“Em todo o tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão”

O que realmente significa, para nós, a amizade? É possível que você ainda não tenha parado para refletir sobre a necessidade e o valor de nutrir uma amizade verdadeira. Para nosso equilíbrio emocional, tão importante como ter é ser amiga.

Quem nunca sentiu, em algum momento, a necessidade de compartilhar algo bom, que lhe proporcionou muita alegria, e logo pegou o telefone para contar a uma amiga? Ou, no caminho inverso, quem nunca foi alvo desse gesto? Certamente, há ocasiões em que você está triste, devido a algum acontecimento negativo, e deseja ter um ouvido amigo para dividir a sua dor. É muito gratificante encontrar uma amiga que esteja disposta a ouvir e com quem podemos dividir tanto as alegrias como as cargas que levamos.

Empatia

As mulheres tendem a desenvolver mais que os homens essa empatia. Uma pesquisa realizada pela revista Family Circle, envolvendo 1.500 mulheres, revelou que 60% delas, quando se sentem infelizes, preferem falar com sua melhor amiga do que com o esposo. Em parte, isso se deve ao fato de uma mulher poder entender melhor as circunstâncias da vida da outra. Estudos sobre as diferenças entre o cérebro masculino e o cérebro feminino revelam que a mulher pensa de maneira mais global, enquanto o homem pensa de modo mais racional e rápido. No entanto, diz-se que os pensadores globais são mais empáticos. Sem dúvida, é muito importante ter alguém que resolva problemas, mas existem momentos em que não é de uma resposta racional que a mulher está precisando.

Certa senhora estava passando roupa e queimou uma blusa. Olhando para o esposo, muito aborrecida, exclamou: “Olha o que aconteceu! Queimei a blusa de que tanto gosto!” Calmamente, o esposo fitou-a e disse: “Bem, o ferro está muito quente. O que você precisa fazer para que isso não aconteça mais é diminuir a temperatura dele.” Mas o que a esposa realmente queria naquele momento era receber algumas palavras de conforto. Algo como: “Ah, que pena. Não fique triste. Podemos ir a uma loja e comprar outra blusa parecida com esta.”

Algumas mulheres ficam frustradas ao descobrirem que o esposo vê as coisas dessa forma. Segundo a sócio-lingüista Débora Tannen, os homens se sobressaem nas narrativas. Dizem três vezes mais palavras em público do que em particular, pois gostam de narrar fatos. As mulheres, por sua vez, falam três vezes mais palavras em particular do que em público, sobressaindo-se no que elas chamam de conversa íntima. Gostam de trocar experiências, de conversar umas com as outras.

Quando participo de retiros espirituais femininos, percebo que nos momentos em que são formados os grupos de oração as mulheres compartilham seus pedidos e suas aflições, colocando as mãos no ombro uma da outra, como se estivessem dizendo: “Estou aqui para apoiá-la; fique tranqüila. Você agora tem uma nova amiga”; ou: “Nós continuaremos mais amigas ainda; estarei sempre orando por você.”

Conservando a amizade

Nascemos para viver em sociedade; para viver e manter um relacionamento interpessoal, quer seja na família ou em um círculo maior. Assim, é necessário termos conhecimento de alguns fatores importantes para a conservação da amizade. Veja estas dicas:

• Cumprimente as pessoas com um sorriso. Você receberá de volta a mesma alegria.

• Trate as pessoas de forma personalizada. Todo mundo gosta de ouvir o próprio nome.

• Faça com que sua amiga sinta que você a valoriza.

• Tenha sempre uma palavra sincera de elogio.

• Saiba ouvir e dê importância aos sentimentos e opiniões dela.

• Seja cordial, alegre, otimista em todas as circunstâncias.

Uma amiga sincera é uma das maiores bênçãos de Deus. Ela não aparece apenas nos momentos de festa, de alegria, nem nas horas em que você pode servi-la. Está presente sempre, especialmente quando é você quem precisa de ajuda. E lembre-se: tão importante como ter, é ser esse tipo de amiga.

Há, entretanto, um “amigo mais chegado do que um irmão” (Prov. 18:24): Jesus. Ele conhece o seu coração e sabe de todas as suas ansiedades. Tem mil maneiras de resolver cada um dos seus problemas. A respeito desse amigo, a Bíblia nos aconselha: “Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós” (II Ped. 5:7).

Meibel Mello Guedes, Coordenadora da Área Feminina da Associação Ministerial na União Sul-Brasileira