Em razão de trabalhar também na coordenação do Ministério da Criança e do Adolescente, tenho-me preocupado com um assunto que desejo partilhar neste espaço. Trata-se de uma questão da maior importância e que envolve a salvação dos nossos jovens e crianças: a conservação deles na igreja. De que maneiras podemos desempenhar bem essa tarefa? Vamos enumerar algumas delas.
No culto divino
Precisamos estar atentos à necessidade de dedicar atenção às crianças e aos adolescentes, facilitando-lhes a participação e integração no serviço de culto, aos sábados. Entendemos que durante a Escola Sabatina eles são devidamente atendidos; mas, ao irem para o “espaço dos adultos” pouco ou nada fazemos para que se sintam parte integrante daquele momento. Então, não admira que esses cordeirinhos fiquem entrando e saindo do templo. Afinal, não lhes transmitimos o senso de que também fazem parte da adoração a Deus.
Possivelmente não tenhamos, co-mo Igreja, dado o devido espaço para a integração das gerações nos ser-viços de culto. Se os pastores refletirem sobre esse assunto, logo descobrirão que, ao darmos a devida atenção às nossas crianças e aos adolescentes, teremos uma igreja garantida para o futuro.
O educador e escritor Philip Yancey, dirigindo-se certa vez a um grupo de mil pastores, perguntou-lhes quantos costumavam ter em sua igreja o “momento da criança” no culto divino. Ficou decepcionado ao verificar que nenhum deles fazia isso. Disse-lhes então que todo pastor deveria separar um momento especial, no culto, para as crianças. E então falar a elas, assentado no chão com elas, ao nível dos seus olhos, colocando os braços em torno delas, fazendo-se conhecido delas e tornando-se seu amigo.
A falta dessa interação fará com que o pastor seja sempre um ilustre desconhecido para crianças e adolescentes. E, certamente, até mesmo na época do Batismo da Primavera, irá dificultar a abordagem. Eles não vão conhecê-lo como seu pastor e não ouvirão a sua voz.
Para facilitar essa prática, esta-mos disponibilizando um material intitulado “Adoração Infantil”, composto de um CD duplo, contendo 13 histórias entremeadas de músicas e efeitos especiais, apostila com as histórias do CD e atividades para as crianças, suporte contendo lápis de cor, apontador, lápis preto. O material é suficiente para o ano inteiro.
Escola Cristã de Férias
Outro projeto que requer o melhor de nossa atenção é o da Escola Cristã de Férias. Esse plano tem a dupla vantagem de conservar as crianças na igreja e atrair os pais não adventistas a Cristo. O programa é elaborado de tal maneira que todas as crianças têm uma participação nas atividades diárias bem como na festa de encerramento, quando os pais são convidados a assistir.
Um novo material também foi preparado para a Escola Cristã de Férias, pelo Ministério da Criança e do Adolescente da União Central-Brasileira. Trata-se do programa Os Segredos do Grande Artista. Através do seu conteúdo, as crianças são levadas a reconhecer a Deus como o Criador do Universo, conhecer os segredos e mistérios da natureza, valorizar o ser humano como a principal obra da criação, aceitar o amor de Jesus, buscar a presença divina em seu dia-a-dia e amar a Deus sobre todas as coisas.
Entre as estratégias de ensino, existem histórias bíblicas, atividades manuais, cânticos, lazer, e outras.
Para que a Escola Cristã de Férias possa funcionar sem maiores problemas, uma sugestão é usar a equipe de professores da escola paroquial durante as férias de janeiro, considerando que nessa época pastor e esposa têm seu período de descanso. Nas férias de julho, a esposa do pastor e ele mesmo podem liderar a programação.
É importante insistir na lembrança de que o objetivo da Es-cola Cristã de Férias transcende a mera ocupação do tempo no qual as crianças estarão envolvidas com alguma atividade. Ela é um veículo para atrair pessoas a Cristo. As crianças poderão freqüentar a Escola Adventista, o Clube de Desbravadores e Aventureiros. E, atrás delas, poderão vir os pais.