“Ou, porventura, ignorais que todos os que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados na Sua morte?” Rom. 6:3.

Que significa ser batizado na morte de Cristo? A morte de Cristo é o pagamento final do pecado. “Ele (Cristo) morreu na cruz para … pagar o pecado de cada alma vivente”. — Manuscrito 61, 1903. O corpo dilacerado de Cristo na cruz satisfez plenamente aos reclamos da lei. A morte de Cristo na cruz significou uma vitória completa sobre o poder de Satanás, especialmente o poder que ele tinha sobre os homens para retê-los no pecado. Desde essa ocasião o homem obteve absoluta segurança de que podia triunfar sobre seus próprios pecados pessoais.

S. Paulo, ao expor a ideia de que somos batizados na morte de Cristo, disse também: “Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum. Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?” Rom. 6:1 e 2.

Ser batizado na morte de Cristo significa ser batizado na libertação do pecado; não somente libertação dos pecados passados, mas também libertação para não tornar a cometer esses mesmos pecados. Já não permanecemos no pecado e não continuamos sendo prisioneiros dele. A tendência natural da pessoa que é batizada em Cristo Jesus tem de ser agora completamente contrária ao pecado; seus desejos interiores têm que assemelhar-se aos desejos de Cristo, e as ações rotineiras de sua vida não são mais uma simples rotina do viver diário, e, sim, ocasiões de encontro pessoal com Cristo Jesus.

No batismo, somos “sepultados com Ele na morte…; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida” (Rom. 6:4). O batismo na morte de Jesus não significa morrer; significa viver. Cristo padeceu a morte que nós devíamos padecer, a fim de que possamos viver eternamente com Ele. O batismo na morte de Cristo significa libertação da segunda morte, que é a morte final. A primeira morte é simplesmente uma conseqüência do pecado; mas a punição do pecado é a segunda morte, no fim do milênio. Ao sermos batizados na morte de Cristo nos libertamos dessa morte final. Ficamos livres dos sofrimentos relacionados com ela. Ficamos livres de suas conseqüências eternas. Ficamos livres de tudo o que essa morte significa para a vida presente; isto é: agora mesmo desfrutamos uma nova vida em Cristo Jesus.

“Os únicos elementos que sobreviverão à destruição do último dia, são as almas que tenhamos preparado para a vinda do Senhor”.

Quem foi batizado na morte de Cristo deve levar uma nova vida, afastado do pecado e completamente entregue à vontade do Senhor.

No Batismo da Primavera do ano passado, 8.021 jovens foram batizados na morte de Cristo, iniciando uma nova vida. O referido número se distribui da seguinte maneira:

UNIÃOALVOALCANÇADO
Austral700820
Chilena400364
Este-Brasileira1.9002.127
Incaica2.0001.426
Norte-Brasileira1.000893
Sul-Brasileira3.0002.392
9.0008.021

Esta foi uma experiência maravilhosa, e esperamos que no Batismo da Primavera deste ano, 9.320 jovens experimentem essa transformação em sua vida. Este número corresponde ao alvo da Divisão Sul-Americana para o Batismo da Primavera. O referido alvo é dividido da seguinte forma:

UNIÃO ALVO
Austral740
Chilena430
Este-Brasileira1.950
Incaica2.050
Norte-Brasileira1.050
Sul-Brasileira3.100

Ninguém pode comunicar melhor a fé a um jovem que outro jovem; por isso, pastores, estimulem cada um dos jovens de suas igrejas a participarem no programa de conquista de almas que lhes permita alcançar muitos outros jovens com a mensagem, para que entrem na nova vida e sejam batizados na morte de Cristo Jesus.