O pastor tem muitos deveres que cumprir: Cuidar das finanças da igreja, promover vigorosamente as campanhas oficiais, preparar bons sermões, visitar os membros de sua igreja e cuidar do rebanho.

Por êsse motivo não lhe sobra muito tempo para visitar as pessoas não adventistas do seu distrito. Para realizar êste grande objetivo, é necessário haver colportores em cada distrito da Associação. Quando todo distrito estiver bem dotado de eficientes e dedicados colportores, poderá ser visitado cada lar do território.

Ao visitar os lares, o propósito do colportor não é sòmente vender publicações, mas também ganhar mais almas. Quando êle encontra indivíduos definidamente interessados na religião, pode dar seus nomes e outras informações ao pastor. Então o pastor e o instrutor bíblico cultivam êsse interêsse mediante estudos bíblicos. Nessa primeira visita, o colportor deveria acompanhar o pastor ou o instrutor, e apresentá-los com delicadeza e diplomacia. Em seguida êle continua o seu evangelismo de casa em casa.

Para levar a efeito êste plano, são necessários muitos colportores. Sendo que isto ajudará o pastor a ganhar mais almas, convém que êle realize tudo o que estiver ao seu alcance para recrutar mais colportores. Como poderá fazê-lo?

1. Proferindo palavras de ânimo aos colportores que já estão em seu distrito, convidando-os ocasionalmente à plataforma, mencionando de vez em quando do púlpito a importância da Colportagem, e incentivando os membros a ingressar nesta nobre obra.

2. Convidando o diretor de colportagem, uma vez ao ano, para assistir a uma reunião da comissão da igreja. Nessa reunião o pastor pode manifestar sua preocupação pela colportagem e dar ao diretor alguns minutos para explicar a grande necessidade de mais colportores.

Convém pedir então aos membros da comissão que recomendem nomes de pessoas da igreja que possam tornar-se bons colportores. Após a reunião, o pastor e o diretor podem estudar êsses nomes e juntos visitar êsses irmãos.

3. Nas reuniões de Colportagem ouve-se freqüentemente a expressão: “Lembro-me bem de quando o Pastor Fulano me cumprimentou ao sair da igreja e me convidou a ser colportor. Isso me animou a ingressar nesta obra.”

Naturalmente, o pastor conhece melhor os membros de sua igreja do que o diretor de colportagem, e pode estudar suas possibilidades e estender a alguns dêles um convite definido para entrarem na colportagem. Êste procedimento exerce verdadeiro impacto sôbre os membros e os ajuda a pensar sèriamente em ingressar neste importante ramo da obra de Deus.

4. Quando nalguma igreja são realizadas reuniões ou congressos de Colportagem, a assistência do pastor a essas reuniões animará os que decidiram ser colportores, e também realçará a dignidade e a importância desta obra perante os membros da igreja, levando-os a pensar profundamente em empenhar-se nela.

Como pode o pastor ganhar mais almas? Ajudando a recrutar mais colportores. Êstes obreiros podem visitar às pessoas não adventistas e cooperar com o pastor em descobrir interessados.

Suponhamos que o colportor encontre cada semana duas pessoas interessadas em conhecer melhor a Bíblia. Nas 50 semanas de trabalho do ano, serão 100 interessados. Suponhamos também que mediante cuidadoso e inteligente cultivo dêsse interêsse, 10% dos interessados sejam ganhos para a verdade. Isto significará 10 pessoas mais batizadas pelo pastor, cada ano. Mesmo que essa porcentagem atinja apenas 5%, ainda dará ao pastor a oportunidade de batizar cinco pessoas mais por ano.

Pastôres, nós vos convidamos a usar a singular posição que desfrutais na igreja para incentivar alguns membros a se tornarem colportores. Certamente, são os melhores membros que fazem falta para êsse trabalho. Ajudando os dirigentes do Departamento de Publicações, achá-los-eis ansiosos de cooperar convosco, para que possais aumentar o número de vossos batismos.