Pastor, como você lê? Talvez você possa citar as Escrituras, como o fez o doutor da lei a quem Jesus fez a pergunta. Mas, como lê você para sua congregação?

Espero que não seja como o Pastor Dub. Deus disse que Sua palavra não voltaria para Ele vazia, mas, da maneira em que o pregador lia, achei que ela poderia ter sido melhor esvaziada.

Agarrava-se ele a sua Bíblia e anunciava a passagem com voz abafada, não a repetindo. Enquanto eu estava procurando o livro, ele já estava lendo o versículo. Eu não havia ouvido o número do capítulo nem do verso, e não podia achar onde ele estava lendo. Fechei a Bíblia e procurei prestar atenção.

Com pouca expressão, fez a leitura, tropeçando nas palavras fáceis e pronunciando mal as palavras desconhecidas. Gaguejava, ainda, nervosamente, quando deturpava um nome hebraico. O riso abafado de um ouvinte desinteressado, provocou um sorriso forçado e um encolher de ombros do pastor — a única vez durante a leitura em que ele ergueu os olhos.

Todo o seu maneirismo, sugeria: “Lamento ter que importuná-los com isso, mas me suportem, e progredirei em meu sermão. Depois vocês ouvirão uma grande verdade!”

Vieram-me à mente as palavras de um professor de inglês do meu tempo de colégio: “Eu ouvia os pastores. Os educados, não deixavam de ler a Bíblia para seu povo; mas nunca se deve ir ao púlpito sem praticar a leitura das citações escolhidas. Lendo bem, você estará pregando dois sermões ao seu auditório.”

Quer pregar dois sermões a seu auditório na próxima semana? Eis 10 sugestões que podem ajudar sua leitura oral das Escrituras:

  • 1. Esteja à vontade com sua Bíblia. Manuseie-a reverentemente. Certifique-se de que a impressão é fácil de ser lida no púlpito. Use um marca-páginas para evitar confundir-se.
  • 2. Estude o significado e o contexto. Valha-se de um bom comentário. Se necessário, para esclarecer, planeje algumas palavras como introdução.
  • 3. Pense nas palavras que devem ser realçadas. Você deveria marcá-las. Acentuar uma palavra diferente, pode mudar o significado. Por exemplo, procure realçar uma palavra diferente, toda vez que repetir a pergunta: “Como você lê?”
  • 4. Estude a estrutura da sentença. Os sinais de pontuação estão aí por alguma razão. Observe onde deve ser feita a pausa; dessa forma, você não estará engolindo ar no meio da frase.
  • 5. Familiarize-se com as palavras. Leia e releia a passagem em voz alta. Isto é importante, em especial se você estiver lendo uma nova versão, mas estiver mais acostumado a ler outra.
  • 6. Confira a pronúncia. Pratique as pala-vras, mas não em seu vocabulário usado regularmente.
  • 7. Muita inflexão da voz. Comece dando à voz um tom levemente baixo; depois você falará normalmente.
  • 8. Articule claramente. Leia com entendimento e entusiasmo. Uma fita de gravar pode ajudá-lo a descobrir sua deficiência.
  • 9. Olhe freqüentemente para a congregação. Se teme se perder na leitura, use um dos dedos para marcar seu progresso. Pratique em particular, em frente ao espelho.
  • 10. Lembre-se de repetir o texto. Diga também que versão está usando. Enquanto dá tempo ao auditório para achar a passagem, faça uma oração silenciosa, pedindo iluminação ao Espírito Santo. Tome uma respiração profunda e relaxe.

Pastor, quando se puser em pé para ler, pense nisto:

Você está lendo a Palavra Viva, a mensagem de Deus à humanidade, Que sobreviveu às eras;

O único Livro cujo Autor Está sempre presente Toda vez que é lido.

“Como você o lê?”

Emily Moore