Deus tem abençoado de maneira notável o programa missionário da Igreja e o serviço fiel de seus membros. Podemos exclamar fervorosamente: “Até aqui nos ajudou o Senhor” (I Sam. 7:11 e 12).

Mas a ordem atual é: “… dize aos filhos de Israel que marchem” (Êxo. 14:15). Estamos em marcha.

O cumprimento da profecia pede um evangelismo total da parte da Igreja (S. Mat. 24:14), tão completo que se combine perfeitamente com as atividades dos pastores e membros. Não se trata de planos parciais, mas de ver a Obra terminada. Não é questão de duplicar o número de membros, irias de iluminar cada lar com o evangelho. Aproxima-se o fim e nos precipitamos vertiginosamente para a eternidade.

Faz anos que começou o Juízo Investigativo. Nunca antes houve tantas dificuldades no mundo e jamais presenciamos tantas profecias que assinalam inequivocamente o fim.

“Se houve jamais uma crise, essa crise é justamente agora” (Test. Sel, vol. II, pág. 371).

“Uma virtude especial acompanha presentemente a proclamação desta mensagem; mas por quanto tempo? — Só por um pouco de tempo ainda” (Idem).

“Agora é o tempo de proclamar a última advertência.” Idem.

“Esforços decididos têm de ser envidados, a fim de apresentar esta mensagem ao povo de modo preeminente.” Idem.

Esta hora portentosa requer que aceleremos nossas atividades missionárias. Para este tempo o conselho é o seguinte: “De porta a porta têm Seus servos de proclamar a mensagem de salvação.” — Obreiros Evangélicos, pág. 29. Temos duas opções: Não só devemos esperar que as pessoas venham a nós, mas devemos ir bater às suas portas.

Um sentido de solenidade deveria apoderar-se de nossos corações, penetrar nossos pensamentos e regular nosso serviço, porque o destino eterno da humanidade depende da ação que é realizada agora.

Temos lido o desafio que Deus nos faz mediante sua serva. Ei-lo: “Não estamos como cristãos fazendo a vigésima parte do que deveríamos fazer para ganhar almas para Cristo.” — Serviço Cristão, pág. 12.

O que esperamos agora? “Quando tivermos uma consagração completa de todo o coração, ao serviço de Cristo, Deus reconhecerá esse fato mediante um derramamento, sem medida, de Seu Espírito.” — Serviço Cristão, pág. 253.

Não podemos dizer meu senhor tarda em vir”, porque a hora é avançada; a vida eterna é preciosa e o chamado de Deus para que proclamemos Sua mensagem é urgente: “Evangelizai as cidades sem demo-ra, porque o tempo é curto…. — Evangelismo, pág. 33

“As cidades devem ser trabalhadas. Os milhões que residem nesses centros densamente populados devem ouvir a mensagem do terceiro anjo.” — Idem, pág. 35.

“A verdadeira santidade é integridade no serviço de Deus.” — Parábolas de Jesus, pág. 48.

A santidade é vista no serviço de Deus, Aquele a quem nos temos santificado. Cristo espera que nos alistemos para realizar Sua obra… com um grande espírito missionário, disposto a pregar e a ensinar. Lembra-nos de que: “Unicamente o trabalho realizado com muita oração e santificado pelos méritos de Cristo, demonstrar-se-á afinal haver sido eficaz.” — Serviço Cristão, pág. 99.

“Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força desse alimento caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus. Ali entrou numa caverna, onde passou a noite. E eis que lhe veio a palavra do Senhor, dizendo: Que fazes aqui, Elias? Ao que Deus lhe disse: ‘Vern cá fora’ e põe-te no monte perante o Senhor. E eis que o Senhor passou; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto, porém o Senhor não estava no terremoto.” I Reis 19:8, 9 e 11.

Devemos reconhecer que “em Sua providência Deus está chamando Seu povo a sair da limitada esfera de ação em que vivem, a fim de estarem em maiores empreendimentos”. — Test. Sel. vol. I, pág. 385

“Onde quer que vejamos trabalho a ser feito, devemos tomá-lo e fazê-lo, olhando constantemente a Jesus.” — Serviço Cristão, pág. 78

Vivemos dias promissores para a conquista de almas. As hostes celestes estão à nossa disposição. “Nesta obra todos os anjos do Céu estão prontos a cooperar. Todos os recursos do Céu estão à disposição dos que procuram salvar os perdidos. Os anjos vos auxiliarão a alcançar os mais indiferentes e empedernidos.” — Idem, pág. 259

Quão gloriosa é a promessa de que “a velocidade do relâmpago representa a rapidez com que a obra de Deus há de por fim ser consumada”! — Test. Sel. vol. 2, pág. 353.

“Pois quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano; aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz e siga-a. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os Seus ouvidos atentos à sua súplica; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal.” II Pedro 3:10-12.

PASTOR JOSÉ JUSTINIANO, Associação Ministerial da Divisão Sul-Americana