“Cantarei ao Senhor enquanto eu viver; cantarei louvores ao meu Deus durante a minha vida” (SI 104:33)

A bênção do cântico em grupo foi experimentada pelo povo de Deus, em sua peregrinação no passado: “Assim como os filhos de Israel, jornadeando pelo deserto, suavizavam pela música de cânticos sagrados a sua viagem, Deus ordena a Seus filhos hoje que alegrem sua vida peregrina. Poucos meios há mais eficazes para fixar Suas palavras na memória do que repeti-las em cânticos. E tal cântico tem maravilhoso poder.” (Ellen G. White, Educação, p. 167,168).

As famílias são exemplos perfeitos de pequenos grupos. Pais e filhos devem cantar diariamente em louvor a Deus. Aliás, num pequeno grupo, o cântico deve ser constante, unindo os participantes sob uma abençoada atmosfera celestial. Foi assim no passado, e pode acontecer hoje. Relatando uma viagem que fez, Ellen G. White escreveu: “No domingo tivemos outro serviço de canto. Os passageiros escutaram atentamente… Na segunda tivemos mais canto, e todos nós parecíamos estar mais unidos.” (Evangelismo, p. 503).

Problemas e soluções

Algumas pessoas apresentam dificuldades que supostamente impedem o cântico nos pequenos grupos. Observe algumas delas e como é fácil resolvê-las:

Não temos acompanhamento instrumental. Para cantar, não é preciso

acompanhamento instrumental. Evidentemente, ele contribui para a boa apresentação do cântico, mas não é indispensável. Às vezes, é até mais bonito cantar sem acompanhamento.

Há uma pessoa desafinada que atrapalha. Realmente, não é fácil cantar as notas diferentes da melodia tendo ao lado alguém cantando a mesma nota durante todo o tempo. Mas, não pense em descartar o cantor desafinado; não o ridicularize nem humilhe. Com amor e carinho, valha-se do restante do grupo para cantar corretamente perto dele. Agindo com paciência, perseverança e respeito, já testemunhei transformações maravilhosas nesse sentido.

Ninguém conhece música. Cantar em louvor a Deus não é privilégio exclusivo de músicos especializados. Sem dúvida, uma pessoa treinada pode ajudar bastante na liderança do cântico, mas tudo o que é necessário no pequeno grupo é boa disposição para louvar ao Senhor com alegria e gratidão. Momentos de louvor são oportunidades de comunhão com Deus e unidade no pequeno grupo.

Onde posso encontrar material adequado? O ideal é ter um piano ou teclado, para que haja acompanhamento ao vivo durante o louvor. Porém, caso isso não seja possível, pode-se usar os CDs e DVDs do Hinário Adventista, ou aqueles produzidos pelo Ministério Jovem. Há muitos playbacks de solistas que também são adequados para os momentos de louvor dos pequenos grupos.

Preparo e envolvimento

Finalmente, considere as seguintes sugestões adicionais:

  • ♦ Faça dos momentos de louvor uma ocasião espiritual. “Deve haver uma viva ligação com Deus em oração, uma viva ligação com Deus em cânticos de louvor e ações de graças.” (Ellen G. White, Ibid., p. 498).
  • ♦ Prepare-se. Evite improvisação e desorganização.
  • ♦ Procure chamar a atenção para a mensagem da letra. Faça com que as pessoas cantem com espírito e entendimento. “Como parte do culto, o canto é um ato de adoração tanto quanto a oração. Efetivamente, muitos hinos são orações.” (Ellen G. White, Educação, p. 168).
  • ♦ Não cante muito rápido, mas também não deixe que o cântico fique “arrastado”. Lembre-se de que as pessoas precisam respirar.
  • ♦ Procure envolver todos os participantes do pequeno grupo. O cântico deve ser inclusivo, não excludente.

Acho maravilhosa a oração do salmista: “Cantarei ao Senhor enquanto eu viver; cantarei louvores ao meu Deus durante a minha vida” (Sl 104:33). Que o Senhor nos abençoe e inspire na utilização do louvor em nossos pequenos grupos.