“Visualize as bênçãos escondidas nas aparentes tragédias e não perca tempo alimentando lembranças de coisas ruins que aconteceram no passado. Dê graças a Deus, tudo passou”

De onde veio esta bicicleta?”

Essa foi a pergunta que logo me veio à mente, naquela noite de quarta-feira em que

minha filha e eu nos dirigíamos de carro para a igreja. Morávamos em Porto Velho, Rondônia. O trânsito estava calmo, nosso carro era o primeiro parado diante do sinal vermelho do semáforo, numa das avenidas daquela capital. À minha esquerda, ficava a estação rodoviária e, à direita, uma agência bancária.

Sempre que estou com o carro parado diante do sinal, costumo verificar bem se há algum pedestre querendo atravessar a rua, motocicleta vindo em minha direção ou algum “amigo do alheio” esperando a oportunidade para atacar. Mas, naquele dia, o sinal verde abriu, engatei a primeira marcha e… como que do nada, apareceu uma bicicleta e cruzou à frente do carro.

Bênção depois da tragédia

Alguma vez você teve a impressão de que uma ocorrência inesperada lhe surpreende apenas para causar algum atraso em seus planos? Você acorda cedo para ir trabalhar e, quando está de saída, o suco derrama em sua roupa. Está se dirigindo para cumprir um importante compromisso e, no meio do caminho, descobre que estão realizando obras na pista. Você precisa chegar cedo à igreja, providencia o banho e a alimentação das crianças, mas, quando vai sair, percebe que tem de trocar a fralda do bebê. “Isso é trabalho do inimigo”, você pensa. Porém, já imaginou que pode ser providência de Deus?

Ao olhar para a vida, o que você vê? Pode ser aquele namoro que não deu certo, lhe causando muito sofrimento; porém, Deus enviou alguém especial com quem você formou um lar muitíssimo feliz. E aquela transferência para uma cidade que não lhe agradava? Você não queria ir, inicialmente foi muito ruim, mas depois descobriu ser um ótimo lugar para viver, trabalhar e conviver com pessoas maravilhosas. Pode ser um amigo que traiu sua confiança. Deve ter sido uma experiência horrorosa, mas você percebeu quem são seus verdadeiros amigos.

Agora que você visualizou as bênçãos escondidas nas aparentes tragédias, não perca tempo alimentando lembranças de coisas ruins que fazem parte do passado. Dê graças a Deus, tudo passou. Elas cumpriram seu papel em fazer de você o que você é hoje.

Deus no controle

Mateus 10:29-31 é um lindo texto bíblico. Nele, Jesus Cristo fala de modo poético e objetivo a respeito do cuidado de Deus para com o ser humano: “Não se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai. E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados. Não temais, pois! Bem mais valeis vós do que muitos pardais”.

Que seus olhos sejam abertos para que você possa enxergar, agora, o que não consegue. Se você ainda não pode entender as razões pelas quais muitas situações adversas têm lugar em sua vida, espere até que veja as bênçãos que Deus lhe tem reservado. Jamais duvide da proteção de Deus. Confie sempre, ainda que nem tudo fique perfeitamente esclarecido, durante a jornada terrestre. Nesse caso, espere confiante até chegar ao Céu e fazer todas as perguntas a Deus. Ele esclarecerá todas as dúvidas.

Pisei firme no freio, para não atropelar o ciclista. O sangue “ferveu” e resmunguei baixinho: “O que este homem está pensando da vida?” Minha filha dormia tranquila na cadeirinha no banco traseiro. Engatei novamente a primeira marcha e continuei meu trajeto. Percorri aproximadamente três metros e tive que frear de novo. Um caminhão cheio de toras de madeira tinha acabado de cruzar o sinal que, para ele, estava vermelho. Se não fosse o pequeno atraso causado pela bicicleta, eu chegaria em tempo de ser atingida pelo caminhão. Assustada e tremendo “como vara verde”, olhei para os lados, mas a bicicleta havia sumido. Apenas pude agradecer a Deus por tê-la feito atravessar meu caminho.