Seguir um roteiro ou mapa nos garante uma viagem segura e a chegada sem transtornos ao destino. O Antigo Testamento provê semelhante roteiro para nosso pastorado. Habituamo-nos a ver o livro de Josué como uma dinâmica história de magnífica libertação, atos milagrosos e conquistas gloriosas. Ele é tudo isso e algo mais.

Em nossa imaginação, pintamos Josué como o poderoso guerreiro que ajudou Moisés, espiando a terra, lutando por justiça, liderando Israel na travessia do Rio Jordão e conquistando Jericó. Às vezes, o imaginei no apogeu de seus 40 anos de idade, mas ele já era bastante idoso quando Moisés morreu. Calebe, seu parceiro de espionagem, já tinha alcançado 85 anos. Assim mesmo, tendo acumulado bastante experiência, lá estava ele, em prontidão para submeter-se e seguir fielmente o roteiro estabelecido por Deus para seu ministério. Observe os marcos desse roteiro:

Deus falou a Josué (Js 1:1). Hoje, o Senhor ainda Se agrada em falar com Seus líderes escolhidos, assim como falou a Josué. De fato, orar não é apenas derramar nossas petições em Seus ouvidos, mas ouvir Sua voz falando ao nosso coração e mente. Como devemos responder? Ouvindo-O atentamente.

Líderes não podem oscilar entre duas opiniões. Ou permanecem firmes por uma coisa, ou fracassarão por qualquer coisa

Deus instruiu Josué: “Agora, passa este Jordão, tu ’e todo este povo” (Js 1:2). Era a expressão do propósito que Ele tinha estabelecido para Seu povo: “Vocês estão aqui, mas quero que se dirijam para lá”. E, ao seguir as instruções divinas, o povo foi impulsionado para atingir a meta estabelecida – a terra prometida. Como devemos responder, hoje? Obedecendo às instruções.

Deus garantiu a vitória: “Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado… Ninguém te poderá resistir” (Js 1:3, 5). Líderes que seguem a direção de Deus são imbuídos de poder celestial. Nem forças humanas nem demoníacas terão qualquer vantagem sobre você, quando seus sonhos são os sonhos de Deus e você segue Suas instruções. Então, aventure-se!

Deus animou Josué: “Sê forte e corajoso,… não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda” (Js 1:6, 7). Líderes que desejam ser bem-sucedidos não podem oscilar entre duas opiniões. Eles devem permanecer firmes por uma coisa, ou fracassarão por qualquer coisa. Empenhe-se corajosamente, foi o que disse o Senhor. Portanto, aja.

Deus mostrou a condição para o êxito: “Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas” (Js 3:5). Como pastores, somos chamados à santidade. A fé viva e experimental leva a Palavra de Deus a sério, antecipa vitórias e nos mantém na certeza de que Deus é fiel no cumprimento de Suas promessas. Antes de tudo, consagremo-nos a Ele.

Deus prometeu ampliar a influência de Josué: “Hoje, começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel” (Js 3:7). Ou seja, “Eu o ajudarei a fazer grandes coisas.

Ampliarei seu ministério à medida que você permitir ampliar sua visão. Você pode confiar a Mim sua reputação”. Não tenha medo de sonhar alto.

Deus preparou o sucesso: “Tu, pois, ordenarás aos sacerdotes… Ao chegardes à borda das águas do Jordão, parareis aí” (Js 3:8). O milagre não ocorreu até que os líderes pararam junto ao rio. Há tempo de agir e tempo de esperar no Senhor, junto aos desafios, antecipando a libertação de Deus. Simplesmente, lidere o povo.

Deus ordenou o povo a memorizar Seus feitos (Js 3:8). Israel precisava memorizar os poderosos feitos de Deus. Assim, homens fortes transportaram pedras dos barrancos e estabeleceram um memorial para que as futuras gerações celebrassem ao Senhor. Sigamos o roteiro de Deus e celebremos o que Ele tem feito por nós. Somos Seus escolhidos, sacerdócio real.