O mesmo mandamento que nos ensina a guardar o sábado como dia sagrado, também ordena que trabalhemos nos outros seis dias. Se Deus está tão interessado no uso que fazemos do santo sábado, também deseja que utilizemos mais efetivamente o restante da semana.

Muito embora a ética cristã enfatize fortemente a santidade do tempo, muitos pastores falham em organizar o tempo disponível, e, conseqüentemente, não alcançam a máxima produtividade. Se você é daqueles que se dizem sempre “muito ocupados”, as seguintes sugestões podem ajudá-lo:

Organize hoje, o amanhã

Antes de dormir, invista uns poucos minutos em planejar. Relacione cada coisa que você espera fazer amanhã. Dê prioridade ao que é realmente importante e atribua a cada tarefa um relativo grau de importância. No dia seguinte, dedique-se, primeiramente, ao item prioritário número um até que ele esteja totalmente resolvido. Somente então, passe ao próximo item. Não é importante que você resolva cada coisa da sua lista, mas que conclua a tarefa mais importante.

Tenha uma agenda

Registre seus afazeres diários em uma agenda que lhe esteja sempre à mão. Es­creva lembretes, números de telefones, endereços, apontamentos, recados e datas nessa agenda, e não em pedaços de papel. Se a informação é suficientemente importante para ser anotada, deve ser também preservada em

Calcule seu tempo

Elabore uma lista do que você faz durante três semanas, em cada segmento de 15 minutos. Ficará surpreso com dois fatos: primeiro, ao ver o tempo esbanjado; e, se-gundo, constatar o quanto pode realizar em períodos curtos. Lembre-se de que nenhum dia é típico para um pastor. Assim, não espere que sua relação reflita qualquer dia típico. Ao contrário, reconheça o desafio de fa-zer o mais efetivo uso do tempo atípico.

Planeje seu tempo

Estabeleça um plano de trabalho para a semana, no qual você divide cada dia em três partes – manhã, tarde e noite. Não esqueça de reservar algum tempo para a família e deveres pessoais. Então planeje o que pretende fazer com o restante de tempo disponível. Naturalmente surgirão emergências, mas se você falha em planejar, o plano falhará. Um planejamento assim ajudará na administração do tempo gasto em chamadas telefônicas e cartas.

Domine o telefone

Não permita que outras pessoas determinem o seu dia. É possível que elas direcionem totalmente o seu tempo, sempre que você responda a suas chamadas telefônicas. Ao permitir que elas estabeleçam a sua agenda de trabalho, você está reagindo, em lugar de agir. Se possível, consiga uma maneira de selecionar as ligações. Assim você poderá responder àquelas que realmente necessitam de uma resposta, a um só tempo, em vez de responder a cada uma delas, no momento em que o interlocutor “determina” que o faça.

Reserve um dia para correspondências

Você pode escolher agir intencionalmente; e não reagir casualmente, em relação ao volume de cartas que recebe. Nada existe que o obrigue a ir ao correio todos os dias. Determine um dia na semana quando você abrirá todas as cartas acumuladas. Tente eliminar cada trecho dispensável, enquanto as lê. Se está sendo solicitado algum relatório, providencie-o já, enquanto o assunto está “quente”. Você agirá mais rapidamente agora, do que se deixar para responder depois uma carta “fria”. Nunca datilografe uma reposta formal, se um manuscrito à margem ou ao pé da página da mesma carta for suficiente.

Aprenda a descartar

Se ainda não pode jogar fora todos os papéis, tente seguir estes quatro passos: 1) responda o que for possível, imediatamente após a leitura das cartas. 2) Coloque tudo o que não for preciso tratar imediatamente dentro de uma caixa, e guarde-a em seu escritório. Os papéis estarão sempre ali, quando necessitar deles. Quando a caixa estiver cheia, utilize uma nova caixa, e jogue fora a primeira assim que começar a encher uma terceira. Se não foi necessário utilizar nenhum item daquela caixa até agora, seguramente jamais o fará. 3) Recorte e arquive assuntos interessantes, idéias criativas que possam ser utilizadas posteriormente no preparo de sermões. 4) Descarte, mesmo, tudo o que for possível. Em alguns casos, nem precisa guardar informações cuja manutenção seja também responsabilidade de outros líderes. Você poderá obtê-las com eles, quando necessitar.

Tente fazer duas coisas simultaneamente 

Ouça fita cassete enquanto dirige. Memorize as Escrituras, durante o período em que se exercita fisicamente. Leia quando estiver viajando de ônibus, trem ou avião. Organize e selecione as coisas colocadas sobre sua mesa, enquanto fala ao telefone. Rascunhe esboços ou planos, enquanto aguarda o início de alguma reunião.

Seja pontual

Se você esperar até que todos os membros de uma comissão estejam presentes, para só então iniciá-la, eles vão se atrasar também da próxima vez. Comece as reuniões, no tempo marcado. Inclua um assunto de destaque logo no início. Assim, estará educando os membros a serem pontuais. Faça o possível para começar e terminar tudo pontualmente. Muito embora o estabelecimento de um consenso seja um objetivo útil, limite o tempo em que cada pessoa deva falar sobre um assunto em discussão. Longas observações raramente acrescentam informações úteis. Ao contrário, desperdiçam o tempo. Uma vez que os pontos principais tenham sido considerados, pergunte se alguém mais deseja acrescentar algo novo. Finalmente, conduza à tomada de uma decisão.

Roube minutos

Algumas vezes você está à mercê de algum retardatário, esperando a concretização de um encontro marcado. Tenha sempre à mão, um livro. Você ficará admirado de quão rápido pode ler um capítulo. Muitos salmos e capítulos da Bíblia podem ser lidos em poucos minutos. Não desperdice esses momentos.

Esbanje algum tempo

Planeje dar a si mesmo algum tempo de folga. Na verdade, isso não é desperdiçar tempo. Sua mente torna-se mais criativa quando você lhe permite vaguear e “voar” um pouco. Suas melhores idéias surgirão quando estiver relaxado, sem que algo o esteja empurrando para cumprir uma lista do que fazer. Freqüentes períodos de folga são essenciais para uma ótima performance.

Estabeleça expectativas razoáveis

Você jamais conseguirá realizar tudo o que imagina fazer. Portanto, não fique frustrado quando falhar. Também não se lamente por realizar menos, em relação à qualidade de tempo dedicado a Deus e à família. Na realidade, o tempo empregado com Jesus, e com a esposa, tomará mais produtivo o restante do seu tempo.