O BATISMO por imersão é a proclamação pública de que foi abandonado o serviço de Satanás e se efetuou a adoção na família celestial. É importante que esta ocasião se torne bela, solene e impressionante. Isto acima de tudo é em benefício do candidato que dá o passo decisivo, dos que não tomaram ainda sua decisão e também dos que já foram batizados mas serão favorecidos por uma reconsagração.
Estudai as páginas 389 a 397 do livro Tes-temunhos Seletos, Vol. 3. O Senhor nos deu maravilhosos conselhos sôbre o assunto da realização da cerimônia batismal:
“Mais cuidadoso preparo dos que se apre-sentam candidatos ao batismo, é o que se faz mister. . . . Não se pode confiar na sua mera profissão de fé como prova de que experimentaram o contato salvador de Cristo. Importa não só dizer ‘creio’ mas também praticar a ver-dade.” — Idem, págs. 389 e 390.
“Os pais cujos filhos desejam batizar-se têm uma obra a fazer, já examinando-se a si pró-prios, já instruindo conscienciosamente os filhos. O batismo é um rito muito importante e sagrado, e importa compreender bem o seu sentido.” — Idem, pág. 391.
“Os candidatos ao batismo não têm sido tão escrupulosamente examinados em relação ao seu discipulado, quanto o deviam ser. Importa sa-ber se meramente adotam o nome de ‘adventis-tas do sétimo dia’ ou se realmente se colocaram ao lado do Senhor. . . . Antes do batismo de-vem ser-lhes feitas perguntas relativamente às suas experiências.” — Idem, pág. 393.
“As exigências do evangelho devem ser estudadas a fundo com os batizandos.” — Ibidem.
“A pessoa encarregada de ministrar o batis-mo deve esforçar-se por celebrar o ato de modo a exercer êste uma influência solene e sagrada sôbre todos os espectadores. . . . Nada deve receber um feitio vulgar ou insignificante, ou ser reduzido ao nível das coisas triviais. . . . Cada igreja deve estar provida de roupas apropriadas para o batismo, nunca considerando isto como despesa inútil. Faz parte da obediência devida ao preceito que diz: ‘Faça-se tudo de-centemente e com ordem.’ I Cor. 14:40.” — Idem, pág. 395.
“Tudo que de algum modo se relaciona com êsse rito sagrado deve revelar cuidadoso preparo. Os compromissos que assumimos no ato do batismo são assaz compreensivos. . . . Nos-sa vida deve estar vinculada à de Cristo.” — Idem, pág. 396.
“[O crente batizado] deve viver agora para o Senhor, dedicar-Lhe tôdas as faculdades de que dispõe, e não esquecer-se de que traz o sinal de Deus, de que é súdito do reino de Cristo e participante de Sua natureza divina. Cumpre-lhe entregar a Deus tudo quanto é e possui, usando todos os seus dons para glória de Seu nome.” — Ibidem.
Com a ajuda divina, dediquemos cuidadoso estudo ao preparo de nossos candidatos ao batismo. Tenhamos certeza de que estão convertidos e dando evidência disso. Convém planejar com antecipação cada pormenor da cerimônia batismal a fim de que ela seja suave, sagrada e impressiva. Não se deve realizar as partes de maneira precipitada, mas torná-las significativas e dignas de serem lembradas. As crian-ças devem ser mantidas sob controle e silenciosas para não perturbarem a solenidade da oca-sião.
Quando fazemos o que está ao nosso alcance para tornar esta cerimônia o que o Céu de-seja, os anjos estarão presentes e o Espírito Santo pairará por perto para enriquecer cada alma.