Ironizando a maneira errada de educar, o autor apresenta dez pontos negativos a respeito de como se afastar os filhos da Igreja.

Por ocasião de um retiro para jovens, um colega de ministério comentava comigo sobre o “esforço” que uma família adventista estava fazendo para manter a filha “fora” da igreja. Posteriormente, imaginei-me sendo procurado por pais adventistas em busca de conselhos sobre como manter os filhos afastados da Igreja e de Deus. Veja que conselhos eu daria. Cada conselho é acompanhado de um texto bíblico para meditação.

  • 1. Culto familiar. — Comece por acabar com o culto familiar. Arranje uma boa desculpa como, por exemplo, a falta de tempo ou o cansaço. Se sua família não tem esse “costume”, vocês já estão no “caminho certo”. Josué 24:15.
  • 2. Leitura. — Dê preferência à leitura secular. Em vez de Nosso Amiguinho, compre qualquer outra revista em quadrinhos. Em lugar de Mocidade, adquira uma das tantas “boas” revistas para jovens, nas bancas. Também não compre livros da CASA; prefira os de ficção ou romances de autores famosos. Lembre-se do que escreveu Ellen G. White: “Os leitores de tal literatura… vivem uma vi-da irreal, não sentindo desejo de buscar as Escrituras para se alimentar do maná celeste.” — Mensagens aos Jovens, pág. 271. A leitura secular o ajudará em muito a manter os filhos fora da igreja. Deuteronômio 17:19.
  • 3. Uso da TV. — Habitue seus filhos a gastarem muitas horas diante do televisor, assistindo a todo tipo de programas. Talvez você admita que “a personalidade das crianças que vêem televisão com muita freqüência e desde os primeiros meses de vida apresenta as características do estado narcisista, ou seja, o egoísmo, o egocentrismo, o despotismo e a tirania. São caprichosas, impulsivas, desrespeitosas; inclusive, daninhas. Nelas se pode observar condutas maliciosas semelhantes às que vêem na televisão”. (Raquel Soifer, “A Criança e a TV”, Biblioteca Artes Médicas, 1991, Porto Alegre — RS, pág. 28.)

Mas não dê importância ao que dizem os psicólogos, professores e pastores, sobre os males da maioria da programação da TV brasileira; vá em frente! Se seu objetivo é afastar seus filhos da igreja, isto ajudará bastante. Filipenses 4:8.

  • 4. Criticar outros membros. — Talvez nem fosse necessário lembrar este item. Mas não esqueça, aproveite toda oportunidade para criticar outros membros da igreja. Foi Ellen G. White quem garantiu: “Desta maneira (criticando) é que as crianças são ensinadas a ser irreverentes e a se rebelarem contra as repreensões do pecado, enviadas pelo Céu”. — Test. Seletos, vol. 1, pág. 491.
  • 5. Criticar pastores e a Obra. — Mas não fique satisfeito em criticar apenas os membros da igreja. Faça o mesmo com os pastores e com a Obra em geral. Ellen G. White assegura que os pais que criticam a Obra e os obreiros verão que “suas palavras tendem a abalar a fé e a confiança, não só das crianças, mas também dos de mais idade”. — Test. Seletos, vol. 3, pág. 172. Com a fé diminuída e a confiança abalada, quem quererá permanecer ligado à Igreja? I Tessalonicenses 5:12 e 13.
  • 6. Desrespeito aos costumes. — Desde cedo, deixe claro para seus filhos que você não concorda com alguns costumes da Igreja. Uso de adornos pessoais, vestuário e outros, devem acompanhar a evolução da moda e não os costumes da Igreja. Afinal, se outras denominações evangélicas usam, por que não podemos nós? Deuteronômio 6:6 e 7; I Timóteo 2:9 e 10; I Pedro 3:3 e 4.
  • 7. Freqüência à igreja. — Arranje “boas” desculpas para não ir às reuniões de culto. Com isto, eles saberão rapidamente que es- tar na Igreja é de menos importância. E quando for à igreja, não se esqueça de mencionar na frente deles como é penoso o sacrifício que se faz para ir lá. Eles apren­derão rápido! Hebreus 10:24 e 25.
  • 8. Testemunho cristão. — Nem pense em fazer algum tipo de esforço missioná­rio. Não se envolva em testemunho cristão de espécie alguma. Seus filhos haverão de seguir-lhe o exemplo, e logo “extingue-se-lhes no coração o amor para com Deus e o homem”. — Serviço Cristão, pág. 10. E, como conseqüência, deixarão de ir à igreja. Atos 1:8.
  • 9. Amizade e namoro. — Para garan­tir o seu objetivo, incentive seus filhos a terem amizade e namoro somente com des­crentes, pois é certo que “nada consegue com mais eficiência prevenir ou banir im­ pressões sérias e bons desejos do que as­sociação com pessoas de mente vã, descuidada e corrupta”. — O Lar Adventista, pág. 461. II Coríntios 6:14.
  • 10. Incoerência. — Se com as nove dicas anteriores seus filhos ainda “ insistem” em ir à igreja, esta última dificilmente fa­lhará. Seja incoerente em sua vida religio­sa; isto é, na igreja, comporte-se como um cristão “nascido de novo” e em sua casa, deixe que “o velho homem” seja visto por todos. Pregue uma coisa e viva outra. Bem depressa seus filhos verificarão como seu cristianismo é falso e sem poder, e se afas­tarão dele tão logo possam. Tiago 2:12.
  • Um lembrete: Se depois de você ter feito tudo isto os seus filhos continuarem sendo cristãos e membros da igreja, desis­ta! Deve ter acontecido algum milagre.
  • Mas, se por outro lado, você deseja que seu filho seja um bom cristão e um bom membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia, faça tudo ao contrário do que foi indicado acima e procure “mostrar em (sua) vida que Jesus é tudo para (vo­cê)”. — O Lar Adventista, pág. 317.