazes meios de conquistar almas. Seu secretário ministerial deve conhecer e partilhar aquilo que está disponível por meio da União e da Divisão, e de fontes várias, bem como através do Centro de Provisão Ministerial da Associação Geral.
- 8. Oportunidades de instrução contínua. Os pastores adventistas devem permanecer ativos em sua profissão. Espera-se agora que vocês alcancem em média 20 horas de instrução contínua, anualmente. A Associação mantém o registro de sua instrução contínua e o revê quando sua licença é renovada. Se você começou atrasado, seu secretário ministerial tem programas disponíveis para ajudá-lo a alcançar.
- 9. Um clube de fita. Ouvir fitas enquanto anda é um meio eficaz de manter ativo o seu ministério sem gastar tempo a mais. Seu secretário ministerial deveria tornar este serviço disponível mediante alguma espécie de clube de fita ou biblioteca de empréstimo.
- 10. Um sistema de preparo e apoio para sua esposa. O secretário ministerial que aguarda na Associação o surgimento de um grupo de pastoras, torna disponível um muito necessário grupo de amizade para sua esposa. A maioria das esposas, embora bem instruídas em outras áreas, têm recebido pouco preparo em favor do seu papel como esposas de pastor. O secretário ministerial pode ajudar a oferecer esse treinamento, preparando programas especiais para elas nas reuniões de obreiros e tornando-lhes possível continuar fazendo cursos de educação preparados pela Associação Geral.
Seu secretário ministerial não pode levar a efeito todos estes projetos, igualmente bem. Afinal, como você, ele é apenas um ser humano. Se algum desses programas está sendo omitido em sua Associação ou Missão, talvez o seu incentivo o ajude a iniciá-lo.
Floyd Bresee