O Pastor Tiago W. Zackrison foi chefe do Departamento de Teologia dos colégios de Colômbia e Costa Rica; diretor dos colégios de Costa Rica e Honduras e presidente da Missão de Honduras. Atualmente desempenha a função de coordenador de tradução e pesquisas da Divisão Interamericana.

Um bom título desperta a curiosidade e inicia um processo mental que focaliza os pensamentos no FIO DO SERMÃO. Um título morto ou árido não logra tal fim; pelo contrário, apaga os motores mentais coletivos da congregação antes mesmo que o conferencista assoma ao púlpito.

Um título espetacular ou teatral também desperta curiosidade, mas não inicia o processo mental ao qual aludimos. Confunde mais do que ilumina. A finalidade de um título teatral é conseguir ouvintes, não enfocar os pensamentos. Um conferencista anunciou seu tema com o título: “Hitler Morreu?” Chegou muita gente para ouvir um tema tão curioso. O conferencista iniciou seu discurso da seguinte maneira: “Hitler Morreu? Eu não sei. Agora, o tema desta noite é …” Não somente foi um título mal escolhido, mas também um engano.

Espécies de Títulos

Consideremos alguns exemplos. Notemos que ao formar uma pergunta em vez de fazer uma declaração, um título árido e morto pode transformar-se em um que desperta o processo mental

TEMA
A Maneira da Vinda de Cristo
A Segunda Vinda Está Próxima
TÍTULO TEATRAL
Invasores do Espaço
“Sangue na Lua”
TÍTULO MORTO
“Eis que Cristo Vem”
“Presto Virá”
TÍTULO QUE ATRAI
“Como Cristo Virá?”
1. “O Despertador de Deus”
2. “Os Passos de um Deus que Se Aproxima”
3. “A Trombeta Distante”

Analisando estes exemplos, verificamos que “Invasores do Espaço” é um título teatral e soa como um conto das novelas científicas ou algo espiritualista. Nunca pude entender com que tem relação o título “Sangue na Lua”, embora o tenha visto em várias ocasiões. “Eis que Cristo Vem” e “Presto Virá” são simplesmente declarações que em si não exercem muita influência na mente dos ouvintes ou leitores. “Como Cristo Virá?” não é um título espetacular; sendo, porém, uma pergunta, obriga as pessoas a pensar. “O Despertador de Deus” se baseia em II S. Pedro 3 e nos sinais dos tempos, e faz com que todos pensem: “Que será o despertador de Deus?” Na introdução se explica o papel de um despertador: “acordar as pessoas”. Você mesmo já quer saber o que é o despertador de Deus pelo simples fato de estar lendo este artigo, e quanto mais o quererá saber sua congregação!

Tomemos como exemplo um tema difícil e delicado: as normas da igreja. Como enfocar este tema para que a congregação esteja disposta a considerá-lo objetivamente e não sentir-se castigada pelo Pastor e Deus?

Qual dos seguintes títulos lhe chama mais a atenção?

  • 1. “Mantenhamos as Normas”
  • 2. “As Normas da Igreja Ainda se Aplicam”
  • 3. “Buscando as Veredas Antigas”
  • 4. “Adventistas Modernos”

Pessoalmente utilizo o título “Os Adventistas Modernos”. As pessoas em seguida começam a suspeitar que o sermão tratará sobre as normas e que adventista “moderno” é aquele que não guarda as normas. Porém, já estão pensando nas normas. Quer os adventistas sejam “antigos” ou “modernos”, as normas não mudam nem um pouco. O assunto é fidelidade, não antigüidade ou modernismo.

Como Encontrar os Títulos

Os títulos se encontram por todos os lados. Aponte qualquer coisa que lhe parece poder servir de título. São obtidos de letreiros, anúncios, livros, revistas, programas de rádio, lições da Escola Sabatina e dos próprios textos da Bíblia. O pensamento profundo e a meditação sobre o tema também produzem títulos.

Um arquivo de títulos ajuda muito. Anote possíveis títulos em cartões e coloque-os num arquivo, EMBORA NO MOMENTO NÃO TENHA UM SERMÃO QUE SE QUADRE COM O TÍTULO. Ao preparar um sermão, de repente se lembrará de um título apropriado do arquivo. Os melhores títulos, no entanto, saem geralmente do próprio texto bíblico no processo da preparação de um sermão.

Títulos de Livros e Revistas

Ao contemplar os livros de minha biblioteca vejo um que se intitula: O Deus Que Está Ali — um possível título sobre a absoluta segurança das promessas de Deus, baseada em Sua própria existência. Outro leva o título: Vossos Deuses São Demasiado Pequenos. Magnífico título para um sermão acerca da “grandeza” do Deus verdadeiro. Outro intitula-se: Por Favor, Ponha-se em Pé o Verdadeiro Fingidor! É um comentário sobre o livro de S. Tiago, e os títulos dos capítulos são uma mina de ouro para títulos de sermões, mesmo quando não prega de S. Tiago:

“Tentação — Teu Nome é ‘Problema’”

“Cuidado! Línguas Trabalhando”

“Que Espécie de Orgulhoso és Tu?”

Outro livro se chama Que Sucedeu com a Colheita? Bom título para um sermão sobre a obra missionária e a conquista de almas.

Como Conseguir Títulos do Próprio Texto Bíblico

Os melhores títulos são obtidos do próprio texto utilizado para o sermão. Tenho, por exemplo, um sermão sobre a procura de Deus por certa espécie de homem — aquele que está disposto a “colocar-se na brecha”. O versículo é Ezequiel 22:30, e o título do sermão: “Busquei … Homem”. Os três pontos de reticência põem a ênfase na palavra “homem” e dão a entender que se refere a certa espécie de homem.

Juntando Juízes 2:7, 10 e 17 com a história de Sansão, conseguimos o título: “Sansão e a Terceira Geração”. Existe um paralelo com a “terceira geração” de adventistas. I Crôn. 12:32 fala dos “filhos de Issacar” que sabiam “o que Israel devia fazer”. Um bom título para um sermão destinado aos líderes na igreja seria: “Os Filhos de Issacar”. Em Jeremias 20:9 lemos do “Homem com Fogo em Seus Ossos”. Um sermão sobre o livro de Ezequiel poderia intitular-se: “O Profeta Olvidado”.

Ezequiel 17 e 18 falam de “Ezequiel e a Nova Ética”. Dois sermões sobre o livro de Rute poderiam intitular-se: “A Retirada de Orfa” e “A Vitória de Rute”.

O pensamento profundo e a meditação sobre o tema também produzem títulos.

Títulos que “Agarram”

Títulos que se relacionam com a vida humana propelem os motores mentais. Qual dos seguintes títulos para um sermão sobre o livro de Jó o impressiona mais?

  • 1. “O Problema do Sofrimento”.
  • 2. “O Homem que Aprendeu Algo a Respeito do Deus”.
  • 3. “Deus, Eu Não Entendo!”

Se for usado o terceiro título, logo se verificará que metade da congregação está pensando: “Isto é precisamente o meu problema: não entendo!” Depois, então, o sermão explica o porquê do sofrimento neste mundo.

Às vezes, especialmente para os sermões evangelísticos, um título que explica o tema é mais eficaz. Por exemplo:

  • 1. “Três Passos Para o Céu”.
  • 2. “Como Ser Salvo”.

No entanto, a pergunta: “Como o Homem Pode Ser Salvo?” é mais eficaz que uma simples declaração. Por outro lado, “Satanás, Vivo e Ativo Sobre o Planeta Terra” é mais dinâmico que “A Origem do Pecado e do Diabo”.

Os títulos de sermões são mais que adornos. Servem para dirigir a mente para o fio do sermão. Vale a pena tomar o tempo e fazer o esforço necessário para escolher títulos adequados e atraentes.

ALGUMAS IDÉIAS PARA TÍTULOS

1. Daniel 2“Que Significam os Sonhos?”
2. Daniel 3“Decisão em Dura”
3. Daniel 4“O Rei que Comeu Pasto”
4. Como Vencer as Tentações“Tomando-o Difícil Para o Diabo”
5. O Lar e o Matrimônio“Focalizando o Lar e o Matrimônio”
6. Zelo Sem Entendimento“O Homem que Correu Sem Mensagem”
7. O Lar e o Matrimônio“Casado? Que Diferença Faz?”
8. Heb. 11, o Capítulo da fé (Como
Conseguiram Entrar na Lista Alguns que Estão Ali?)
“Santos Pagãos”
9. O Mexerico — a Língua“O Pequeno Órgão”
10. Como Controlar o Mau Gênio“O Homem que Perdeu a Cabeça”
11. Um Espírito Legalista que Não Perdoa“O Irmão do Filho Pródigo”
12. Crer, Mas Não Fazer“A Fé do Diabo”
13. O Verdadeiro Arrependimento“Suficientemente Triste Para Não Fazer Mais”
14. A Inveja e o Ódio“O Homem que foi Morto Pela Inveja”
15. A Obra Missionária e a Conquista de Almas“Os Adventistas Podemos Fazer Mais”
16. A Providência de Deus e a “Sorte”“Pode o Homem Morrer Antes do Tempo?”
17. A Urgência de Terminar a Obra“Os Passos de um Deus que Se Aproxima”
18. A Mudança do Sábado Para o Domingo“O Pai Não o Fez, o Filho Não Quis Fazê-lo, os Apóstolos Não Podiam Fazê-lo. Quem o Fez?”