“E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção”. Efésios 4:30.
Seleção de citações do Espírito de Profecia sobre o tema, realizada pelo Dr. Wilson Endruveit, diretor do Departamento de Teologia do Instituto Adventista de Ensino.
- 1. Divertimentos que são Impróprios. “Mais que qualquer outra coisa,
estão os divertimentos contribuindo para anular a operação do Espírito Santo, e o Senhor é ofendido”. — Conselhos aos Professores, p. 253.
- 2. Cristãos que não são Sinceros de Coração e não Vivem a Verdade.
“O Espírito de Deus está agravado porque muitos não têm a vida e o coração retos; sua professa fé não se harmoniza com suas obras”. — Test. Seletos, vol. 1, p. 494.
- 3. Cobiça.
“Depois, Ananias e Safira ofenderam o Espírito Santo cedendo a sentimentos de cobiça. … O mesmo pecado foi muitas vezes repetido na história posterior da igreja, e é cometido por muitos em nosso tempo. Mas embora possa não manifestar-se visivelmente o desagrado de Deus, não é menos desprezível à Sua vista agora do que o foi no tempo dos apóstolos”. — Atos dos Apóstolos, pp. 72 e 76.
- 4. Duvidando do Amor de Deus e Desconfiando de Suas Promessas.
“Quando nos inclinamos a duvidar do amor de Deus, a desconfiar de Suas promessas, nós O desonramos e ofendemos a Seu Santo Espírito”. — Cami-nho a Cristo, p. 118.
- 5. Não Controlar a Imaginação.
“Tendes força de vontade e deveis usá-la para vosso auxílio. Não tendes feito isto, mas deixais a vossa má imaginação controlar a mente. Nisto tendes entristecido o Espírito de Deus”. — Testimonies, vol. 5, p. 310.
- 6. Temor.
“Fazem eles bem em ser assim incrédulos? Jesus é seu amigo. Todo o Céu se acha empenhado em seu bem-estar, e seu temor e queixas ofendem o Espírito Santo”. — Obreiros Evangélicos, p. 261.
- 7. Indolência.
“Quando a ignomínia da indolência e preguiça tiver sido afastada da igreja, o Espírito do Senhor Se manifestará graciosamente. Revelar-se-á o poder divino. A igreja verá a providencial operação do Senhor dos Exércitos. A luz da verdade brilhará em raios claros, fortes, e, como no tempo dos apóstolos, muitas almas volverão do erro para a verdade. A Terra será iluminada com a glória do Senhor”. — Test. Seletos, vol. 3, p. 308.
- 8. Indulgentes com o Egoísmo — Amantes de si Mesmos.
“O Espírito de Deus não habitará onde há desunião e contendas entre os crentes. Mesmo quando estes sentimentos não são expressos, eles tomam posse do coração e expulsam a paz e o amor que deviam caracterizar a igreja cristã. Isto é resultado do egoísmo no seu mais amplo sentido. … A indulgência com o egoísmo certamente entristecerá o Espírito Santo”. — Testimonies, vol. 4, p. 221.
- 9. Falta de Cooperação Entre Obreiros de Instituições.
“Estas coisas entristecem o Espírito Santo. Deus deseja que aprendamos uns dos outros. Independência não santificada coloca-nos onde Ele não pode trabalhar conosco. Com tal estado de coisas Satanás muito se agrada”. — Testimonies, vol. 7, p. 197.
- 10. Relaxamento na Observância do Sábado.
Quando julga que suas circunstâncias temporais requerem atenção, o irmão transgride sem compunção o quarto mandamento. O irmão toma a guarda da lei de Deus uma questão de conveniência, obedecendo ou desobedecendo, segundo o indicam suas ocupações ou inclinações. Isto não é honrar o sábado como uma instituição sagrada. O irmão ofende o Espírito de Deus e desonra seu Redentor, seguindo esse procedimento descuidado”. — Test. Seletos, vol. 1, p. 495.
- 11. Dureza de Coração.
“Enquanto estava ao lado da cama de meu esposo moribundo, compreendi que se outros tivessem levado suas cargas, ele poderia ter vivido por mais tempo. Implorei então, com agonia de alma, que aqueles que estavam presentes não mais entristecessem o Espírito de Deus pela dureza de coração”. — Testimonies, vol. 5, p. 67.
- 12. Casamento dos Filhos de Deus com os Infiéis.
“Ligar-se a um descrente é colocar-se no terreno de Satanás. O Espírito de Deus é entristecido e perde-se Sua proteção”. — Testimonies, vol. 5, pp. 364 e 365.
- 13. Espírito de Represália.
“Se surgem provações que parecem inexplicáveis, não devemos permitir que nossa paz nos seja roubada. Conquanto sejamos tratados injustamente, não demonstremos paixão. Alimentando o espírito de represália, prejudicamo-nos a nós mesmos. Destruímos nossa confiança em Deus e entristecemos o Espírito Santo”. — Parábolas de Jesus, pp. 171 e 172.
- 14. Rivalidade Entre as Instituições Adventistas.
“Não deve haver rivalidade entre as nossas instituições. Se este espírito é tolerado, ele irá crescer e fortalecer-se, e eliminará o espírito missionário. Isto entristecerá o Espírito de Deus e banirá da instituição os anjos ministradores enviados para serem coobreiros daqueles que nutrem a graça de Deus”. — Testimonies, vol. 7, pp. 173 e 174.
- 15. Observações Severas e Sarcásticas.
- “Quando o Salvador em nós habita, as palavras O revelam. Mas o Espírito Santo não habita no coração daquele que se impacienta quando os outros não concordam com suas idéias e planos. Dos lábios de tal homem saem palavras fulminantes, que afugentam o Espírito e desenvolvem atributos satânicos, em vez de divinos”. — Mordomia e Prosperidade, p. 115.
‘“Muitos ministros que agora pregam o erro hão de pregar a verdade para este tempo’”.
“Não deve haver rivalidade entre as nossas instituições. Se este espírito é tolerado, ele irá crescer e fortalecer-se, e eliminará o espírito missionário. Isto entristecerá o Espírito de Deus e banirá da instituição os anjos ministradores enviados para serem coobreiros daqueles que nutrem a graça de Deus”. — Test., vol. 7, pp. 173 e 174.