Precisamos ajudar os jovens a aprender a desfrutar da leitura da Bíblia.

A geração Z está completando 25 anos em 2022. Isso significa que a maioria dos jovens estará deixando a universidade, entrando no mercado de trabalho e pensando em se casar, se já não fizeram isso. Essa independência também se aplica à decisão de ir ou não à igreja e se comprometer com as atividades congregacionais.

Infelizmente, grande parte da juventude tem deixado de congregar entre os 15 e 20 anos. Então, os jovens que permaneceram na igreja podem ser considerados sobreviventes. Eles passaram por uma fase turbulenta e decidiram continuar em sua comunidade de fé.

No entanto, o próximo passo não é tão simples. Durante grande parte de sua fase como estudantes, eles foram pouco mais do que espectadores. De fato, há uma clara ênfase na experiência do adorador, buscando uma experiência mais emocional (daí os elementos tomados de shows seculares), e substituindo o estudo mais objetivo da Bíblia.

Como resultado, os evangélicos gradualmente têm deixado de lado as Escrituras, por considerarem que não são uma base firme para a experiência religiosa. Segundo a pesquisa The State of Theology, publicada recentemente nos Estados Unidos, os norte-americanos estão rejeitando cada vez mais a origem divina e a acuracidade da Bíblia, distanciando-se da compreensão ortodoxa de Deus e Sua Palavra ano após ano. Mais da metade da amostra (53%) acredita que as Escrituras “não são literalmente verdadeiras”, contra 41% de quando a pesquisa bianual começou, em 2014.

Esse analfabetismo bíblico representa um tremendo desafio para as igrejas locais e seus pastores, uma vez que qualquer outra coisa que tome o lugar da Bíblia na experiência cristã pode levar a juventude a se desviar do que Deus almeja para ela.

A grande questão, portanto, é como fazer para que esses jovens não só leiam a Bíblia, mas também fundamentem a vida, as decisões e os planos na segura Palavra de Deus. Responder profundamente a essa pergunta está além do espaço desta seção, mas deixe-me sugerir algo. Na maioria dos casos, nos aproximamos da Bíblia do ponto de vista do estudo. O foco está nos estudos temáticos, por seções, doutrinários ou da Lição da Escola Sabatina. Talvez seja necessário ajudar os jovens a aprender a desfrutar da leitura da Bíblia. Grandes sagas literárias populares demonstraram que, devidamente motivados, adolescentes e jovens podem ser grandes leitores!

Uma opção seria usar alguma edição literária das Escrituras, que permita aprofundar o conhecimento da Bíblia como uma narrativa contínua, eliminando as limitações criadas por subtítulos, capítulos e versículos. Esse formato permite ao leitor ter uma experiência única na leitura da Palavra. Ao remover os capítulos e versículos, essa edição permite que o leitor não só tenha uma leitura fluida e sem limitações, mas também perceba as grandes ideias por meio dos parágrafos naturais do texto.

Quando deixamos que o texto bíblico realize sua obra por intermédio do mesmo Espírito que a inspirou, vemos vidas transformadas, mesmo em meio a uma geração digital cercada por redes sociais
e entretenimentos de todos os lados. 

Marcos Blanco, editor da revista Ministério, edição em espanhol