A vida é repleta de possibilidades. Temos um potencial imenso que precisa ser explorado constantemente. Podemos ir muito mais além do que imaginamos; para isso, nossa mente deve ser educada e nunca, jamais, render-se ao comodismo, à obsolescência e à irrelevância. Sempre devemos considerar que “o verdadeiro ministro de Cristo deve melhorar constantemente” (Review and Herald, 6 de abril de 1886). Mesmo que você seja um pastor experiente ou esteja próximo da jubilação, você “nunca deve pensar que aprendeu o suficiente e que agora pode relaxar seus esforços. Sua educação deve continuar por toda a vida. Todos os dias [você] deve aprender e aplicar o conhecimento adquirido” (Obreiros Evangélicos [CPB, 2024], p. 71).

Em seu livro Lifelong Learners: O Poder do Aprendizado Contínuo, Conrado Schlochauer afirma que precisamos ser “aprendizes autonômos, confiantes e apaixonados” (p. 22) e que a educação não está limitada ao início da vida nem a aspectos formais. Isso significa que, como pastores, devemos continuar aprendendo se quisermos influenciar a igreja e o mundo em que vivemos. Quem quer crescer nunca pode deixar de aprender; quando aprendemos constantemente, servimos com mais qualidade, e isso se reflete no púlpito, nos treinamentos, nos aconselhamentos, na mobilização da igreja e no alcance de diferentes classes para Cristo.

A aprendizagem na vida do pastor é essencial e sempre deve ter resultados práticos em seu ministério. Mas é necessário organizar o tempo e definir em que áreas focar a aprendizagem, especialmente nas relacionadas ao trabalho, e como estabelecer uma rotina para alcançar esses propósitos. Para que se tornem bons aprendizes e retenham o conhecimento, os pastores devem cultivar bons hábitos. Brian Tracy escreveu: “Para criar os hábitos do foco e da concentração, você precisa internalizar três qualidades fundamentais: decisão, disciplina e determinação” (Comece Pelo Mais Difícil, p. 1). Em sua rotina, tente responder a estas perguntas: Em que áreas vou investir nos próximos meses? Como vou adquirir mais conhecimento? Quantos horas vou dedicar à leitura por dia? Como irei compartilhar o conhecimento adquirido?

Você pode sonhar com uma pós-graduação, mestrado ou doutorado, mas se isso não for possível no momento, avance procurando outros meios para seu desenvolvimento. Talvez você esteja próximo de sua jubilação ou já esteja jubilado, mas lembre-se de que não há idade nem limites para seu crescimento. Considere este pensamento de Ellen White sobre o desenvolvimento pastoral: “O sol da tarde de sua vida pode ser mais intenso e produtivo do que o sol da manhã. Pode continuar a aumentar em tamanho e esplendor até se pôr atrás das montanhas ocidentais. Irmãos no ministério: é melhor, muito melhor morrer devido ao trabalho árduo em algum campo local ou estrangeiro, do que se enferrujar devido à inatividade. Não desanimem com as dificulda­des; não fiquem contentes em se acomodar e parar de estudar e melhorar” (Ministério Pastoral [CPB, 2023], p. 45). 

Lucas Alves, secretário ministerial para a Igreja Adventista na América do Sul