As situações que enfrentamos por fora e por dentro da Igreja requerem nova dedicação e unidade de propósito. Agora é o tempo para nós, como membros e dirigentes de igreja, unirmos nossas energias, nosso amor e nossa consagração para atacar o inimigo e avançar juntos para cumprir a comissão do evangelho. A Igreja toda deve mover-se para a frente conjuntamente, de mãos dadas. Nossa Igreja, humanamente falando, não é nada “se consistir de cada um de nós”, mas é uma torre forte e uma poderosa força “se consistir de todos nós” — administradores, secretários departamentais, pastores, obreiros, anciãos, oficiais e membros de igreja coligados com dedicação para a terminação da obra.

Os administradores e outros líderes organizacionais das uniões, associações e missões realizarão campanhas evangelísticas no começo do ano, e cada pastor dedicará pelo menos 24 semanas do ano ao evangelismo. Todos os departamentos da Igreja voltarão suas atividades para o evangelismo do princípio ao fim do ano. O departamento de Atividades Leigas dará especial atenção ao preparo dos membros para a realização de cruzadas evangelísticas e ao ato de provê-los com bons materiais. Alguns serão adestrados para serem instrutores de classes batismais. Os planos requerem intensivas cruzadas evangelísticas da parte de todos os obreiros denominacionais e voluntários durante o período de três semanas que culmina na Semana Santa.

Todo membro de igreja é impelido a ganhar pelo menos uma pessoa, e toda igreja e grupo da Divisão é estimulado a programar mensalmente uma cerimônia batismal.

Um método para a conquista de novos membros é abrir trabalho novo em regiões ainda não penetradas, mediante Escolas Sabatinas Filiais, dirigindo seu crescimento para as classes batismais. Todas as classes de qualquer Escola Sabatina deveriam funcionar como unidades evangelizadoras, com um alvo batismal.

Os professores nas instituições educacionais adventistas na América Central devem estar cientes do enorme potencial evangelístico dessas escolas. Deve ser organizada uma classe batismal em cada escola, em todos os níveis educacionais: universidade, colégio, secundário e elementar. Os professores não somente devem trabalhar em favor de seus alunos, mas também organizá-los, ajudando-os a realizar campanhas evangelísticas.

Os colportores são estimulados a incluir “El Centinela” e uma Bíblia em cada uma de suas entregas, e a dedicar tempo a estudos bíblicos e campanhas evangelísticas, especialmente durante as cruzadas da Semana Santa.

A conquista de almas não é exclusivamente um empenho masculino na Divisão Interamericana. As mulheres desempenham uma parte ativa em muitos lugares. Na Guiana, 50 cruzadas evangelísticas, simultâneas, muitas delas tendo uma mulher como seu principal orador, resultaram no batismo de 250 pessoas. Todos os membros — jovens e idosos, homens e mulheres — estarão perdendo a melhor parte de sua experiência missionária se não participarem ativamente na conquista de almas.

AGORA é o tempo de todos os dirigentes, ministros, obreiros institucionais e departamentos traçarem planos e se empenharem em testemunho pessoal e evangelismo público. Contemos a homens e mulheres que o Rei vindouro está às portas. Preparai-vos para o encontro com Ele.

AGORA é o tempo de convocar todos os membros da igreja para testemunho total e evangelismo total.

AGORA é o tempo para um genuíno avivamento entre nós.

Deus está esperando que os professores, médicos e outros componentes da obra médica — Ele está à espera de que os colportores, os obreiros bíblicos, as secretárias de escritório, os oficiais de igreja, os membros, os jovens e as crianças, todos os dirigentes, ministros e obreiros se empenhem num ministério mais dilatado e num testemunho mais amplo. Esta é a hora mais importante para a Igreja. Nossa ordem é clara.

Prezados companheiros cristãos, é-nos dada a ordem: “Ide” — ide rapidamente. Ide AGORA, no Ano da Explosão Evangelística, e compeli os pecadores a vir e aceitar a salvação. Ide dizê-lo em todas as partes de vossa vila, de vossa cidade, de vossa metrópole. Dizei-o em todas as ilhas. Levai a mensagem à casa de cada pessoa. Dizei a vossos vizinhos e amigos que AGORA é o tempo oportuno.

Prezados crentes, o encargo da igreja remanescente, que se afigura impossível, será realizado. Sob o poder da chuva serôdia, o meio milhão de adventistas do sétimo dia na América Central (e os 400.000 da América do Sul) podem terminar a tarefa, e o farão. Os três milhões de membros em todo o mundo disseminarão a mensagem de um Salvador prestes a voltar. E tempo de colheita, e Deus nos prometeu o poder para colher e preparar um povo para Sua vinda.

A obra será terminada, não por programas (alguns são necessários), não por dinheiro (embora seja preciso), não por meio de planejamento dinâmico (o qual é essencial), mas pelo batismo do Espírito Santo, como no dia de Pentecostes. Inflamados com o amor de Jesus, os 3.000 novos conversos naquele dia tornaram-se instrumentos na produção de outros conversos.

Todo membro de igreja é impelido a ganhar pelo menos uma pessoa, e toda igreja e grupo da Divisão é estimulado a programar mensalmente uma cerimônia batismal.

A obra de Deus há de ser terminada em fulgurante glória e poder que causarão assombro ao mundo. Nada é impossível para Deus, mas nada de conseqüência eterna é possível sem Ele. Unicamente o poder da chuva serôdia fará com que a explosão evangelística se tome uma realidade.