Estamos em 1998, a dois anos do próximo milênio, um ano mais perto da concretização de nossa mais acariciada esperança: a volta de Jesus Cristo. Iniciamos o ano com uma nota especial de júbilo em razão de que, segundo os últimos relatórios da Associação Geral, somos agora o maior país adventista do mundo, com 825 mil crentes, seguido pelos Estados Unidos (820 mil), Filipinas (715 mil), Quênia (465 mil) e México (445 mil). Esses dados foram apresentados por ocasião do Concilio Outonal da AG, realizado em outubro último. Todo louvor seja tributado a Deus. Em Seu amor e bondade, Ele tem partilhado conosco o privilégio de executar Sua missão salvadora.

Evidentemente, ainda existe muita terra para ser conquistada. As vitórias passadas devem sempre ser lembradas com gratidão, mas o apego a elas não deve impedir nossa marcha para o futuro. Os desafios que estão à nossa frente são maiores e mais exigentes. As mudanças tecnológicas, científicas, políticas e sociais acontecem com extraordinária rapidez, requerendo pastores e líderes altamente capacitados, que, realmente, tenham algo relevante a dizer e a oferecer ao mundo no contexto atual.

Durante 68 anos, Ministério tem sido um instrumento de contínua reciclagem espiritual, intelectual e profissional para o pastor. Ex-secretários ministeriais e editores, que estiveram envolvidos em sua produção, mostraram-se zelosos e diligentes a fim de que esse propósito jamais fosse desvirtuado. E cumpriram seu papel. A consciência dessa responsabilidade permanece. Agora, acrescida de uma exigência: a necessidade de mudanças para acompanhar o progresso.

Ministério já não podia continuar sendo “a revistinha dos pastores e obreiros”. Precisava, desde há muito tempo, experimentar uma mudança em seu visual. O sonho era antigo. Foi alimentado com o apoio dos secretários ministeriais da Divisão Sul-Americana, e concretizado graças ao reconhecimento, por parte dos administradores dessa Divisão e da Casa Publicadora Brasileira, de que nossos pastores, obreiros e líderes voluntários merecem o melhor. Ou não são eles os responsáveis diretos pela conquista mencionada anteriormente, entre outras de igual importância para a Igreja?

E, nesse sentido, podemos até afirmar que apenas foi dado o primeiro passo. Crescer é a meta. Nenhum investimento feito no preparo do pastor e de seus líderes voluntários, deve ser tido como exagerado. Os frutos surgirão através de muitas vidas salvas para o reino celestial, igrejas bem alimentadas, felizes e satisfeitas, envolvidas alegremente na missão evangelizadora. Tudo para a glória de Deus e cumprimento dos Seus propósitos para o mundo.

A revista Ministério manterá sua linha filosófica denominacional. Além dos artigos e das seções já existentes, serão abertos outros espaços como “Ponto de Vista” e “Idéias”. No primeiro, o escritor terá a oportunidade de refletir sobre um assunto, ou inquietação, relacionado com o trabalho pastoral ou a vida da Igreja, a respeito do qual poderá ter sugestões pertinentes. No espaço dedicado a “Idéias”, o autor poderá partilhar um projeto ou novo método de trabalho, implantado em seu distrito ou na igreja, que se mostrou efetivo, com resultados compensadores e práticos. Em ambos os casos, todos podem enviar sua contribuição não excedendo o total de oito mil toques de computador, e acompanhada de fotografia do autor que, a partir desta edição, aparecerá em cada matéria publicada.

Reportagens noticiosas sobre algum evento ministerial ou evangelístico também poderão ser publicadas. Como o pastor precisa estar sempre bem-informado, através de Ministério ficará sabendo detalhes a respeito de eventos e projetos relacionados com a Associação Ministerial, tais como concílios, congressos, cursos especiais, viagens de estudo, programas de Educação Contínua, e material técnico a ser usado no trabalho. Precisamos da colaboração dos secretários ministeriais dos Campos locais e Uniões, enviando informações sobre o que ocorre em seus respectivos territórios. A participação de todos é preponderante. Afinal, esta é a nossa publicação denominacional.

A metamorfose pela qual passou a revista Ministério é a expressão do compromisso de seus diretores e editor, no sentido de que ela corresponda cada vez mais ao excelente nível de qualidade e dignidade do ministério adventista. Nesta oportunidade histórica, reafirmamos esse compromisso, bem como a certeza do êxito em seu desenvolvimento e sua concretização. Tudo feito exclusivamente para a glória do Senhor a quem servimos, crescimento de Sua Igreja e cumprimento da missão que nos foi confiada.