Os Seminários de Revelações têm como objetivo difundir o evangelho por meio do ensino, em vez da pregação. O cenário é montado como uma sala de aula; a Bíblia é utilizada como livro de texto; os estudantes recebem um conjunto de lições e são dirigidos por um professor diante de uma classe, em contraste com a campanha evangelística convencional, que é dirigida por um evangelista apresentando o evangelho em pregações.

Quando falamos do Seminário de Revelações, referimo-nos a um grupo de evangelização. Este passou a ser a resposta à grande procura, por parte da Igreja Adventista, de um método para ganhar almas que possa ser usado tanto pelos evangelistas e pastores, como pelos obreiros voluntários, para difundir o evangelho. É um programa relativamente novo, e está tendo um êxito surpreendente. Onde quer que é posto em prática, os resultados são fantásticos. No Texas, durante os Mil Dias de Colheita, ele nos assegurou o primeiro lugar quanto aos batismos, na América do Norte.

Um Método Novo

Ellen G. White nos diz no livro Evangelismo; “Novos métodos precisam ser introduzidos. O povo de Deus tem que despertar para as necessidades da época em que vive.’’ — Página 69.

Os Seminários de Revelações têm como objetivo difundir o evangelho por meio do ensino, em vez da pregação. O cenário é montado como uma sala de aula; a Bíblia é utilizada como livro de texto; os estudantes recebem um conjunto de lições e são dirigidos por um professor diante de uma classe, em contraste com a campanha evangelística convencional, que é dirigida por um evangelista apresentando o evangelho em pregações. É nisto que reside a diferença entre o Seminário de Revelações e outros programas de evangelismo.

A Atmosfera. É completamente modificada. Em vez de preparar o ambiente para uma reunião com estilo de culto religioso, ele é preparado para uma aula; em vez de bancos, temos cadeiras em que as pessoas se sentam diante de mesas ou carteiras. É eliminado tudo que tenha estilo de culto religioso, como filmes, números especiais de canto, presentes de livros ou Bíblias, e a plataforma do pregador, ou qualquer outra coisa que tenha o aspecto de uma reunião religiosa. Na realidade, este sistema de evangelização faz com que as pessoas se convertam estudando a verdade apresentada no Apocalipse, embora não estejam dispostas a assistir a uma reunião religiosa.

Seu Alcance. O Seminário de Revelações não tem o propósito de eliminar ou modificar nenhum outro programa da igreja. Todos os programas da igreja prosseguem sem interrupção alguma, inclusive as campanhas evangelizadoras, e por estes meios têm sido ganhos os que não têm nenhum preconceito ou receio de assistir à igreja. O Seminário de Revelações tem o objetivo de alcançar essa “outra gente’’ que não se mostra sensível aos programas de evangelismo, aos convites para ir à igreja, às pregações pelo rádio e pela televisão, ou que têm algum preconceito contra a igreja, mas desejam conhecer a verdade. O convite para o Seminário de Revelações é dirigido a toda pessoa que queira estudar a verdade revelada na Bíblia, especialmente no Apocalipse. Ao receber o convite pelo correio, eles decidem assistir às aulas porque seu interesse é motivado pela forma em que é realizado o seminário. No convite são-lhes apresentadas as lições, a Bíblia e o resto do material, com vistas a uma classe, e não a um culto religioso. Por isso respondem profissionais, pastores de outras denominações e, em geral, pessoas que não podem ser alcançadas de outro modo. O seminário é, portanto, outro programa de evangelização que alcança essa “outra gente” que não sabíamos como alcançar no passado. O que há de maravilhoso no plano é que o programa atrai pessoas de todos os níveis culturais.

Outra Dimensão. O programa está preparado de antemão. Quando alguém decide realizar um Seminário de Revelações, para assegurar o êxito é mister que use todo o material que foi preparado de antemão para complementar um ao outro. Estamos pondo um programa completo nas mãos dos pastores e obreiros voluntários. É uma nova dimensão no evangelismo. Numa campanha evangelizadora, temos que pensar na espécie de volante que iremos usar para atrair o povo, no orçamento (para saber quanto podemos gastar), na duração da campanha, nas pessoas que participarão como cantores, pregadores, obreiros bíblicos, etc., na espécie de auditório e, por certo, no efeito que isso terá sobre o resto do programa da igreja. Para o Seminário de Revelações tudo isto foi preparado cuidadosamente, a fim de que as pessoas que irão dirigi-lo possam receber ou comprar todo o material para um programa completo.

Não se trata simplesmente de uma coleção de lições. Há muitos outros programas que prepararam um conjunto de lições para estudar a Bíblia. O êxito do Seminário de Revelações não consiste apenas nas lições, mas foi preparado levando em conta todas as coisas e combinando todo o material, para que, em conjunto, satisfaça a uma necessidade. Quando, ao dirigir o programa, se elimina, por exemplo, a Bíblia preparada para o seminário, todo o programa perde sua eficácia. Semelhantemente, quando o programa é desenvolvido por alguém sem o devido preparo, que prega em vez de dar aulas e apresentar-se como professor, também se está convidando ao fracasso. A experiência nos tem ensinado que todo aquele que se apresenta dentro dos conceitos próprios deste programa tem êxito, muito êxito.

O Que Constitui o Material do Seminário

Volante. O programa é anunciado ao público com um volante de quatro cores, no qual se explica o material que recebem os 16 O MINISTÉRIO/MAI.JUN./1986 estudantes e o método de estudo. Via de regra, ele é enviado pelo correio uns dez dias antes do começo das aulas. Para a distribuição do volante usamos dois métodos: o primeiro é distribuí-lo comercialmente, e neste sentido usamos os préstimos de Lee Distributing Service Inc., que podem enviá-lo a qualquer cidade dos Estados Unidos ao preço de 50 dólares por milheiro. O segundo método é confiar sua distribuição aos membros da igreja, o que também pode ser efetuado com bastante êxito. Ao receber o volante, as pessoas telefonam para inscrever-se no curso. Todo participante deve inscrever-se previamente.

Lições. O programa consiste de 24 lições baseadas no livro de Apocalipse e nas quais são estudados os pontos doutrinários de nossa Igreja. Estas lições foram preparadas para serem estudadas numa classe, e não para serem usadas como sermão. Elas têm a forma de perguntas e respostas. As respostas sempre se encontram na Bíblia.

Bíblia Como Livro de Texto. Esta Bíblia está intimamente ligada com as lições, fazendo com que se tornem uma parte dela. É uma Bíblia de encadernação fina, preparada especialmente para o Seminário de Revelações. As lições foram preparadas de acordo com a paginação da Bíblia do Seminário. Muitas pessoas que assistem ao curso têm dificuldade para encontrar as passagens bíblicas, por não estarem familiarizadas com a Bíblia, e, para ajudá-las, é dado o número da página. Por este motivo é usada esta Bíblia própria para o seminário. Se usarmos outra Bíblia para as aulas estaremos diminuindo o êxito. Por isso, torna-se imperativo, para o bom andamento do curso, usar a Bíblia do seminário.

A Pasta. Quando começam as aulas, as pessoas que se inscreveram recebem todo o seu material para o seminário, estando assim em condições de estudar as lições tanto em seus lares como nas aulas. Se por algum motivo resolvêssemos não entregar-lhes o material, a fim de que o levassem para casa, estaríamos obrigando os alunos a estudar somente o que lhes fosse apresentado nas aulas. Por outro lado, entregando-lhes o material, nós lhes ensinamos a estudar em casa as lições com a Bíblia, pois foram preparadas com essa finalidade. As lições lhes são entregues uma a uma, e eles as colocam numa pasta que recebem como parte do material do seminário. À medida que vão avançando, eles compõem um livro que todos desejam finalmente completar e saber que lhes pertence. Além da pasta para acomodar as lições, eles recebem a Bíblia, uma régua ou marcador para sublinhar os versos que mais lhes interessam, e cada noite lhes é entregue um envelope contendo cinco linhas para responderem à prova e no qual podem depositar um donativo. Quando terminarem as aulas lhes será dado um diploma. Muitas dessas pessoas que assistiram às aulas permanecem na Igreja Adventista.

Recomendação. Recomendamos veementemente que toda pessoa que deseja desenvolver o Seminário de Revelações em sua igreja ou em seu distrito faça arranjos para receber adestramento da parte de alguém que tenha prática. Sendo este um programa novo e também um método novo de evangelização, recomendamos que não se troquem os seus conceitos por outros métodos ambíguos ou mesmo práticos, ou que sejam próprios de algum outro programa, ou com a idéia de que têm experiência. Lamentavelmente, temos notado que nalguns lugares foi alterado o processo do seminário, às vezes só em parte, e os resultados não têm sido bons. Também temos notado que quando membros e pastores sinceros recebem adestramento e apresentam e mantêm o programa na forma em que foi preparado, o êxito tem sido fantástico e, até certo ponto, incrível.

Os princípios do método do Seminário de Revelações, da maneira como o realizamos na Associação do Texas, são os seguintes:

1. Volante de Publicidade. Em milhares de lares é distribuído um atraente volante anunciando o seminário. A média de pessoas que manifestam o desejo de assistir ao seminário é de cinco para cada mil volantes distribuídos. 45 dias antes do início do seminário são tomadas as providências relacionadas com o volante. Este espaço de tempo é necessário para pôr o mecanismo em movimento. Na realidade, os volantes são enviados pelo correio duas semanas antes do início das aulas.

2. Reserva Pelo Telefone. O volante contém informações sobre o seminário e a maneira de matricular-se. Também menciona um ou dois números de telefone que as pessoas podem discar para inscrever-se.

3. Salão de Reuniões — Transferência Para a Igreja. Cerca de 90% dos seminários são realizados num salão público, e depois de 8 ou 9 aulas o curso é transferido para uma das salas ou quartos da igreja.

4. Mesas e Cadeiras. Para melhor resultado, o que se necessita são Bíblias e lições, e os participantes sentam-se ao redor das mesas, de maneira que possam usar o material com facilidade.

5. Nem Música, Nem Filmes, Nem Brindes. Não se usam “ganchos”, tais como filmes e música, para atrair as pessoas, como costuma ser feito nas séries de conferências. O foco central das aulas é o estudo da Bíblia, e recomenda-se que cada sessão dure uma hora. As pessoas muito ocupadas apreciam este sistema. Os seminários mais eficazes têm sido aqueles que estruturaram o seu programa, tornando-o o mais direto e pessoal possível.

6. Material Necessário Para as Aulas. Uma Bíblia especial e 24 lições, são o material básico. Há outros materiais disponíveis, como um envelope para provas, diplomas, etc.

7. A Hora de Estudo. Durante a hora de estudo, a maioria dos estudantes vêm com suas lições já preparadas e estudadas. Recomenda-se que na última parte se façam perguntas e se estudem as respostas.

8. Registro Exato de Assistência. O envelope para provas ou testes provê um registro exato da freqüência, além de registrar as decisões e recolher uma oferta.

9. Prova Diária. Fazer uma prova ou teste diário é o processo de avaliação que ajuda a descobrir o interesse dos participantes.

É interessante notar que os pastores no Texas têm batizado cerca de 15% dos não-adventistas que assistem aos seminários. Quando a juventude do Texas pôs a mão nesse trabalho, muitos duvidaram dos resultados. Mas, no fim de 50 Seminários de Revelações, as estatísticas demonstraram que os jovens conduziram ao batismo cerca de 16% dos não-adventistas que assistiram às aulas.

Aqui no Texas estamos orgulhosos da juventude adventista por haver assumido a dianteira na conquista de almas.

Se você está interessado em saber mais alguma coisa sobre estes seminários, ou se deseja adquirir o material, ponha-se em contato com:

Texas Conference of Seventh-Day Adventists Spanish Department

P. O. Box 800

Alvarado, TX 76009-0800

Tel. (817) 783-2223

ONÉSIMO MEJÍA, coordenador da Obra Hispânica na Associação do Texas, Estados Unidos