Arcado tesouro do pastor é seu arquivo de membros em perspectiva. Deus chama o homem para que envide todos os esforços no sentido de tornar-se mais eficiente e conseguir maiores resultados nas atividades de ganhar almas.
O arquivo, contendo fichas dos prováveis membros, será de grande valia para êsse fim.
O propósito do arquivo é ajudar-nos a lembrar fatos importantes relacionados com as pessoas que estamos preparando para o Céu. O portal do Céu é transposto pelo batismo. Nosso objetivo é preparar as pessoas para o batismo, pondo-as, desta forma, na estrada do reino.
O arquivo de membros em perspectiva deve conter o nome de todos os que, de algum modo, manifestaram interêsse na mensagem dos adventistas do sétimo dia. Isto se pode obter de muitas fontes, incluindo as seguintes:
- 1. Ex-adventistas.
- 2. Interêsses despertados pela “Voz da Profecia” e “Escola Radiopostal”.
- 3. Pessoas que freqüentaram, no passado, séries de conferências.
- 4. Visitantes da Escola Sabatina e dos cultos.
- 5. Nomes apresentados pelos membros.
- 6. Nomes anotados por ocasião da Recolta e outros contatos.
- 7. Pessoas que compareceram a cerimônias de núpcias ou funerais.
- 8. Contatos por meio de visitas a doentes.
- 9. Jovens que crescem na igreja.
- 10. Contatos sociais e cívicos entre os líderes da comunidade e cidadãos influentes.
Lembrar sempre que tôda a pessoa com quem mantemos um contato é um membro em perspectiva para o reino. Temos que fazer tudo que estiver ao nosso alcance para levar homens e mulheres ao Salvador, e a seguir conduzi-los, com amabilidade e tato, a um estudo mais aprofundado na Palavra de Deus.
Um arquivo simples mas eficiente pode ser classificado da seguinte maneira:
Prováveis Membros AA — Pessoas que já estudaram as doutrinas e se estão preparando para o batismo.
Prováveis Membros A — Pessoas que estão estudando regularmente e certamente estão interessadas na mensagem da breve volta do Salvador.
Prováveis Membros B — Os que receberam visitas especiais, com probabilidade de se iniciarem estudos com êles mais adiante.
Prováveis Membros C — os que foram eliminados da comunhão da igreja; parentes “incrédulos” dos membros da igreja — geralmente maridos ou esposas.
1. Devemos freqüentemente examinar esta lista, se possível todos os dias. Procurar conhecer pessoalmente os prováveis membros que constam de nosso arquivo.
2. Orar fervorosamente em favor de cada pessoa cujo nome consta nas fichas do arquivo.
3. Em nossas orações devemos buscar orientação especial para a visitação programada. (Achei-me, certa vez, nas vizinhanças de um de meus prováveis membros, que não planejara visitar aquêle dia. Contudo senti-me compelido a visitá-lo, e verifiquei que minha visita era muitíssimo necessária e foi de muita valia.)
4. Devemos conhecer nossos prováveis membros. Estudemos-lhes a fisionomia e as reações quando os visitamos e lhes falamos. Logo estaremos em condições de colocá-los automaticamente na devida classificação.
5. Nunca abandonar um provável membro — isto é, quase nunca. Podemos mudar a posição de sua ficha em nosso arquivo, porque às vêzes o provável membro, por uma temporada, muda de procedimento. Uma mudança de circunstâncias na vida dêle toma-o provável membro A ou AA.
Provàvelmente o pastor não pode visitar todos os membros em perspectiva tôdas as vêzes que se torna necessário. Os leigos devem ser organizados — a começar pelos anciãos e diáconos — para visitarem as pessoas cujo nome se encontra no arquivo. Após cada visita deve-se relatar ao pastor, para que o resultado possa ser anotado na ficha.
Às vêzes uma ficha especial dá indicações mais ao jeito. Os prováveis membros podem ser relacionados de acôrdo com o bairro da cidade onde vivem. Boa medida é anotar no verso da ficha o nome do membro da igreja que resida próximo. Pode ser que êste membro possa visitar o interessado, servindo dessa forma a um duplo propósito:
1. O membro da igreja desempenha parte ativa no ganho de almas exatamente em sua própria vizinhança.
2. A fé do interessado se fortalece por ver um vizinho demonstrando interêsse pessoal por êle.
Devemos certificar-nos de que nossos regiatros estejam de tal forma que nos ajudem a poupar tempo e energia. Aprendamos a manter êstes registros e anotações sem preocupação e perda de tempo. Façamo-los simples e eficientes, de modo que a maior parte de nosso tempo seja gasta em visitar pessoas e estudar com elas mais do que em registrar as anotações. O principal objetivo é torná-las viáveis para o nosso trabalho com elas.
Disse nosso Senhor de Si mesmo: “O Filho do homem veio buscar o que se havia perdido” (S. Lucas 19:10). Jamais Se permitira esquecer para que viera ao mundo, pois estava sempre buscando e salvando. Os que são chamados para ser Seus representantes devem tomar o motivo do Mestre como o motivo-mestre na conquista de almas. Façamos bom uso de nossa arca do tesouro dos membros em perspectiva.