No domingo 4 de março de 1962, teve lugar o último dos quatro batismos, precisamente antes que o pastor Salim Japas, que dirigiu esta campanha, regressasse a Buenos Aires. Um total de 81 almas foram incorporadas à igreja de Valdívia nestes últimos cinco meses. A campanha iniciou-se a 7 de outubro de 1961, aproveitando a inauguração do novo templo, construído à avenida mais importante da cidade. Neste primeiro ato estiveram presentes as principais autoridades municipais e da província, como também um público distinto e numeroso. A Rádio Baqueano transmitiu a inauguração e a primeira conferência proferida pelo pastor Japas sobre o tema: O Segredo da Felicidade.
Milhares de pessoas ouviram em seus lares a irradiação e quem sabe, pela primeira vez em sua vida, ouviram a palavra “adventista”. À guisa de informação e para animar meus companheiros no ministério, apresentarei esquematicamente, os passos técnicos seguidos. Com a bênção de Deus, o método empregado permitiu alcançar muitas almas com a mensagem. Temos a consciência de que as 81 pessoas agregadas nas fileiras da verdade assinalam o começo de uma colheita muito mais abundante num futuro próximo. Nosso alvo pretende alcançar 200 almas até 31 de dezembro deste ano. Pois bem, foram dados os seguintes passos:
A. — A equipe evangelística se constituiu do pastor Salim Japas, evangelista, e dos irmãos A. Gutiérrez, G. Velásquez, Brunilda Grimal e o autor destas linhas, instrutores bíblicos. Ao publicar-se estes informes, a equipe estará reduzida a três obreiros.
B. — Os trabalhos anteriores ao ciclo das conferências constituíram-se em:
- Relações públicas com as autoridades civis, religiosas e especialmente jornalísticas.
Isto nos facilitou sobremodo a tarefa, visto como único jornal diário local publicou gratuitamente 560 centímetros coluna de crônicas, e as radioemissoras locais — quatro ao todo — nos obsequiaram com 35 horas completas de transmissão das conferências, dos números do coral, etc.
- Pesquisa Bigral (Associação Chilena de Bemestar Integral), que nos permitiu localizar apreciável quantidade de pessoas com inquietações religiosas.
C. — A pregação do púlpito teve o seguinte roteiro:
- Seis conferências introdutórias, preparadas com o objetivo de ganhar o favor do público, quebrar preconceitos e prestigiar nossa organização.
- Três conferências antecedentes aos temas bíblicos, cujos títulos foram:
Introdução ao Livro de Apocalipse
Introdução ao Livro de Daniel
Introdução Geral das Escrituras
- Finalmente proferiram-se as conferências que constituíram autêntico curso bíblico de 16 lições sobre o tema geral “As Profecias Descerram o Véu do Futuro”. Inscreveram-se 600 alunos, dos quais 132 assistiram a 80% das aulas e aos quais se conferiu certificado de frequência.
D. —Curso de recapitulação, realizado na ausência do pastor Japas. O irmão Gilberto Velasquez e o que esta subscreve continuaram com um curso bíblico da recapitulação de 15 lições, três vezes por semana, como se fizera no transcurso das reuniões anteriores. Para surpresa nossa, a proporção de frequência do público foi praticamente a mesma. A mensagem os havia conquistado. Conseguiu-se transferir, com inteiro êxito, o afeto pelo orador ao afeto pela mensagem.
E. — Foram proferidas mais quatro conferências introdutórias destinadas a captar o interesse dos elementos que vieram posteriormente. Estas estiveram a cargo do pastor Japas. Iniciou-se imediatamente o segundo curso bíblico complementar de 12 lições. Anotaram-se 440 pessoas das quais 137 compareceram a um mínimo de 9 aulas, e às quais se entregou o respectivo certificado.
F. — Miscelânea. Graças a Deus contamos com a ajuda dos corais de Temuco e Concepción e do quarteto desta última cidade. Igualmente contamos com visitas esporádicas de obreiros da Divisão, da União e da Associação, que significaram grande contribuição para a edificação dos novos crentes.
São lisongeiras as atuais perspectivas. Fez-se abundante semeadura, e esperamos que a colheita também o seja. O alvo de 200 batismos até 31 de dezembro não parece utópico.
Com esta campanha evangelística, a cidade de Valdívia que fora sacudida pelos abalos sísmicos de 1960, atualmente está madura para a sega, e nos apercebemos de que o Espírito de Deus está operando maravilhosamente nestes últimos tempos. Reconhecemos que devemos “trabalhar enquanto é dia; vem a noite quando ninguém pode trabalhar”.