Se sua comissão está sofrendo pela desorientação da Comissão da Igreja, uma sessão de planejamento anual pode acrescentar vida a sua reunião.
senhor diretor, dê uma olhada. Nem metade dos membros da comissão estão presentes hoje à noite, e devo dizer que não os condeno. Tudo o que fazemos é discutir sempre as mesmas coisas. Quem se encarrega da cor com que devem ser pintadas as salas? Não há coisas mais importantes do que discutir sobre se devemos gastar dez cruzados novos com as novas fechaduras da sala das Dorcas? Afinal, qual é a nossa função? Talvez fosse melhor eu deixar o meu cargo.
— Pastor, estou disposto a servir como ancião, mas seria melhor que eu não fosse às reuniões da comissão. Como o senhor sabe, tenho tão poucas noites livres que não sei como poderia encontrar tempo para outra reunião. E, pastor, para ser honesto, não me sinto muito animado em passar uma noite procurando encontrar um auxiliar de pianista para a Escola Sabatina. Sei que é importante manter as rodas em movimento, mas penso se não deveríamos usar talvez o tempo da reunião da comissão de maneira mais eficaz.
Estas e outras declarações semelhantes, vieram de pessoas competentes, dedicadas e responsáveis. Elas me indicaram que os membros de minha comissão estavam sofrendo de uma doença chamada palavrórios da comissão da igreja.
Embora não sejam costumeiramente fatais, os sintomas da doença, entre os quais a pouca freqüência às reuniões, os longos debates sobre assuntos triviais e a indisposição do membro da comissão, podem dificultar a eficácia da comissão. Mesmo o pastor não está imune a essa enfermidade. Eu mesmo já sofri desse mal e não gosto do que ele me fez.
Pessoas qualificadas, dispostas a aceitar um cargo na igreja e ajudar na comissão, constituem uma aquisição inestimável. Os pensadores ponderados, razoáveis e criativos numa comissão de igreja são valiosos, e desejo conservar a todos quantos possa encontrar. Mesmo que eu não seja o presidente da comissão, sinto responsabilidade pela maneira como funciona a comissão da igreja. Quando as reuniões da comissão se tomam maçantes, ou achamos que gastamos grandes quantidades de tempo desordenadamente, em assuntos triviais, estamos com problemas. E quando a comissão está com problema, meu ministério está com problema.
Quando fui procurar a cura para conversa inútil, uma sugestão se sobrepôs às demais: a sessão de planejamento anual da comissão da igreja. O que segue é a elaboração do razoável para uma sessão anual de planejamento, um exemplo de programa, e a descrição de alguns dos problemas que podeis encontrar ao procurar pôr em prática a proposta em vossa igreja ou distrito.
Em primeiro lugar, aprendi que nem todos partilharam de meu entusiasmo por uma sessão de planejamento de fim-de-semana fora da igreja. A resposta mais comum para a proposta foi: Por que não podemos fazê-la aqui mesmo na igreja após a hora do culto? Qual o assunto que vai ser discutido? Em resposta, faço uma breve declaração que consiste no seguinte:
- 1. Seria a oportunidade para as pessoas ficarem informadas. Mesmo aquelas que já se conhecem por anos podem não ter tido uma oportunidade de partilhar idéias e informações de forma orientada e sem perigo.
- 2. Haverá tempo para trabalho, brincadeiras e conversação ininterruptos.
- 3. Afastar-se das circunstâncias familiares aumenta a atenção para uma tarefa específica.
- 4. As refeições serão providenciadas. (As senhoras a trarão imediatamente.)
- 5. Estará disponível o cuidado da criança. (Também um predileto das mães.)
Quando apresentei a idéia da sessão de planejamento antes da reunião da comissão, tornei-a um motivo para falar com certos líderes principais. Cada membro da comissão tem um voto igual, mas a comissão toda tem líderes pensantes cuja influência vai além de seu voto, de maneira que apresentei o conceito a várias dessas pessoas e aguardei sua contribuição.
Essas discussões particulares indicaram que as pessoas não estavam certas do propósito, para a igreja, das sessões de planejamento, e uma vez que eu não achava que tinha todas as respostas para as questões específicas, adquiri vá-rios exemplares do Effective Church Planning, de Lyle Schaller e sugeri que cada membro da comissão os lesse. Schaller faz forte declaração para o planejamento da igreja e apresenta razões pelas quais é importante que a comissão realize um intenso trabalho filosófico para servir de base para todos os programas da igreja. O livro causou uma impressão positiva sobre aqueles que o leram.
Na sexta reunião, a comissão apontou uma comissão ad hoc para estudar a proposta e retomar com uma recomendação. A comissão ad hoc recomendou o retiro que a comissão aceitou. Além disso, foi votado que o pastor, juntamente com aqueles a quem ele escolheu, designassem o programa de fim-de-semana.
Preparação
Preparar o esboço do programa é a chave para um fim-de-semana bem-sucedido, e o pastor desempenha o papel principal em determinar a direção que o programa deve seguir.
É importante que tenhamos em mente o que gostaríamos que os participantes realizassem e que procuremos maneiras de cumprir estes desígnios criando um tipo de programa lógico, interessante e exeqüível. O desafio é planejar uma agenda que forneça aos participantes um esboço claro e racional, que facilite o fluxo natural de um processo para o outro. Ela deve dar oportunidade para estudo intenso, bem como tempo para envolvimento social e reflexão pessoal. Uma vez que o tempo é um dos fatores, as indicações devem ser ao mesmo tempo breves e completas, mas pormenorizadas e amplas de modo que sejam interessantes. Quanto à maneira de harmonizar isto, dependerá dos recursos e habilidade inatos do pastor, mas há métodos que se podem usar para tornar mais fácil o processo.
Primeiramente, descubra membros na congregação que tenham experiência em liderança de grupo, e trabalhe com eles. Se não tiver membros qualificados, consulte outro pastor ou pessoas da comunidade. O importante é encontrar alguém que entenda do método de grupo. O pastor que depende de suas próprias habilidades apenas, está procurando problema.
Nosso grupo de sessão de planejamento procura organizar a sessão de planejamento de maneira tal que evite situações solucionadoras de problemas e ignore aqueles assuntos que muitas vezes já ocuparam nossas agendas de reunião de comissão. Nosso propósito tem sido considerar as propostas que discutem pontos fundamentais que dizem respeito aos alvos da igreja, objetivos, filosofia, esperanças e sonhos. Queremos ver o quadro maior e, dessa perspectiva, ter nossos sonhos e olhar para as oportunidades que aguardam nossa atenção.
Da longa lista de idéias produzidas na sessão anual de planejamento, (ver box anexo para descrição de como as listas são produzidas) algumas são mais realistas, outras menos. A melhor se toma a base para a formação da agenda mensal da comissão.
Cada mês apresenta outra oportunidade para considerarmos e procurarmos implementar uma proposta que venha da sessão de planejamento.
Após a sessã
Levamos os pápeis nos quais relatamos as sugestões dos grupos para trás do escritório. Aí a secretária copia cada sugestão e põe uma lista no correio para cada membro da comissão.
Agora a pergunta importante: Que diferença tem a sessão de planejamento feita?
Uma resposta definitiva para a pergunta é difícil. Em primeiro lugar, cada agenda mensal envolveu pelo menos um item que se originou da sessão de planejamento. A partir desse processo, os programas seguintes foram começados pela comissão e se tomaram parte do programa da igreja:
- 1. Iniciamos um ministério secular do campus e trabalhamos com a associação para assalariar um capelão de campus.
- 2. Custeamos um serviço da comunidade e coordenador de firmas.
- 3. Estabeleceu-se uma comissão de paróquia/púlpito.
- 4. Foi apresentada uma série de sermões sobre desenvolver e manter a vida espiritual.
- 5. Iniciamos uma equipe de amizade no sábado de manhã, às 9:00h, onde as pessoas podiam participar de uma bebida quente e da conversação.
- 6. Nossas reuniões da comissão se tomaram mais produtivas e nós saímos mais cedo.
- 7. Agora temos um sistema de contabilidade. Podemos rever o que foi feito antes na sessão de planejamento e ver o que fizemos para satisfazer nossas esperanças e sonhos, e o que ainda precisa ser feito.
Desde aquela primeira sessão de planejamento, mudei meus pontos de vista. Arrendar os serviços completos de um centro de retiro é dispendioso. Como compromisso, procuramos alugar um quarto em uma instalação para retiro cristão próxima. Isto também iria ficar dispendioso. Enquanto nós discutíamos possíveis lugares de reunião, a facilidade da igreja pareceu a mais razoável. Assim, durante meus últimos quatro anos em Green Lake nós nos reunimos em nossa igreja. Concluí também que poderiamos alcançar nossos alvos às 5:30h da tar-de de sábado, e a agenda agora reflete isto.
Em julho de 1986, fui transferido para uma nova congregação. Quatro meses depois, Ernie Furness, meu pastor-auxiliar na congregação e eu, levamos a comissão de nossa igreja para uma sessão de planejamento de fim-de-semana. Reunimo-nos na igreja e recebemos resposta semelhante à que tivemos com a igreja de Green Lake.
Planejamento do distrito
Um problema que muitos dos meus colegas enfrentam é como adaptar a sessão de planeja-mento da comissão, ao distrito com tantas igrejas. Passei seis anos de meu ministério em um distrito, de maneira que não estou alheio às necessidades especiais do pastor de muitas igrejas. As congregações de um distrito têm personalidades separadas e distintas, e o fato de terem um pastor comum não é garantia de que têm muito em comum.
De acordo com minha experiência, creio que não é bem o ideal ter juntos uma sessão de planejamento. Na verdade, ela pode ser mais negativa do que positiva. Enquanto não desenvolví e usei um programa tão pormenorizado quanto o que foi mencionado acima, as primeiras bases para o planejamento da igreja repousaram na experiência que eu tinha nas igrejas do distrito. Depois do primeiro ano mais ou menos em um distrito, comecei a perceber que eu não poderia usar os mesmos programas e maneiras de agir em cada uma das três igrejas. Cada igreja tinha suas próprias necessidades, habilidades, comunidade e possibilidades. Elas mesmas queriam ter seus alvos separados, não definidos. Fiz o propósito de encontrar um método para definir o indefinível e examinar com os membros da comissão o que eles gostariam de fazer em suas congregações e comunidades, e como gostariam de fazê-lo.
Em duas ocasiões, dirigi sessões de planejamento juntas. Particularmente, não fiquei satisfeito com a maneira em que cada uma se comportou. Verifiquei que existe presente em um distrito uma dinâmica sutil que tem a tendência de separar, mais do que unir as igrejas. Os membros de uma congregação não participaram, uns poucos membros da segunda igreja vieram, mas a maioria dos participantes ficaram distantes da congregação mais próxima onde nos reunimos.
Tentar dividir os participantes por igreja, deu origem a alguns pequenos grupos, e pô-los to-dos juntos significava que grupos estavam trabalhando em assuntos pertinentes apenas a uma parte do grupo. A solução foi reunir-me separadamente com cada igreja. Eu proporia que talvez fosse bom fazer a mesma coisa com este programa. Certamente a mesma agenda de fim-de-semana poderia ser usada em todas as igrejas do distrito, mas acho que cada congregação deveria reunir-se independente.
Pode não constituir a coisa mais importante reunir-se separadamente com as congregações ou em conjunto, usar uma agenda “enlatada” ou criar um programa feito por encomenda. O que creio ser importante é que nós pastores animemos e facilitemos a sessão de planejamento da comissão anual da igreja. Acho-a uma opinião valiosa na guerra contra as conversas ocas da comissão da igreja.
Agenda para um Retiro de Planejamento de Fim-de-semana
Sexta-feira à noite, das 7:30-9:30h: Serviço de Cântico. Tempo para Refletir e Orar. Tempo para informações (Dividimo-nos em grupos de oito). Os parentes não devem estar no mesmo grupo. Os grupos ficaram juntos durante todo o fim-de-semana. O coordenador do grupo para a primeira sessão foi o membro mais novo de nossa igreja.)
- 1. Apresente ao grupo uma breve história pessoal. Inclua a história de sua família e descreva quando e como sua família se tomou adventista.
- 2. Faça uma lista dos acontecimentos e pessoas importantes de sua vida, incluindo quem da congre-gação exerceu influência significativa em sua vida.
- 3. Fale sobre suas esperanças e objetivos, quando estes se relacionam com a congregação.
- 4. Numa sentença, descreva a você mesmo.
- 5. As 9:00h termine e tome tempo para refletir e para partilhar a experiência da noite que o afetou.
9:30h: Bênção.
Sábado, 9:45h da manhã: Devocional.
10:00-12:15h: Análise na congregação local. Introdução e divisão em pequenos grupos. Pontos a considerar:
- 1. O que é o ministério?
- 2. Defina as categorias de ministério que você acredita serem necessárias em sua congregação durante o próximo ano.
- 3. Que papel desempenha a comissão da igreja no desenvolvimento da espiritualidade da congregação? Como pode isto ser implementado?
- 4. Apresente ao grupo recomendações específicas pormenorizadas em favor da vida espiritual da congregação.
12:30h: Lanche no restaurante. l:00-2:00h: Intervalo.
2:00-2:45h: Relatórios dos pequenos grupos. (Cada sugestão foi escrita em papel de imprensa e afixada à parede para todos verem.)
2:45-3:15h: Exame das recomendações, e escolha das propostas específicas a serem consideradas pela comissão da igreja no ano vindouro. (Isto foi feito, tomando-se prioritários os itens em três categorias: urgentes, necessários e úteis.)
3:15-3:30h: Intervalo
3:30-4:45h: Discussão do ministério pastoral na igreja local.
Introdução: Presidente da comissão.
Discussão de pequeno grupo.
Pontos a considerar:
- 1. Qual é uma ocupação apropriada para o ministério pastoral?
- 2. Que fatores devem ser levados a efeito para promover e valorizar o ministério além deste período de tempo?
- 3. Que papel pode a comissão da igreja desempenhar para promover ministério eficaz além desse período de tempo?
Baseado na discussão acima, apresente propostas específicas para ampla discussão pelo grupo. (Estas já foram relatadas em papel de imprensa e afixadas na parede.)
4:45-5:15h: Intervalo.
5:45h: Jantar no restaurante.
6:45-7:30h: Relatório e discussão das sessões anteriores e a escolha dos itens específicos para consideração posterior pela comissão da igreja.
7:30-7:45h: Intervalo.
7:45-8:30h: Discussão em grupo.
Faça uma proposta para um programa que possa ser iniciado para influenciar positivamente um grupo específico tal como os sem-igreja, os não cristãos, grupo de idade específica ou grupo de interesse, tal como defensores da saúde, os estudantes, ou outros. Qual você entende ser o propósito do pro-grama que você sugere?
Prepare uma proposta específica para o território do programa apresentá-lo amplamente ao grupo.
Domingo
8:30h: Bênção.
10:00h: Oração.
10.-01-10:45h: Relatório da noite anterior e escolha dos itens a serem considerados depois pela comissão.
10:45h: Exame das necessidades e interesses que exigem maior atenção.
ll:30h: Resultado final.
12:00h: Oração final.