F. C. PETTY

Pastor, Guaiaquil, Equador

TEXTO: Rom. 6:14 “Não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça”.

I. INTRODUÇÃO

  • 1. O versículo apresenta um contraste — a conjunção “mas”. Aparentemente uma dispensação de cada. Alguém que esteja debaixo da lei não pode estar debaixo da graça, e vice-versa.
  • 2. Estudar a relação entre a lei e a graça — dispensação de cada.
  • 3. Compreendida por muitos como períodos históricos — antes de Cristo, salvação pela lei; depois de Cristo, a graça e não a lei.

II. DEFINIÇÃO DE ALGUMAS PALAVRAS

  • 1. Graça: Favor imerecido, misericórdia ou perdão divinos, divina assistência dada ao homem para sua regeneração ou santificação. Graça, parte do plano da salvação. (Atos 15:11).
  • 2. Evangelho: As boas-novas da graça de Jesus.
  • 3. Lei: Neste passo de Romanos, a “lei” provàvelmente significa os Dez Mandamentos de Êxodo 20. É assim compreendido por muitos.

III. DISPENSAÇÕES DA LEI E DA GRAÇA

  • 1. O Período da Graça
    • a. Salvo pela graça por meio da fé (Efés. 2: 8) — a graça é a fonte, a fé são as águas; a graça é a parte de Deus, a fé é a nossa parte.
    • b. A graça manifestada a todos os homens (Tito 2:11).
    • c. A graça é paralela com o pecado (Rom. 5:20).
    • d. Abraão e todos os vultos dignos, do Velho Testamento, justificados pela fé na graça de Deus (Rom. 4:13; Heb. 11).
    • e. Noé achou graça (Gên. 6:8).
    • f. O evangelho foi pregado a “êles” (Heb. 4:2).
    • g. O evangelho “eterno” (Apoc. 14:6). A graça existiu desde o pecado e por motivo dêle.
  • 2. A doutrina do Pecado no Novo Testamento
    • a. Pecado é transgressão da lei (I S. João 3:4).
    • b. A lei define o pecado (Rom. 3:20).
    • c. Pela lei vem o conhecimento do pecado (Rom. 7:7). O pecado é o mesmo do Velho Testamento.
  • 3. O Período da Lei
    • a. Para todo o sempre (Sal. 111:7 e 8).
    • b. Santa, justa, boa, espiritual, eterna (Rom. 7:12 e 14; S. Luc. 16:17).
    • c. Cristo guardou a lei (Heb. 10:7).
    • d. Os cristãos devem guardar a lei (I S. João 1; S. João 5:2 e 3).
    • e. Não havendo lei, não há pecado (Rom. 4:15).
    • f. Não é parte dos ritos judaicos (I Cor. 7: 19). Contraste.
    • g. Expõe a inclinação da carne; o homem carnal opõe-se à lei (Rom. 8:7).

IV. O PECADOR SOB A CONDENAÇÃO DA LEI

  • 1. Todos condenados à morte pelo pecado (Rom. 3:23; 6:23).
  • 2. Condenação e justificação (Rom. 5:18; 6: 14).
    • a. Pela ofensa (pecado, ou transgressão da lei) veio a condenação (pela lei) do pecador. Debaixo da lei.
    • b. Pelo dom gratuito (graça) veio a justificação. Debaixo da graça.
  • 3. Debaixo da lei, escravidão do pecado; debaixo da graça, libertamento (Rom. 6:14-18).
  • 4. O estar debaixo da graça não desobriga da guarda da lei (Rom. 6:14 e 15).

V. OS PERÍODOS da lei e da graça, não SÃO HISTÓRICOS

  • 1. A lei e a graça existentes paralelamente.
  • 2. As dispensações na vida do indivíduo.
    • a. A dispensação da lei, estando debaixo da lei, é a dispensação do pecado.
    • b. A dispensação da graça, é período de perdão do pecado.
  • 3. Sem lei não há pecado — sem pecado não há graça.
  • 4. A mesma lei que condena o pecador, protege o cristão (S. Tiago 2:12). “A lei da liberdade”.
  • 5. O amor é o cumprimento da lei (Rom. 13:10.)