Sucesso fenomenal tem acompanhado os esforços de Colheita 90 de muitas divisões. Façamos planos para uma culminação vitoriosa.

Colheita 90 é um programa evangelístico de âmbito mundial, que foi adotado pela igreja na Sessão da Associação Geral de Nova Orleans em 1986. Es-te programa vai de 1º de julho de 1985 a 30 de junho de 1990. Colheita 90 entende que “esta-mos nos dias da colheita Os tempos exigem que a igreja desperte e dirija suas energias no sentido de atingir cada região e cada cultura étnica e grupo social”.

O programa Colheita 90 tem três dimensões importantes. A primeira delas é a dimensão espiritual: incentivar o desenvolvimento pessoal por meio do estudo da Bíblia, da oração intercessória, da amizade, do culto, da reavaliação da religião familiar, para que os lares possam tornar-se centros de amor, afeição e testemunho. A segunda, a dimensão evangelística: reconhecimento da igreja local como um centro de evangelismo, de adestramento e preparo dos membros para o ministério, e restauração da proclamação da mensagem bíblica profética dos adventistas do sétimo dia. A terceira, a dimensão do preparo: duplicar o número de membros equipados para atividades conquistadoras de almas, de acordo com seus dons espirituais, e tornar cada igreja adventista um centro de treinamento para o serviço.

A Colheita 90 tem, além disso, três alvos: Primeiro, duplicar o número das adesões que foram alcançadas durante os Mil Dias de Colheita. Segundo, adestrar os membros inativos da igreja e aumentar a freqüência à igreja. Terceiro, envolver as pessoas leigas, juntamente com seus pastores, em todas as espécies de evangelismo e atividades missionárias.

Junho de 1988 marcou a culminação dos primeiros três anos de Colheita 90. O programa foi acolhido com entusiasmo e está sendo implantado em todas as divisões e uniões do mundo. Os resultados têm sido muito animadores. Excelentes planos foram traçados; estão envolvidos administradores, departamentais, pastores e leigos; em muitos lugares estão ocorrendo reavivamentos espirituais.

Resultados animadores

O alvo mundial de batismos, a meio caminho de Colheita 90, era de 820.000. Graças a Deus, 1.075.050 pessoas já foram batizadas, durante esse período, havendo um excesso de 255.050. Das dez divisões, seis já alcançaram seu alvo. Durante 1987, três divisões ultrapassaram a marca dos 90.000 batismos: a Interamericana, 5.486; a África Oriental 93.951, e a América do Sul, 91.400.

Durante os últimos quatro anos, os batismos aumentaram consideravelmente. (Ver quadro 1.) Os métodos que têm produzido maior elevação do número de almas até o presente, são:

  • 1. Evangelismo público: Campanhas evangelísticas realizadas em igrejas, edifícios públicos, tendas, salões, etc., dirigidas por evangelistas, pastores, membros leigos e jovens.
  • 2. Estudos bíblicos: Dados em grupos, famílias ou a indivíduos, pelos pastores e, especial-mente, por irmãos leigos.
  • 3. Classes batismais: Especialmente na igreja, escola e nos lares, por pastores e membros leigos. Muitas igrejas têm classes batismais permanentes, separadas, para crianças, jovens e adultos.
  • 4. Seminários do Apocalipse: Realizados nas igrejas, escolas, hotéis, bibliotecas e lares. Estes seminários estão em voga em todos os Estados Unidos, Europa e na América do Sul e divisões do Pacífico. Logo eles estarão em todo o mundo. Por toda parte os resultados são bons. 
  • 5. Evangelismo do lar: Muitos lares se tornaram centros de atividades evangelísticas tais como estudos bíblicos, seminários e ramificações da Escola Sabatina.
  • 6. Batismos freqüentes: Em muitos lugares cada igreja realiza um batismo mensal. Em cada cerimônia é feito apelo aos que gostariam de preparar-se para o batismo. Estudos bíblicos de reforço, dados em seguida, preparam no-vos candidatos para futuros batismos.

Novos métodos bem-sucedidos

Durante Colheita 90, muitos métodos novos vêm sendo experimentados:

  • 1. Campanhas evangelísticas nacionais e multinacionais: Em um país ou em vários países, são realizados em todas as igrejas e em centenas de novos lugares, uma série de reuniões, seminários ou outras formas de reuniões, de acordo com um plano unido e simultâneo.
  • 2. Campanhas evangelísticas metropolitanas múltiplas: Numa cidade grande, as igrejas, pastores e centenas de membros leigos se unem para fazer evangelismo e cobrir a cidade.
  • 3. Evangelismo e saúde: Apresentação de vários programas doutrinários e de saúde.
  • 4. Seminários do Apocalipse em Massa: Cobrir um país ou uma determinada área com centenas de seminários do Apocalipse simultâneos, dirigidos por pastores e membros leigos. Na Divisão Sul-Americana cada Unidade Evangelizadora dirige um seminário do Apocalipse.
  • 5. Plano Pioneiro: Na América do Sul, a maioria das igrejas escolhe grupos cada ano, que deixam a igreja matriz e formam nova congregação.
  • 6. Institutos Móveis de Evangelismo: Em 1986, a Divisão do Extremo Oriente realizou uma conferência de dez dias sobre como evangelizar os muçulmanos. Vinte e cinco obreiros foram destinados para trabalharem entre essas pessoas, e seu esforço está produzindo resultados. Este ano a Divisão fará uma conferência semelhante sobre como trabalhar entre os budistas.

Notícias das divisões

Com a Colheita 90 já em mais da metade, a Divisão Sul-Americana já alcançou o maior número de batismos até agora. Vem sendo levado a efeito um programa de evangelismo intenso, o qual inclui campanhas nacionais e metropolitanas múltiplas, classes batismais em todas as igrejas, o plano pioneiro e seminários do Apocalipse dirigidos simultaneamente por todos os países da divisão. Em 1989, haverá uma campanha evangelística gigante no Brasil, e em 1990 a Divisão terá uma campanha multinacional.

A Divisão Interamericana tem um programa permanente de evangelismo. A Divisão tem quatro evangelistas e cada União o seu próprio. Grande número de membros leigos tomam parte em todos os aspectos do evangelismo e prepara 85% dos candidatos ao batismo. Todos os pastores se envolvem no evangelismo e preparam centenas de leigos para levá-lo avante. Desde a Divisão aos campos locais, os administradores dão absoluta prioridade ao evangelismo e dirigem pelo menos uma campanha por ano. Em 1989 haverá uma campanha evangelística gigante na Cidade do México, com pregações em 1.500 lugares ao mesmo tempo.

A Divisão Afro-Oceano Índico possui o maior alvo de batismo do campo mundial: 410 mil. Eles vêm desenvolvendo um intenso programa de evangelismo pastoral e leigo. Novos países e novas tribos estão sendo atingidos, entre os quais os pigmeus. Em Ruanda, foi realizado no sábado um batismo em massa. É difícil construir igrejas suficientes para acolher todos os novos membros. O Pastor Neal Wilson dirigiu uma grande campanha evangelística em Arusha, Tanzânia, em setembro do ano passado.

A Divisão da África Oriental obteve o segundo lugar em batismos até agora. No segundo ano de Colheita 90,97.181 almas foram batiza-das. Eles esperam batizar mais de 100 mil este ano. Muitos membros dos gigantes masai estão aceitando o evangelho. Em Mombaça, 60 muçulmanos foram batizados no último ano. Foi realizado o Concilio Anual em Nairobi no mês de outubro; espera-se que seja batizado o maior número de adventistas já visto em toda a história da igreja.

A Divisão do Extremo Oriente, com centenas de milhares de muçulmanos e budistas, enfrenta os maiores desafios no evangelismo. Estão sendo feitos planos definidos para penetrar nestes grupos religiosos. Na Indonésia, 25 muçulmanos foram batizados num sábado. Em Manado, Indonésia, uma campanha evangelística realizada por mulheres resultou em 160 batismos. Em Seul, Coréia, 2.000 reuniões simultâneas de subúrbio serão realizadas este ano. Nas Filipinas estão sendo penetradas novas vilas, na proporção de mais de uma por dia. A Divisão realiza em média 85 batismos por dia.

Está ocorrendo na Europa um grande despertamento para com o evangelismo. Na Divisão Euro-Africana, têm sido realizadas campanhas móveis de evangelismo em Viena, Zurique e Berlin Ocidental. Na Espanha, foram terminadas há pouco campanhas evangelísticas nas cidades de Madrid, Valência e Zaragoza. No próximo ano, será realizada uma campanha nacional na Espanha em 75 lugares, simultaneamente. Uma campanha evangelística em Lisboa, Portugal, atraiu mais de 4.000 pessoas. Até o momento, 700 pessoas já pediram estudos bíblicos.

Na Divisão Trans-Européia, teve lugar um grande reavivamento por meio do evangelismo público, meses atrás. A Campanha Metropolitana Múltipla de Londres resultou em 400 batismos. Como resultado de reuniões evangelísticas em Gdansk, Polônia, foram obtidos os nomes de mais de 2000 pessoas interessadas, e mais de 100 foram batizadas. Em Estocolmo, Suécia, 1.700 não-adventistas inscreveram-se em 15 diferentes seminários. Mais de 500 pessoas assistiram aos seminários de religião.

A Divisão do Sul do Pacífico já ultrapassou o seu alvo. Na Austrália serão dirigidas campanhas evangelísticas nas 40 principais cidades. Os seminários do Apocalipse se estão espalhando rapidamente por todo o país, com bons resultados. Nas Ilhas do Pacífico, os pastores e as pessoas leigas estão trabalhando juntos na conquista de almas.

A Divisão do Sul da Ásia está fazendo esforços para penetrar em suas grandes cidades e milhares de vilas. O Pastor Gerald J. Christo, presidente da Divisão, realizou uma campanha evangelística em Hiderabad, a qual resultou em 141 batismos. No Distrito de Magalaia, o membro leigo Charles Sangma dirigiu reuniões no subúrbio de seis vilas, resultando em 66 batismos.

A Divisão Norte-Americana ultrapassou o seu alvo durante os primeiros seis trimestres de Colheita 90. O evangelismo público e os seminários Revelações são os métodos mais produtivos para o ganho de almas. Durante 1987, vá-rios evangelistas e pastores batizaram mais de 100 pessoas: Kenneth Cox batizou mais de 450 e J. J. Rodríguez batizou 302. Cinqüenta igrejas participaram da Campanha Metropolitana Múltipla na Grande Conferência de Nova Iorque, e 1.465 pessoas foram batizadas. Campanhas semelhantes estão planejadas para Nova Jersey, Potomac, Texas, Oklahoma e Califórnia. Mais e mais seminários do Apocalipse estão sendo dirigidos por pastores e membros leigos, igualmente.

Culminação de Colheita 90

Faltam menos de sete trimestres para terminar o programa de Colheita 90. Recomendamos a essas divisões, uniões e campos locais que intensifiquem ao máximo as atividades evangelísticas, a fim de obtermos os maiores resultados possíveis na fase final do programa. Esperamos batizar 500 mil almas em 1988. Esta seria a primeira vez na história de nossa igreja, em que tantos deveriam ser batizados num só ano. Muitas divisões e uniões estão querendo alcançar seu alvo total de Colheita 90 no fim de 1989, de maneira que os batismos em 1990 sejam um excesso substancial. Se todas as divisões, uniões e campos locais fizerem esforços, podem alcançar seus alvos para a ocasião da Sessão da Associação Geral em Indianápolis.

Durante a primeira parte de 1989, seria bom fazer os planos finais e providenciar o material de promoção para a conclusão de Colheita 90. Também seria bom começar a treinar obreiros e leigos para a grande ofensiva final do evangelismo, que o programa trará, para um encerramento com uma gloriosa vitória.

Durante o último ano de Colheita 90, de julho de 1989 a junho de 1990, esperamos promover um gigantesco Festival da Colheita por meio de um programa global de evangelismo total.

Outra idéia é organizar e lançar uma Campanha de Evangelismo Mundial, na qual tomarão parte cada administrador, líder departamental e pastor, além de um milhão de leigos. A chave para este plano é fazer com que cada igreja em todo o mundo sirva como centro de evangelismo, dirigindo um programa de duração de um ano de atividades ganhadoras de almas. Sugerimos as seguintes atividades: Duas campanhas evangelísticas durante o ano (uma na igreja e a outra em outro local), seminários múltiplos do Apocalipse, uma classe batismal permanente e estudos bíblicos domésticos, dirigidos por pastores e pessoas leigas.

Esperamos que durante o último ano de Colheita 90 um milhão e meio de lares se tornem centros de evangelismo para vizinhos e amigos. Também seria desejável que cada família adventista ganhasse para Cristo um membro da família, um amigo ou vizinho. Isto asseguraria uma grande vitória que nos ajudaria a mobilizar e treinar pelo menos um milhão de pessoas leigas para serem conquistadoras de almas.

As igrejas devem realizar batismos freqüentes durante o último ano. O ideal é que cada igreja realize mensalmente, ou pelo menos trimestralmente, batismos e faça fortes apelos em cada cerimônia, a fim de obter o nome de outros que devem ser incentivados a batizar-se.

Creio que se a igreja mundial como um todo se unir em um programa evangelístico total, com a igreja local como centro do evangelismo, mobilizando todos os pastores e um milhão de pessoas leigas e usando os vários métodos conquistadores de almas, trará efetiva bênção do Senhor e produzirá uma grande vitória. Trabalhando juntos e habilitados por Seu Espírito, poderemos todos alcançar nossos alvos de Colheita 90.

Gráfico I

1984198519861987
Batismos397.135406.613430.257464.500
Excesso21.0769.47823.64434.243
Acréscimo5,60%2,38%5,81%7,95%

Carlos E. Aeschlimann