Investida com o poder do Espírito Santo, a Igreja na Divisão Interamericana encara o desafio de um novo qüinqüênio, incondicionalmente dedicada a um avanço evangelizador amplo, persistente e de uma magnitude sem precedente. O motivo impelente deste avanço evangelizador extraordinário está claramente expresso no lema da Sessão da Associação Geral de 1980: “Por Seu Espírito.” Por Seu Espírito reafirmamos nosso voto coletivo de unidade cristã, reavivamento genuíno, verdadeira reforma e evangelismo total.

O tríplice objetivo da Divisão Interamericana está claramente estabelecido: unidade indissolúvel, evangelismo persistente e retenção máxima dos membros de igreja.

Unidos por um alvo coesivo, por uma fé comum e uma mensagem comum. “Por Seu Espírito”, estamos coletivamente determinados a estabelecer novos e excepcionais recordes no evangelismo e no crescimento da Igreja. Apelamos solenemente aos dirigentes da Igreja em todos os níveis da organização para que façam deste qüinqüênio um período que sobressaia pela ênfase ao crescimento evangelístico tanto qualificativo como quantitativo. “Por Seu Espírito” toda a Igreja tem que ser treinada, organizada e mobilizada para um avanço evangelístico total que ganhe homens e mulheres para Cristo e que os retenha firmes na Confraternidade dinâmica da Igreja Adventista.

Durante este qüinqüênio, os membros leigos e os obreiros, num esforço coletivo e guiados pelo Espírito, se comprometem solenemente a ultrapassar todos os recordes anteriores na conquista e retenção de membros na Igreja, por meio de arrependimento, reavivamento e evangelismo dinâmico.

Portanto, fica resolvido que as comissões e mesas administrativas das uniões, associações, missões e instituições estudem e analisem com fervorosa oração os planos e objetivos aqui descritos, e que cada organização, por sua vez, formule e execute planos e programas que envolvam a cada obreiro, cada membro de igreja, cada jovem, cada membro da Escola Sabatina, cada diretor de departamento e cada administrador num esforço de evangelismo dinâmico e sem precedente na história da evangelização na Divisão Interamericana.