Trechos do Relatório apresentado em New Orleans, na quinta-feira, 4 de julho de 1985.

Impelidos pelo ousado slogan: “Evangelho, Glória, Ouro”, os conquistadores espanhóis venceram e subjugaram os povos e as terras da América Central. Desde o domínio colonial e a subseqüente descolonização, estas terras têm sido caracterizadas por tensões, desafios e turbulências políticas. Entre as tumultuosas forças políticas e econômicas que assolam esses países da América Central, hoje em dia está em andamento uma nova e espetacular conquista espiritual. Tendo de enfrentar uma pasmosa explosão demográfica de mais de 195 milhões de habitantes em dezenas de países, a Igreja Adventista do Sétimo Dia empreende uma colossal conquista evangelística. Ao contrário dos conquistadores espanhóis, não buscamos glória nem exploramos ouro. Nosso único objetivo é a conquista dos povos da América Central para glória de Deus e vitória da Mensagem do Advento.

Unidade, Evangelismo e Consolidação

Este foi o slogan que impeliu as forças evangelísticas a tentarem o impossível e realizarem extraordinárias façanhas de conquista de almas durante este qüinqüênio.

A apresentação dos Mil Dias de Colheita intensificou dramaticamente o ímpeto evangelístico de toda a Igreja. Tanto os leigos como os obreiros denominacionais ficaram empolgados com este conceito inovador. Com um entusiasmo sem igual, o objetivo de 200.000 batismos durante os Mil Dias de Colheita, ou 200 batismos por dia, tornou-se a prioridade da Igreja. Nenhuma outra atividade em nossa história uniu e motivou tanto a Igreja como esta dinâmica ação evangelística.

Carlos E. Aeschlimann, secretário da Associação Ministerial e evangelista da Divisão, coordenou as forças ministeriais numa extraordinária penetração evangelística. O novo conceito de grandes campanhas evangelísticas nacionais e internacionais tornou-se uma estratégia de conquista de almas com uma produtividade sem precedente. Um novo recorde foi estabelecido na América Central em 1983, quando sua cruzada internacional de sete países resultou em mais de 11.000 batismos. A campanha internacional mais espetacular foi a de janeiro a junho de 1984. Durante este período foram realizadas 16.280 séries simultâneas, por obreiros e leigos, em mais de mil novas comunidades. Os resultados foram maravilhosos: 40.356 batismos e 630 novas igrejas e grupos.

Um dinâmico exército de obreiros e obreiras voluntários está irreversivelmente empenhado na conquista da América Central para Cristo…. Durante o qüinqüênio, esses corajosos e dedicados homens e mulheres deram cerca de vinte e cinco milhões de estudos bíblicos, realizaram 240.704 cruzadas evangelísticas e distribuíram mais de 40 milhões de folhetos, revistas e livros repletos da mensagem. Por meio dessas atividades foram batizadas 235.289 pessoas durante o qüinqüênio.

Cinco Anos de Crescimento Sem Precedente

Motivados pelos Mil Dias de Colheita, administradores, departamentais, pastores, obreiros no setor da saúde, colportores, professores, obreiros institucionais, empregados de escritório e milhares de leigos se uniram para tornar possível o maior e mais produtivo período na história da América Central. Cada ano foi estabelecido um novo recorde mundial em batismos. Em 1984 foram acrescentados à Igreja, pelo batismo e profissão de fé, 81.854 novos crentes. Pelo poder de Deus e o envolvimento coletivo da Igreja no evangelismo, 348.726 novos membros foram acrescentados à Igreja durante o qüinqüênio. Isto representa um aumento de 78.941 batismos ou 29,3% sobre o período anterior. Cada semana do qüinqüênio foram acrescentados à Igreja 1.341 crentes. O proverbial slogan da América Central: “Mil por mês’’, há muito tempo foi substituído por este slogan mais ousado: “Mil por semana”. Isto é um autêntico milagre moderno da graça redentora, uma dramática manifestação de um novo Pentecostes!

Esta explosão no evangelismo elevou o número de membros na Divisão para 832.908, o que constitui um aumento líquido de 36,9% sobre o número de membros existente há cinco anos. J. H. Figueroa, secretário da Divisão, salienta que de acordo com as estimativas baseadas no aumento anual de 6,5%, a América Central atingirá 1.006.110 membros em 1987. Que dia de regozijo quando isso acontecer! A proporção de adventistas com a população em geral é agora de 1 para 230. A Deus seja dada a glória! Durante esse período foram organizadas 529 igrejas, o que dá uma média de 105,8 igrejas por ano. Em 31 de dezembro de 1984 outro sonho dourado tornou-se uma ditosa realidade na América Central quando o total de membros da Escola Sabatina chegou a 1.005.003. Isto representa um aumento de 42,5% sobre o período anterior.

O Ministério da Página Impressa — Vanguarda do Adventismo

Embora seja afligida pela desvalorização da moeda, pelas restrições impostas ao intercâmbio com outros países, e por outros problemas, a obra da página impressa continua sendo a poderosa vanguarda da mensagem adventista….

Como contribuição direta para os Mil Dias de Colheita, esses mensageiros da página impressa conduziram 21.700 conversos à comunhão da Igreja. R. A. Rodríguez, diretor do Departamento de Publicações da Divisão, relata que os nossos colportores-evangelistas continuam a quebrar todos os recordes anteriores, entregando literatura adventista no valor de 84.808.869 dólares. Isto constitui um aumento de 72,6% sobre os cinco anos anteriores.

A recém-organizada Associação de Publicações da Divisão Interamericana deu novo impulso à obra de publicações na América Central. Em 1982 drásticas condições econômicas e graves restrições sobre as importações ocasionaram uma crise, tornando impossível que a Pacific Press continuasse como a nossa única fornecedora. Essa crise ameaçava o futuro da obra de publicações. Deus abriu, porém, uma nova porta. A fim de satisfazer a crescente demanda de literatura adventista pela população em geral e pelos membros da Igreja que aumentam cada vez mais, foi estabelecida a Associação de Publicações da Divisão Interamericana, sob a direção de Juan de Armas. Esta editora não somente está provendo cada vez maior quantidade de literatura para o nosso território, mas também está ocasionando uma redução de 40 a 50 por cento no preço. O futuro da obra de publicações nesta Divisão é tão esplêndido como as promessas de Deus!

Outros Dados Interessantes

* A educação adventista ocupa uma posição essencial no evangelismo e no crescimento da Igreja. 8 colégios, 331 ginásios e 507 escolas primárias desempenham uma parte importante na conquista, na conservação e no preparo dos jovens para Cristo e a obra da Igreja. 83.273 alunos estão atualmente matriculados nas escolas da Divisão, desde o curso primário até a universidade. Estas instituições são muito mais do que centros acadêmicos para a obtenção de conhecimentos. São essencialmente centros de preparo para o serviço e para o evangelismo. Um programa evangelístico muito bem organizado é constantemente dirigido pelos departamentos de Teologia de todos os colégios da América Central. Nestas instituições, os professores e os alunos se unem em proveitosas atividades evangelísticas na comunidade. O resultado é o estabelecimento de centenas de novas igrejas, para honra e glória de Deus.

* Israel Leito, diretor dos Jovens da Divisão, relata que por meio de uma série de atividades missionárias voltadas para os jovens, durante este qüinqüênio foram ganhas 200.000 pessoas para Cristo. Um verdadeiro exército de 363.665 jovens adventistas que se reúnem em 6.100 sociedades J. A. traz vitalidade, brilho e entusiasmo à Igreja. Durante este qüinqüênio o número de jovens adventistas aumentou mais de cem por cento. Mais de 45% dos membros da Igreja na América Central consistem de jovens entre 12 e 30 anos de idade.

* Por meio de um programa inovador de instruções em Saúde Pública, patrocinado pelo Departamento de Saúde e pela Escola de Sáude da Universidade de Loma Linda, centenas de indivíduos de todas as partes da Divisão receberam preparo em vários setores da Saúde Pública. Um dos pontos altos do qüinqüênio foi a formatura de 97 profissionais com o grau de mestrado em Saúde Pública. Vinte outros receberam certificados de conclusão do curso sobre saúde.

Estes indivíduos graduados trouxeram nova vitalidade ao total programa evangelístico da Igreja. Noções de cuidado da saúde, nutrição e higiene, cursos para deixar de fumar em cinco dias, clínicas de tratamento do estresse, cursos de arte culinária e outros constituem uma parte integrante das atividades evangelísticas desses profissionais da sáude. Por meio desse ministério especial, milhares de homens e mulheres têm aceito a mensagem adventista com seu estilo de vida que satisfaz. Os 10 hospitais e as 20 clínicas médicas e dentárias continuam a servir de “braço direito” da Mensagem do Advento.

* Mediante um audaz plano de ação dirigido por R. S. Folkenberg, secretário de Campo da Divisão, cinco novas estações de rádio foram adquiridas durante este qüinqüênio. A mensagem adventista penetra agora nos lares de milhões de pessoas na América Central através de 192 estações de rádio e quatro programas de TV nas quatro principais línguas dessa região. Sete das estações de rádio pertencem à Igreja Adventista do Sétimo Dia e são dirigidas por ela. O programa do carteiro missionário em conexão com dezenas de escolas bíblicas por correspondência tem agora mais de um milhão de alunos matriculados. 546.253 alunos se formaram nesses cursos bíblicos durante o qüinqüênio. Como resultado direto do ministério pelo rádio e pela televisão, foram batizadas 32.997 pessoas.

* Apesar da ampla depressão econômica, da inflação galopante, e do alto índice de desemprego, os membros da Igreja continuam a demonstrar notável fidelidade à Causa de Deus. O tesoureiro da Divisão relata que durante o qüinqüênio os fiéis mordomos de Deus entregaram mais de 120 milhões de dólares de dízimo à tesouraria do Senhor. As ofertas missionárias atingiram o montante de 11.155.400 dólares.

Liberdade Religiosa na América Central

Somos profundamente gratos porque a maioria dos governos na América Central garantem plena liberdade religiosa. A geral atmosfera de liberdade religiosa tem possibilitado que a Igreja se empenhe livremente na proclamação do evangelho. Lamartine Honore, diretor de Assuntos Públicos e Liberdade Religiosa da Divisão, tem afirmado que a Igreja continua sendo um poderoso instrumento evangelístico mesmo nas regiões em que há restrições religiosas. Os adventistas gozam de elevado conceito em virtude de suas contribuições espirituais, morais e materiais para a comunidade.

A Conquista Inacabada

A fenomenal explosão evangelística e o inaudito crescimento da Igreja na Divisão Interamericana não devem ser encarados com orgulho e vaidade pessoal. Com humildade e gratidão, atribuímos toda a honra e glória a Deus. “Não por força nem por poder, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.” Zac. 4:6.

É apropriado que nos lembremos de que a conquista da América Central para Cristo está longe de se achar concluída. “Ainda muitíssima terra ficou para se possuir.” Jos. 13:1. Nos densos centros populacionais da América Central há milhões e milhões de pessoas que nunca ouviram a mensagem da Igreja remanescente. Chegou a hora para que a Igreja em sua totalidade empreenda o avanço evangelístico mais amplo, cabal e abrangente que já foi realizado na história da Igreja…. Inflamados por uma convicção resoluta e habilitados pelo poder do Espírito Santo, terminaremos a conquista da América Central, para glória de Deus e vitória da Mensagem do Advento. Maranata!