Entre as relíquias históricas guardadas nos arquivos da Associação Geral, encontra-se o diário do Pastor R. Dewitt Hottel, um pastor adventista que servia em Virgínia durante os últimos anos da década de 1880. Hottel assistiu às reuniões da Associação Geral e manteve um diário em forma de esboço de sua experiência.

Embora o diário de Hottel seja o seu principal ingrediente, este artigo inclui também vislumbres e informações respigadas de várias outras fontes. A combinação destas fontes oferece um relato diário de como a Conferência Geral de Mineápolis pôde ser sentida por um delegado típico.

As fontes usadas para completar o relatório de Hottel incluem as anotações que W. C. White fez sobre os sermões apresentados na sessão, relatos encontrados na Review and Herald, memórias escritas por Ellen G. White e recortes de jornais do Mineapolis Journal. Em outras palavras, embora Hottel não tenha realmente escrito tudo o que está aqui, bem poderia tê-lo feito, pois ele, ou outros como ele, devem ter tomado parte em todas aquelas experiências. As notas no rodapé identificam o material vindo de outras fontes que não o diário de Hottel.

Terça-feira, 9 de outubro, Quicksburg, Virgínia

Mollie e eu jantamos bem. Saí por volta das 5 horas para a estação. Enderecei minha mala para Battle Creek, Michigan. Mollie chorava quando parti. Eu não gostava de deixá-la sozinha, mas achava que devia ir. Confiava em que o Senhor nos guardaria a ambos.

Quinta-feira, 11, Battle Creek, Michigan

Cheguei aqui depois das três, e me dirigi ao escritório da Review and Herald. Procurei o irmão Henry e fiz arranjos para meia diária.

Sexta-feira, 12 de outubro, Chicago, Illinois

Parti para Chicago a 1:20 da manhã, sem dormir, chegando às 8:30. Uma vez que o trem em que eu estava não partia de novo antes da tarde, saí para ver algumas coisas. Andei pela Rua do Estado, Avenida Wabash, Avenida Michigan. Fui ver “Jerusalém no Dia da Ressurreição”. Valeu a pena. Saí às 5:30 da tarde e rodamos toda a noite. Chovia um pouco. Eu estava um pouco gripado, não me sentia bem.

Sábado, 13 de outubro, Mineápolis, Minnesota

Chegamos a Mineápolis às 8:30 desta manhã. Tomei o bonde para a nova igreja na quarta Avenida e na Rua Trinta. Vejo o jornal de hoje chamar-nos de um “povo estranho”.1 A igreja é um edifício amplo situado na esquina, com terrenos vagos ao redor. Contudo, a cidade cresce nessa direção. A sala de reuniões fica no andar superior, enquanto no andar inferior eles providenciaram salas para a Escola Sabatina e para a Sociedade de Tratados e a Sociedade Missionária. A Sociedade de Tratados construiu um depósito próximo da igreja.

A Reunião da Associação Geral esteve funcionando desde quarta-feira. Hoje o irmão Smith falou em favor da Escola Sabatina no Signs of the Times. À tarde a irmã White falou livremente e com poder. Ela tomou como texto básico “Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai!’’ Como não houve nenhuma discussão sobre as dez pontas, sua mensagem foi muito bem recebida. Os corações foram alimentados e 62 testemunhos fervorosos foram dados em rápida sucessão. Em nosso culto de pôr-do-sol, oramos pelo irmão Butler, que está muito doente para assistir. À noite o irmão Jones falou sobre a imagem da besta.2

Encontrei um bom número de irmãos que eu conhecia. Estou cansado e com sono.

Domingo, 14 de outubro

Meus calções foram levados para meu quarto na casa de tábuas e colocados em cima de algumas roupas limpas. Boas reuniões o dia inteiro. Às 10:30 da manhã o Pastor Jones falou sobre as três pontas que foram arrancadas.

Choveu um pouco. Dei uma volta pela vizinhança.

Segunda-feira, 15 de outubro

Levantei-me às 5:30 da manhã, e desci para o desjejum às 6. A Sra. White falou nesta manhã, confirmando muitos pontos que estava querendo saber. Mas os ânimos começaram a acalorar-se quando o irmão Smith falou às 10 horas sobre os chifres. Ele disse que achava que o assunto era inteiramente desnecessário e tendia para o mal. Disse que o ponto de vista antigo se havia “comprovado por 40 anos” e que o novo ponto de vista precisava comprovar-se por espaço de tempo tão longo. Isto não era reforma, disse ele, mas a “destruição” das verdades antigas. De minha parte, disse ele, “não ficarei sentado indiferentemente para ver as pedras fundamentais de nossa mensagem serem removidas por mãos impiedosas.”

Ele disse que estava agindo com desvantagem porque não sabia que a questão seria levantada. Depois acrescentou, sarcasticamente, que alguns pareciam ter sabido e “se influenciado em bibliotecas” de fontes materiais.

A questão parece ser que a enumeração dos dez chifres que geralmente fazemos deve ser mudada, e os Alemanni devem substituir os Hunos.

Smith deve ter ficado ainda mais perturbado quando o jovem irmão Waggoner falou à tarde sobre a lei em Gálatas. Ele ainda fez alguns comentários sobre a divindade de Cristo.3

A irmã White estava nas reuniões. Tudo será discutido. Tomei chuva hoje ao ir para o meu quarto jantar, e novamente no caminho de volta para as reuniões.

Terça-feira, 16 de outubro

O dia foi cheio de atividades. No horário normal, meditação. Às 9 da manhã a Igreja e o Estado por A. T. Jones. As 10:30, E. J. Waggoner sobre a lei e o evangelho. Às 14:30, A. T. Jones voltou a falar sobre os dez chifres, e respondeu a Smith em termos não duvidosos. Ele disse por que veio com “bibliotecas”, e comentou várias cartas que haviam sido trocadas entre ele, e Smith e Waggoner.4

Tivemos também uma reunião especial e votamos a circulação de um número especial do American Sentinel justamente antes da escolha do dia do mês seguinte, quando Harrison e Cleveland se entenderiam.5

Quarta-feira, 17 de outubro

Reunião especial às 7:15 da manhã relacionada com a Sentinel. Depois, a Sra. White falou durante algum tempo e de maneira clara para nós. A sessão da Associação Geral se iniciou às 9:00 h nesta manhã. O Pastor Haskell foi escolhido temporariamente como presidente. Com oitenta e quatro delegados e muitos visitantes, foi-nos dito que provavelmente esta seja a maior Conferência Geral já realizada. Eles armaram quinze barracas perto de nossa casa de madeira, fazendo com que esta sessão se pareça mais com uma reunião campal. Sou o único delegado de Virgínia. Admitimos a Associação de Arkansas à Associação Geral; também a Associação Australiana. Depois a sessão foi prorrogada a pedido da presidência.6

Uriah Smith falou de novo sobre os dez chifres. Ele começou a falar as 10:20 da manhã e não parou antes de quase 1 h da tarde. Foi resolvido que se investigasse o assunto durante o ano vindouro. O irmão Waggoner falou outra vez sobre a lei às 14:30 e às 16 horas.

Quinta-feira, 18 de outubro

Está chovendo hoje. A Sra. White falou de novo no culto matinal. Às 9:00 horas da manhã E. J. Waggoner falou sobre Gálatas, lei, etc. Tivemos em nossa reunião um bom relatório sobre o trabalho nos campos sulinos — Geórgia, Flórida, Carolina do Norte e Tennessee.7

Sexta-feira, 19 de outubro

Quando já estávamos quase dormindo na última noite, fomos surpreendidos ao ouvir gargalhadas e voz alta no quarto ao lado. Os tagarelas estavam fazendo pouco caso dos irmãos Jones e Waggoner, imitando sua maneira de pregar de forma ridícula. Willie White veio tomar parte no ridículo também. Eles pareciam crer que a Sra. White e seu filho conspiravam juntamente com os irmãos Jones e Waggoner para tomar posição em favor dos pontos de vista que os dois jovens estavam apresentando.8

Hoje fez frio. Nevou. Fui ao curso de colportagem às 5:30 da manhã, então a Sra. White nos falou a respeito de ter fé. Surgiram mais problemas à tarde. O irmão Waggoner falou sobre a lei pela manhã; mais tarde, porém, naquele mesmo dia, o irmão Smith falou contra ele, dizendo que Romanos não tem nenhuma relação com Gálatas. Disse que há perigo na posição de Waggoner.

O irmão Kilgore disse que se opunha a discutir o assunto. Que jamais foi dada uma oportunidade como a que foi dada ao Dr. Waggoner. Que mesmo que fosse Waggoner quem estivesse doente, em lugar do Pastor Butler, ele ainda se oporia.10

Sábado, 20 de outubro

Estive doente o dia inteiro, mas assisti à maioria das reuniões. A Sra. White falou às 9 horas da manhã e novamente às 14:30 da tarde.

Domingo, 21 de outubro

Estive doente toda a noite e durante a manhã. Não me levantei até quase 9 horas. Desci para a igreja, mas mal podia fazê-lo. Voltei para a cama e permaneci deitado durante todo o dia. Apanhei um forte resfriado e me dói a garganta.

Segunda-feira, 22 de outubro

Doente toda a noite. Não dormi muito bem. Eu ia para a cidade fazer um tratamento hidroterápico, mas o irmão Burdick veio e me fez um tratamento de uma hora hoje de manhã. O irmão Purdham ajudou. Fiquei um pouco fraco. Fui para a cama e me senti bem melhor, mas piorei ao entardecer. Minha cabeça dói muito. Pus um tijolo quente nos pés, o que ajudou . Recebi uma carta de Mollie hoje. Fiquei contente em ter notícias dela, mas espero que ela não saiba que estou doente.

Terça-feira, 23 de outubro

Consegui dormir um pouco na noite passada. Estou muito melhor hoje de manhã, mas ainda me dói a garganta. Tenho alguns limões, que ajudam. Levantei-me às 8:00 horas. Agradeço ao Senhor por Sua bondade para comigo. Fui cedo para o quarto, tomei uma limonada quente e fui deitar cedo.

Quarta-feira, 24 de outubro

Minha garganta ainda dói um pouco. Sinto-me fraco ainda, mas assisti a todas as reuniões. O irmão Morrison suscitou o assunto da lei em Gálatas. Muito eloquente. Disse que estava contente por defender a verdade, mas triste pela necessidade de investigar o assunto.11

À tarde, o irmão Purdham e eu, juntamente com um bom número de outras pessoas, fomos à cidade visitar as Cascatas de St. Anthony no rio Mississippi. Voltamos para a reunião da noite; o irmão Eldridge falou sobre a obra da Colportagem.

Quinta-feira, 25 de outubro

Desci para o culto hoje de manhã às 5:30. A Sra. White estava ali e falou. Às 10:00 h o irmão Morrison falou sobre a lei em Gálatas.

Andei na direção leste, por algum tempo, ao anoitecer. Voltei e estudei um pouco minha lição. À noite, o irmão Prescott falou sobre educação. Foi ótimo! O Dr. Kellogg veio hoje.

Sexta-feira, 26 de outubro

A mesma coisa que ontem. Culto às 5:30 da manhã. A Sra. White estava conosco. Morrison falou sobre Gálatas às 9:00 h da manhã. Andei um pouco na direção oeste, à tarde. Recebemos o sábado com oração na igreja. Um bom número de novas pessoas veio para iniciar o sábado.

Sábado, 27 de outubro

Culto às 5:30 da manhã. A Sra. White não estava presente. O irmão Morrison falou sobre a lei em Gálatas. A Sociedade de Tratados se reuniu às 2:30 da tarde, outras sociedades — creio que educação e publicação — reuniram-se depois. Trouxe alguns amendoins e os comi hoje à tarde. Tivemos duas reuniões de Colportagem hoje; foram tratados alguns pontos de interesse. Falei com o Dr. Kellogg hoje à noite sobre meu resfriado. Ele me passou uma receita.

Domingo, 28 de outubro

Às 5:30 da manhã, culto. A Sra. White leu parte de um testemunho dado em 1878. A lei em Gálatas às 9:00 horas pelo irmão Morrison.

O irmão P., seu irmão, e eu fomos às Cataratas do St. Anthony, de trem. Charles P. comprou uma cesta de uvas e comemos a valer. Estragamos o apetite para o almoço. Chegamos às cataratas às 12:45 e ficamos ali uma hora. As cataratas são lindas. Passamos atrás da água.

Ao voltarmos, fomos a uma reunião da Escola Sabatina. Depois disso, o Dr. Kellogg falou um pouco. Comprei alguns biscoitos e maçãs. Não houve reunião da associação hoje.

Segunda-feira, 29 de outubro

Faz calor. Culto às 5:30 da manhã. A Sra. White está conosco e lê uma carta. Ela disse que não tinha esperança de assistir a outra Conferência Geral. O irmão Morrison falou às 9:00 h sobre a lei.

10:30 da manhã, Conferência. Distribuição de atividade. Fiz relatório parcial hoje. O irmão Humman doou para a Geórgia, e o irmão Purdham para Louisiana. Colportagem hoje de manhã, às 8:00 h.

Terça-feira, 30 de outubro

Está quente. Culto às 5:30 da manhã. A Sra. White estava presente e falou um pouco. Curso de Colportagem às 8:00 h, conferência às 9:00 h. Após o jantar, o irmão Purdham e eu fomos ver o grande Moinho de farinha de trigo da Companhia Pillsbury.12 Nós o percorremos com os irmãos Lane e Wilcox. É o maior moinho do mundo.

Quinta-feira, 1 de novembro

Quente. 5:30 da manhã, culto. A Sra. White presente, lê e fala um pouco. Outros também falam. Um homem disse que era um maníaco na religião. Disse que Cristo já havia vindo.

Ao entardecer o irmão Stevenson e eu fomos à cidade e tomamos um banho. Passeamos e voltamos. Estávamos numa situação tipo borracha. Eu ia para a igreja e, como me senti mal, subi para o meu quarto e fui deitar-me. O irmão P. subiu comigo, mas quando ouviu dizer que o irmão Bourdeau ia falar, voltou.

Sexta-feira, 2 de novembro

Em nosso culto das 5:30, o mesmo homem que disse que Cristo já havia vindo começou a falar e a Sra. White o repreendeu e apresentou algumas de suas primeiras experiências e advertências.

O irmão Matteson falou hoje à noite e apresentou algumas de suas experiências. Foram muito tocantes.

Sábado, 3 de novembro

Não houve culto hoje de manhã. S. S. às 9 horas. Fui à classe do jardim da infância, que estava interessante. O irmão Waggoner falou às 10:30 da manhã. Às 14:30 a Sra. White falou e foi feito um apelo em favor dos apostatados. A reunião continuou até terminar o sábado.

Domingo, 4 de novembro

Culto às 5:30 da manhã. A Sra. White não esteve presente. Nosso maníaco estava presente de novo, bem como uma senhora que procurava falar, mas foram impedidos. Conferência às 9 horas e em seguida foi a Sociedade de Tratados que foi adiada para cerca das 10:30. Encerrou-se com uma oração pelo irmão Haskell. Isto encerrou nossa reunião.

Teríamos o almoço às 12 horas, mas um pouco antes entramos e houve algumas perguntas feitas ao irmão Waggoner. Um bom número desceu e tomou o trem das 14:20 para Chicago. Quase lotamos um vagão.

Quarta-feira, 7 de novembro

Cheguei às 3:40 da tarde. Mollie ainda não me esperava. Estava feliz por ter voltado sem problemas e encontrá-la bem e tudo estar certo. Sinto-me agradecido ao Senhor por Sua bondade. Jantei. Fui deitar às 8 horas, pois estava cansado e com sono.

Bibliografia

1. “Here’s A Strange People,” Mineápolis Journal, 13 de outubro de 1888, pág. 8 (Cópias completas dos artigos do Journal podem ser obtidas por meio

do White Estate.)

2. Uriah Smith, ‘‘The General Conference lnstitute”, Review and Herald, vol. 65 (16 de outubro de 1888), pág. 648.

3. A maioria dos pormenores do registro desse dia foram tirados do W. C. White Handwritten Notes From Various Meetings Held in 1888, E. G. White Estate.

4. Ibidem.

5. Hottel não menciona o nome dos candidatos.

6. Uriah Smith, “S. D. Adventist General Conference”, Review and Herald, vol. 65 (22 de outubro

de 1888), pág. 664.

7. Ibidem.

8. Ellen White, Carta 14, 1889, pág. 4; Carta 85, 1889, pág. 3.

9. W. C. White Handwritten Notes

10. Ibidem.

11. Ibidem.

12. Hottel não menciona o nome do moinho mas a County Historical Society de Mineápolis identifica o Pillsbury como o moinho que mais se enquadra na descrição.

DR. RON GRAYBILL — Professor de História na Universidade de Loma Linda, Califórnia