Assim como a televisão, a internet tem seus riscos. Porém, sendo bem utilizada, é poderoso instrumento de evangelização

No cumprimento da tarefa de pregar o evangelho a todo o mundo, é imprescindível a utilização de todos os meios de comunicação. Durante muitos anos, temos marcado presença no rádio e na televisão. Porém, quando se trata de mobilidade, interatividade e disponibilidade, a internet ganha seu espaço. Enquanto alguns programas de rádio e televisão são transmitidos em horários em que as pessoas estão ocupadas em suas atividades cotidianas, o conteúdo publicado na internet permanece disponível a qualquer hora do dia ou da noite.

Embora jamais devamos descartar o contato pessoal, precisamos adicionar novos métodos à pregação. Como diz Ellen G. White, “alguns métodos usados nesta obra serão diferentes dos que foram postos em prática no passado” (Evangelismo, p. 130). Neste artigo, sugerimos diferentes maneiras através das quais a internet pode ser um método eficaz de evangelização.

E-mail

Trata-se de um recurso que permite compor, enviar e receber mensagens. É o meio mais utilizado na internet. Como você pode aproveitá-lo?

  • ♦ Envie a um grupo de amigos mensagens contendo reflexões e pensamentos bíblicos.

Crie notas de rodapé nos e-mails com sugestões de sites cristãos ou textos bíblicos. Esse é um meio eficaz, uma vez que muitos e-mails são reenviados pelos primeiros destinatários a outros amigos e uma só mensagem pode alcançar muitos leitores.

Boletim informativo

Também chamado de newsletter, é uma publicação de distribuição regular a assinantes, geralmente abordando um assunto específico.

  • ♦ Sites religiosos podem enviar periodicamente boletins por assunto. A vantagem é que, ao fazer o cadastro, o internauta escolhe receber o boletim de acordo com áreas de seu interesse.
  • ♦ Indique o boletim aos amigos, de acordo com as preferências deles. Por exemplo: um estudante de Nutrição pode ser informado sobre um boletim que contenha esse assunto.

Grupos (newsgroups)

Esse serviço permite a criação de grupos de discussão por e-mails, assim como comunidades virtuais, tornando a comunicação on-line mais prática, rápida e divertida. O assunto recebido pode ser discutido com todas as pessoas cadastradas do grupo. Em cada comentário publicado, todos recebem o mesmo comentário, porém, os grupos podem utilizar moderadores para analisar as mensagens antes de ser enviadas ao grupo cadastrado, evitando assim comentários agressivos ou incoerentes.

  • ♦ Depois de escolher o tema do grupo, divulgue-o para o maior número de pessoas, a fim de que cadastrem seus e-mails e comecem a receber as mensagens. Prefira temas que não agridam a convicção religiosa de ninguém.
  • ♦ Dicas de assuntos: Poesias cristãs, meditações diárias, promessas bíblicas, estudos bíblicos, saúde, criacionismo, profecias.

Sites

  • ♦ Um site deve abordar um tema específico; ou, em sua forma ampla chamada de Portal, disponibilizar assuntos diversos, através de textos, áudios e vídeos. Escolha a abrangência do site, mas delimite-a, de acordo com a capacidade de materiais que serão publicados. Um internauta gosta de visitar sites com novidades.
  • ♦ Torne o site interativo, para que os internautas encontrem maneiras de se comunicar, a fim de sanar dúvidas e fazer sugestões. Se possível, também disponibilize um número de telefone. Crie áreas de enquetes e espaço para comentários. Esse é o diferencial da internet.
  • ♦ Nomeie pessoas para ajudar na construção e manutenção do site. O webdesign cuidará do aspecto visual. O webmaster cuidará da linguagem de programação e, geralmente, da publicação do conteúdo que será disponibilizado pelo administrador ou editor geral.

“Não deve haver regras fixas; nossa obra é progressiva e deve haver oportunidade para os métodos serem melhorados”

  • ♦ Um site ou portal será avaliado por seu grau de relevância e forma de escrita. Tenha cuidado com a parte gramatical, não use termos pejorativos nem gírias. A linguagem coloquial deve prevalecer, porque o internauta não tem tempo para formalidades; mas tenha cuidado com excessos.
  • ♦ Disponibilize estudos bíblicos e outros materiais espirituais.
  • ♦ Adicione vídeos de palestras, sermões e apresentações musicais.
  • ♦ Divulgue links de referências ou banners de outros sites e blogs deno-minacionais.
  • ♦ Cadastre o site em mecanismos de buscas da rede, para que seja facilmente encontrado.

Weblog

Trata-se de uma página da internet que permite atualização rápida e constante de registros de pessoas ou de grupos, também chamados de posts (postagens) ou “artigos”. Mais conhecido pela forma simplificada blog, é um dos fenômenos mais populares da internet, por causa da interatividade com o internauta. Nele é possível publicar textos, imagens, vídeos, e disponibilizar ferramentas próprias de interação.

  • ♦ Escolha um tema para o blog.
  • ♦ Espera-se que as publicações sejam pessoais e expressem “ponto de vista”.
  • ♦ O blog é conhecido como um diário on line, e sua publicação deve ser diária ou, no mínimo, a cada três dias.
  • ♦ Adicione mecanismo de comentários para cada postagem. Isso ajuda a criar vínculo com o internauta.
  • ♦ Divulgue o blog para o maior número de pessoas em redes sociais da internet. Existem grupos que hospedam informações de blogs, para facilitar a pesquisa feita pelo internauta.
  • ♦ Adicione links de referências de outros sites e blogs denominacionais.
  • ♦ Estabeleça parceria com outros blogs que abordam temas semelhantes.
  • ♦ Disponibilize estudos bíblicos e outros materiais espirituais.
  • ♦ Adicione vídeos de palestras, sermões e apresentações musicais.
  • ♦ Cadastre o blog em mecanismos de buscas da rede, para que seja facilmente encontrado.

Microblog

É um meio de expressar ideias de modo rápido e objetivo, ideal para quem não dispõe de tempo para incrementar a página com os recursos dos blogs tradicionais, mas gosta de compartilhar suas ideias.

  • ♦ Seja relevante. Se você tiver bom conteúdo, atrairá seguidores.
  • ♦ Procure divulgar preferências pessoais relacionadas à experiência religiosa. Quando visitar um site religioso, assistir a um clip ou encontrar qualquer outro material evangelístico interssante, compartilhe com a lista de amigos.
  • ♦ Não use essa ferramenta para bater papo, como se fosse uma mensageira instantânea.
  • ♦ Seja conciso. No blog, a micro-postagem é geralmente limitada a 140 caracteres. Se a informação que você deseja transmitir requer mais caracteres, use um blog tradicional. Jamais envie duas postagens consecutivas, onde a segunda complementa a primeira, pois estará ferindo a filosofia básica que sustenta o serviço.

Flog

Trata-se de um blog com fotos. Seu número cresceu com a popularização das câmeras digitais e dos telefones celulares com câmera.

  • ♦ Crie um nome para o flog, para que o internauta conheça o tema e do que tratam as fotos disponibilizadas. Por exemplo; Num flog intitulado “desbravadores”, serão publicadas fotos dos eventos do clube. Através das fotos, pode-se despertar no internauta o interesse de conhecer a igreja.
  • ♦ Não publique fotos que deem margem a interpretações dúbias. Publique fotos das quais o internauta compreenda o significado e objetivo.

Vlog

Um blog feito com vídeos. Esse é um fenômeno que evolui rapidamente, pois a maioria das câmeras digitais e telefones celulares também captam imagens em movimento.

  • ♦ Escolha o tema do vlog.
  • ♦ Publique vídeos bem filmados e de boa qualidade sonora.
  • ♦ No caso de publicar vídeos de terceiros, faça-o com a devida autorização.
  • ♦ Sugestões de vídeos: sermões, musicais, desfiles, atividades gerais da igreja, como treinamento e outras.

Podcast

Essa é uma forma de distribuição de arquivos digitais pela internet. O podcast tem vários programas ou episódios, como se formassem um seriado de arquivos. Ficam hospedados em um endereço e, por download, chegam ao computador pessoal.

Elabore os arquivos de vídeo, imagem e som (de boa qualidade) que deseja divulgar para evangelização.

Divulgue para amigos e sites de cadastro para podcast.

Wiki

Sites desse tipo permitem alterar, apagar, reescrever ou adicionar conteúdos, sem necessidade de muito conhecimento técnico. O modelo mais conhecido é a Wikipedia, a enciclopédia virtual que surgiu em 2001, escrita e atualizada pelos usuários. Apesar disso, o wiki possui conotação de enciclopédia virtual e não pode aceitar qualquer conteúdo.

Os internautas esperam encontrar nos sites wiki matérias bem elaboradas e que contenham fontes de referências. É uma boa oportunidade para escrever sobre fatos históricos, doutrinas e atividades dos diversos setores da igreja. Isso poderá despertar o interesse do pesquisador em conhecer a Igreja Adventista.

Fórum

Esse é um espaço para discussão e troca de ideias. Nele, o internauta pode fazer comentários, perguntar, criticar e opinar sobre vários temas. Ao lado das listas de e-mails, é um dos modelos mais antigos de agrupamento virtual.

  • ♦ Escolha o tema do fórum.
  • participação de usuários que tentam
  • ♦ Providencie moderadores com tempo disponível para interação com o internauta bem como policiar a denegrir ou desvirtuar a boa imagem e os objetivos do fórum.
  • ♦ Sugestões de fórum: Métodos modernos de evangelização, sinopse de livros religiosos, saúde, ciência e religião, aconselhamento, entre outros.

Redes sociais

As redes sociais são formas de compartilhamento de informações, preferências e ideias entre usuários amigos ou entre pessoas que compartilham semelhantes estilos de vida. Para aproveitar evangelisticamente esse recurso, considere estas sugestões:

  • ♦ Primeiramente, crie seu perfil na rede social escolhida (orkut, mypace, sonico, facebook). Ao elaborar a descrição pessoal, procure apresentar suas crenças pessoais e atribuições religiosas, como parte de seus hábitos de vida.
  • ♦ Divulgue imagens, vídeos e músicas cristãs.
  • ♦ Através de fotos ou vídeos, mostre eventos interessantes que aconteceram em sua igreja.
  • ♦ Envie mensagens aos amigos, convidando-os a participar de programações da igreja.
  • ♦ Aproveite as diversas ocasiões e ocorrências na vida dos amigos para compartilhar palavras de consolo, esperança, ânimo ou congratulações, através de textos bíblicos ou pensamentos cristãos.

São essas algumas das ferramentas mais usadas na comunicação virtual. Com sabedoria, estudo e atualização constante, é possível tirar proveito desses recursos, abrindo portas para a divulgação da mensagem adventista.

Não tenha medo de investir em novos métodos. “Não deve haver regras fixas; nossa obra é progressiva, e deve haver oportunidade para os métodos serem melhorados” (Evangelismo, p. 105). “Todos quantos estejam relacionados com a obra devem manter ideias novas” (Ibid., p. 178).