Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras
e glorifiquem a vosso Pai que está nos Céus”

Pensando na atividade pastoral, quase poderiamos parafrasear o poeta que declarou: “Ser mãe é desdobrar fibra por fibra o coração…”, e dizer também que “ser pastor é usufruir passo a passo a bênção de testemunhar a alegria de pessoas entregando suas vidas a Deus; experimentar a satisfação de poder ajudar; sentir o abraço sempre carinhoso, quando algum membro diz: ‘muito obrigado pela mensagem que encheu de gozo o meu coração.’ Mas também ser pastor é chorar, é sofrer por pessoas que se afastam do caminho do Senhor.”

Enquanto lia um livro, encontrei a se-guinte descrição de um pastor evangéli-co: “Os instrumentos por meio dos quais Deus opera na Igreja são seres humanos, especialmente pastores. Se nossos corações e mentes não estiverem adequadamente transformados, seremos como músicos tocando instrumentos desafinados, ou como engenheiros trabalhando com computadores quebrados ou mal programados. A afinação do coração é essencial para o fluir da graça.” – Richard Grove.

Brilho visível

A obra pastoral requer de todos, e em todos os níveis, dedicação e consagração totais à causa da pregação do evangelho. Nossos pastores são receptáculos no mundo. Necessitam cada dia do poder do Espírito Santo para levar adiante a tarefa de evangelização. A propósito disso, lemos, no livro Atos dos Apóstolos, à página 328: “A conversão dos pecadores e sua santificação por meio da verdade é a mais forte prova, para um pastor, de que Deus o chamou para o ministério. A evidência de seu apostolado está escrita no coração desses conversos, e é testemunhada por sua vida renovada. Cristo, a esperança da glória é neles formado. Um pastor é grandemente fortalecido por esses sinais de seu ministério.”

Caro pastor, tremenda é a sua responsabilidade nestes dias que antecedem o retorno de Jesus. Por isso, Ele diz a você e a todos os que proclamam a esperança da salvação: “Vós sois a luz do mundo. … Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos Céus” (Mat. 5:14-16). Não há outro meio de cumprir essa tarefa, à parte da dependência de Deus. E o pastor deve ter muito claro em sua mente que é Deus o autor e Consumador de toda realização e conquista do seu ministério.

De acordo com o que está escrito no livro Benefícios que Somente Pastores Usufruem, à página 143, “como pastores, às vezes nos esquecemos de falar a favor de nossa especialidade e de dizer às pessoas a quem servimos que Deus é quem produz força, resistência e realização naqueles que levam a sério a boa forma espiritual”. Que tal realidade ja-mais seja olvidada por você, pastor.

Luz no caminho

Anos atrás, uma senhora chegou a uma pequena cidade, numa noite escura. Indagou onde ficava a casa de uma pessoa amiga, mas soube que distava mais de quatro quilômetros do local onde se encontrava. Ela não conseguiu ninguém que a levasse até lá e decidiu ir a pé. Porém, uma pessoa resolveu ajudar e informou:

“Se a senhora for depressa, poderá aproveitar a companhia do médico. Ele vai à casa de seus amigos e saiu há pouco. Ele leva consigo uma lanterna.”

A senhora se alegrou ao ouvir a informação, e pôs-se a caminho procurando ver a luz da lanterna. Caminhou o mais depressa que pôde, na escuridão, tropeçando, mas não viu luz nenhuma. Finalmente, depois de uma caminhada bem cansativa, divisou à distância a luz de uma casa. Ali chegando, verificou ser justamente o local onde moravam seus amigos. E encontrou o médico que havia chegado apenas alguns minutos antes dela.

“Esforcei-me tanto por alcançar o senhor”, disse ela. “Disseram-me que levava uma lanterna, mas não enxerguei a luz.”

O médico então respondeu: “Na verdade, tenho uma lanterna. Mas conheço tão bem o caminho que não a acendi.”

Pastor, existem muitas pessoas esperando que você ilumine o caminho que elas necessitam trilhar. Pelo bem dessas pessoas, não apague a sua luz, embora você conheça muito bem a estrada.

Reconhecemos que sua tarefa é árdua e, às vezes, muito espinhosa. Mas tenha a certeza de que o Supremo Pastor está ao seu lado, dando-lhe forças para prosseguir, com alegria, no cumprimento da missão de conduzir pecadores aos pés da cruz de Cristo. No Dia do Pastor, estaremos orando por você e por sua família, suplicando a Deus que enriqueça o seu ministério e que lhe proporcione uma experiência agradável e positiva, na realização das tarefas em favor dos que ainda perecem desprovidos de fé e sem esperança de salvação.

Que “o Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti”.