A. A Importância do Método e Definição do Termo “Audiovisual”

1. Por si só, o termo Audiovisual se reveste de autoridade para chamar a atenção à necessidade e importância de usar o método na empolgante tarefa de apresentação da Verdade Evangélica.

2. Ninguém pode questionar nem pôr em dúvida que o ensino da parte do instrutor, conferencista, pastor ou professor, e o aprendizado da parte do ouvinte, são facilitados se tornarmos agradável e atraente a apresentação que pretendemos fazer, usando audiovisuais.

3. Conquistaremos os sentidos da audição e da visão para penetrar o coração e a mente com nosso objetivo primordial, isto é, o impacto da verdade na vida do indivíduo e das massas.

4. Definição do termo:

a) “Método de ensino que utiliza preponderantemente os sentidos, em especial a audição e a visão, mediante o comentário de espetáculos instrutivos (projeções, filmes, objetos artísticos, etc.)” — Larousse Ilustrado, pág. 114.

b) “Destinado a auxiliar no estudo e no ensino pelo emprego tanto do ouvido, quanto da vista.” — Grande Dicionário Brasileiro Melhoramentos, vol. 1, pág. 388.

5. Embora seja certo que nos dias de Jesus Cristo não existiam os meios audiovisuais sofisticados que temos hoje, Seu ministério e ensino se caracterizou pelo uso de símbolos. Quando a oportunidade e a ocasião o exigiam, o Mestre por excelência chamou a atenção para os “lírios do campo”, mostrou as alegres “aves do céu” e tomou nos braços a uma criancinha para ensinar partes imperecíveis do que é o evangelho.

“Ao aumentarem as multidões que O seguiam, quando chegava a um local apropriado falava-lhes, simplificando Seus discursos com o emprego de parábolas e símbolos.” — Evangelismo, pág. 203.

B. A Razão da Urgência de Seu Uso

1. Grandes massas humanas compostas de crianças, jovens e adultos são atraídas pelo bulício e o colorido da música das discotecas, dos programas de televisão e do cinema comercial, que em conjunto tendem a avassalar a consciência e a personalidade dos indivíduos, tornando mais difícil que eles atendam ao convite para dedicar um pouco de tempo a ouvir um discurso ou um seminário, mediante os quais queremos chegar a eles com “a verdade que salva”.

2. O mais triste é que o arquienganador está usando os melhores métodos audiovisuais a fim de apartar o homem dos apelos do Espírito Santo para que aceite o evangelho da graça.

3. Por conseguinte, torna-se muito ne-cessário arrebatar das mãos do originador do engano alguns métodos audiovisuais legítimos que ele usa ilegitimamente, a fim de usá-los em nossas apresentações públicas, atraindo assim a personalidade humana para o âmbito da verdadeira atração que é nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

C. O Espírito de Profecia e o Método em Consideração

1. “(As ilustrações] exercem efeito notável ao serem apresentadas ao público em reinvidicação da verdade. Usa-as o Senhor para impressionar as mentes. Fui instruída clara e nitidamente quanto a deverem usar-se quadros na apresentação da verdade. E essas ilustrações devem tornar-se ainda mais impressivas por meio das palavras que mostram a importância da obediência.” — Evangelismo, pág. 203.

2. ‘‘Tais métodos serão usados mais e mais neste trabalho de finalização.” — Idem, pág. 205.

3. ‘‘Mediante o uso de quadros, símbolos e figuras de várias espécies, pode o ministro fazer a verdade ressaltar com clareza e nitidez. É um auxílio e está em harmonia com a Palavra de Deus.” — Idem, pág. 206.

D. Vários Assuntos

1. Os audiovisuais são métodos auxiliares que não devem substituir a apresentação da verdade. A verdade tal qual está em Cristo é a atração central, não os audiovisuais.

2. Quem pode e deve usá-los?

a) Pastores

b) Evangelistas

c) Professores

d) Instrutores bíblicos

e) Pregadores leigos

f) Colportores

3. Por que alguns não usam os audiovisuais, apresentando tais escusas como as seguintes? —

a) Não tenho recursos para consegui-los. (Alguns são sinceros ao apresentar essa desculpa.)

b) Prepará-los requer muito trabalho e tempo. (Não será um pretexto para justificar sua falta de dedicação?)

c) Não se adapta a minha personalidade e à forma em que faço minhas exposições. (Uma boa apresentação se torna melhor com a ajuda deles.)

4. Não encontramos autênticas razões ou desculpas para a rejeição deste método.

E. Diferentes Tipos de Audiovisuais Que Podem Ser Utilizados

1. Quadro-negro.

2. Flanelógrafos ou metalógrafos.

3. Luz negra ou retroprojetores.

4. Diagramas e quadros.

5. Filmes sonoros (culturais e religiosos).

6. Projeções com um ou mais projetores de diapositivos.

7. Sistema de multiprojetores.

F. O Sistema Audiovisual Comumente Chamado “Multimeios”

1. É um meio para suscitar na mente do indivíduo propósitos de aprendizagem mais definidos e decisões duradouras e estáveis.

2. O autor deste artigo usa este método, com excelentes resultados no evangelismo público, para ilustrar suas conferências e reter o público por seis ou mais semanas.

3. Até aqui nenhum dos assistentes se queixou de que seja impróprio, pouco instrutivo e não atraente. Pelo contrário, os comentários são ótimos e animadores.

4. O escritor M. Griffin diz o seguinte a esse respeito:

“Um programa de multimeios pode ser mais eficaz do que um sermão direto, como meio para que a audiência aceite novas idéias.” — The Mind Changers, pág. 53.

5. Este conhecimento nos ajudará a não ficar tensos, embora as aparências digam que nem todos estão prestando atenção.

G. Pensamentos Finais

1. “Manifestem os que trabalham para Deus tato e talento, e engendrem recursos com que comunicar iluminação aos que estão perto e aos que estão longe.” — Evangelismo, pág. 206.

2. “O trabalho nas grandes cidades tem que ser feito segundo o método de Cristo, não segundo o sistema de uma representação teatral. Não é uma representação teatral que glorifica a Deus, mas a apresentação da verdade no amor de Cristo.” — Ibidem.

a) Isto quer dizer que o obreiro de Deus deve idear novos métodos que estejam dentro dos limites do respeito, da decência e da exaltação da mensagem evangélica.

b) Embora os audiovisuais sejam importantes métodos de ilustração e retenção da verdade, eles não constituem o centro da exposição da mensagem. O centro é Jesus Cristo e a verdade contida no evangelho.

WALTER G. CAMERON, coordenador da Obra Hispânica na Associação da Flórida, Estados Unidos