ATRAVÉS de todos os séculos e em todas as religiões Deus é invocado com reverência e veneração. Quando observamos os adoradores de religiões não cristãs na África, Ásia ou no Oriente Próximo, notamos que todos eles se inclinam, ajoelham-se ou até tocam o solo com a testa e erguem ou dobram os braços. Por que seria diferente com os filhos de Deus?

O Espírito de Profecia menciona muita coisa sobre devoção, respeito, reverência e postura nos Testemunhos Seletos:

“O ministro deve entrar na casa de oração com uma compostura digna e solene. Chegado ao púlpito, deve inclinar-se em silenciosa oração e pedir fervorosamente a assistência de Deus. . . . Cada um dos congregados deve, de cabeça inclinada, associar-se ao pregador em silenciosa oração. . . . Ao ser aberta a reunião com oração, cada qual deve ajoelhar-se na presença do Altíssimo e elevar o coração a Deus em silenciosa devoção. . . . [Às vezes] são os moços e moças que revelam tão pouco respeito pela casa de Deus, que se entretêm a conversar durante a pregação. . . . Deus quer ouvintes atentos.” — Vol. 2, págs. 195 e 196.

São, porém, apenas os jovens que se mostram desatentos durante o sermão e a oração?

As Escrituras não deixam dúvidas quanto à reverência que se deve manifestar na oração. O profeta Daniel ajoelhava-se em oração três vezes no dia (Daniel 6:10). Jesus diz que o publicano estava em pé no templo, e orava (S. Luc. 18:13). Os apóstolos ajoelhavam-se na oração (Atos 9:40; 20:36; 21:5). O apóstolo Paulo deu a seguinte instrução a seu jovem coobreiro: “Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade.” I Tim. 2:8.Vários países e continentes podem ter diferentes atitudes e costumes para expressar reverência e veneração, mas para os que proclamam as três mensagens angélicas de acordo com Apocalipse 14, a admoestação da primeira mensagem é válida em todo o tempo e em toda a parte: “Temei a Deus e dai-Lhe glória; . . . e adorai Aquele que fez o céu, e a Terra, e o mar, e as fontes das águas.” Visto que este reclamo de Deus abrange todos os aspectos da vida cristã, a atitude reverente na oração não pode ser eliminada; portanto, inclinemo-nos ou ajoelhemo-nos, e adoremos a Deus.