“Não pode um homem receber maior honra que ser aceito por Deus como hábil ministro do evangelho” Ellen G. White

Certa ocasião, enquanto tomava o desjejum na companhia de algumas colegas, todas elas com filhos estudando em colégios adventistas, ouvi a preocupação de cada uma a respeito do futuro dos filhos, especialmente quanto a encontrarem o cônjuge certo. Algo que me chamou a atenção foi a alegria que algumas demonstravam, sabendo que as filhas já haviam encontrado ou estavam interessadas em moços que cursavam Teologia.

Fiquei pensando em como é tranqüilizador para a mãe, esposa de pastor, saber que uma filha também deseja viver a mesma experiência, dedicando sua vida integralmente ao trabalho de Deus, ao lado de um pastor. É uma vida com grandes responsabilidades, mas que envolve muitas e ricas bênçãos. Porque o pastor é um homem especial aos olhos de Deus. É alguém que tem o privilégio de encaminhar pessoas para o reino celestial. As expectativas são muito grandes em relação ao seu trabalho, mas ele pode ter a segurança de que nunca levará as cargas sozinho. Deus está sempre disposto a ajudá-lo, sustentá-lo e confortá-lo, concedendo-lhe sabedoria e paz.

Com propriedade, Joel Manosalva escreveu sobre a conduta de um pastor. Eis como suas palavras traduzem a solenidade da vida de um ministro do evangelho:

“Precisa-se de um pastor que seja consagrado, que dependa da oração para o seu trabalho, que tenha muita fé, estude a Bíblia todos os dias, leia e pratique os conselhos do Espírito de Profecia, fale a sós com Jesus constantemente; que viva o que prega, que aja honestamente em tudo, que fale com retidão, que não seja um contador de piadas. Um pastor que ouça os membros com carinho e simpatia, que busque solução para os problemas, sem se tomar impaciente. Um pastor que não se desgoste, que saiba perder e ganhar nas comissões e nas palestras; que não use influências ou artimanhas para tratar dos assuntos que lhe são próprios ou para levar vantagem.

“Um pastor que seja sempre discreto e asseado no vestir. Que esteja sempre alegre, que tenha um sorriso para todos e seja atencioso. Um pastor que ame as pessoas e que sinta paixão por elas; que ame os seus inimigos e os perdoe, embora eles o aborreçam.

“Um pastor que chegue a tempo às reuniões, que inicie os cultos na hora marcada; não desperdiçando o tempo nem permitindo que outros o façam. Um pastor que faça sermões breves, mas com o poder do Céu; que seja constante e não desanime diante dos obstáculos. Um pastor que não esteja dependente da jubilação, do salário, ou tirando proveito da Obra de Deus.

“Um pastor que, ao cometer um erro, saiba dizer: ‘errei’ – e esteja pronto a pedir perdão. Um pastor que evangelize com poder, que alimente e cuide bem de sua igreja, que se dedique muito, sem exigir nada em troca.

“Um pastor que tenha um programa de estudos, que leia sempre bons livros e que sua presença inspire confiança onde estiver. Que atue sem hipocrisia, que esteja sempre feliz, seja franco, agradável e de bom humor. Um pastor que reflita o caráter de Cristo.

“Esse é o modelo de pastor necessário para ganhar conversos em um distrito metropolitano ou distante dos grandes centros; para liderar em qualquer instância da Igreja. Jesus deseja dar boas-vindas e esse pastor, no Céu, e conceder-lhe uma coroa de glória.”

Seja você, pastor, este homem. Não permita que alguém lhe diga que não está ardendo em amor pela pregação do evangelho e pelo desejo de que Jesus volte logo.

“Não pode um homem receber maior honra que ser aceito por Deus como hábil ministro do evangelho. Mas os que o Senhor abençoa com poder e êxito em Sua obra não se envaidecem. Reconhecem sua inteira dependência dEle, sentindo que não possuem por si mesmos nenhum poder. Com Paulo eles dizem: ‘Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos, mas a nossa capacidade vem de Deus, o qual nos fez também capazes de ser ministros dum novo testamento.’ II Cor. 3:5.” – Atos dos Apóstolos, pág. 328.

Que Deus o abençoe, pastor. Deus conta com você.

Evelyn Nagel, Coordenadora da Área Feminina da Associação Ministerial na Divisão Sul-Americana