Os ministros têm que ser pessoas especiais, a fim de serem aceitos por aqueles a quem servem. Para isso devem estar atentos ao cultivo de certas habilidades. As dez qualidades relacionadas abaixo devem ser encontradas, em algum grau, nos pastores, para que seu ministério desempenhado junto à juventude seja mais positivo e alcance os resultados esperados.
1. Mostre amor pelos jovens
Esta é, sem dúvida, a qualidade mais importante. Ela é demonstrada pelas atitudes, ações e pelo relacionamento. Aquele que ama os jovens demonstra continuamente sua confiança neles. Não fala negativamente sobre eles. Refere-se a eles com otimismo. Aprecia estar onde estão os jovens, e tê-los onde ele está. Amor gera amor. E os jovens responderão.
2. Esteja sintonizado com os jovens
O pastor, ao lidar com os jovens, procurará conhecer o pensamento deles. O que eles apreciam? O que não apreciam? E mais, qual é a sua necessidade? Para obter essa compreensão, ele, o pastor, deve tirar vantagens das oportunidades de ouvir e observar. Criará situações com esse propósito – jantares, pequenas viagens, excursões nos finais de semana qualquer tipo de momento relaxante onde os jovens possam livremente expressar o que lhes vai na mente. O pastor também irá ler e estudar sobre a natureza e comportamento da juventude. Terá, Outrossim, um aguçado sentido para observar como os jovens se relacionam com ele.
3. Seja coerente
A maior crítica dos jovens para com os adultos e líderes é a incoerência destes – pecado que eles captam muito rapidamente. O verdadeiro pastor praticará o que prega. Se ele fala sobre as leis do país e de sua importância, deverá mostrar consideração para com elas, guardando-as ele mesmo. Não deve dirigir a 100 quilômetros por hora, numa zona cujo limite é 80 quilômetros horários. O pastor não pede para os jovens fazerem uma coisa que ele mesmo se recusa a praticar.
4. Tenha energia
Os jovens, normalmente, são cheios de vigor, energia e vitalidade. Assim, é natural que queiram ver essas mesmas características em seu pastor. E ele demonstrará isso através do seu entusiasmo e de sua apreciação pelo seu próprio trabalho, e pela confiança no que está realizando.
5. Conheça a Jesus Cristo
Disse Jesus: “Eu sou o caminho…” Isso quer dizer que Ele é também o caminho para a juventude e o pastor. Se o pastor deve ajudar os jovens a conhecerem o Seu caminho, ele necessita primeiro conhecê-Lo. Essa realidade faz toda a diferença do mundo, no relacionamento entre os líderes e os jovens. Jesus afirmou: “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a Sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. O sucesso de seu relacionamento com Ele pode ser um dos requisitos mais importantes para um pastorado bem-sucedido.
6. Esteja em forma
O corpo é o templo de Deus e deveria ser mantido como um vaso de honra para que os Seus desígnios possam ser plenamente cumpridos. O pastor que se mantém em boas condições físicas será capaz de realizar mui-to mais em seu trabalho. Ele não apenas irá sentir-se melhor, mas também demonstrará aos jovens o quão importante a condição física é para a boa manutenção do seu templo.
7. Atualize-se
Os jovens desejam que seu pastor esteja atualizado no pensamento, no vestir e nas observações. Contudo, eles não querem que seu pastor chegue a extremos. Não desejam que ele use a sua linguagem. Não é necessário que tenha cabelos e barbas crescidos para conquistar o seu respeito. Os jovens querem que o pastor seja ele mesmo.
8. Saia da rotina
O pastor não cairá na rotina. Ele apreciará a mudança e a variedade em todos os aspectos das atividades da juventude. Usará sua influência para fazer com que os Encontros J.A., a Escola Sabatina dos Jovens e demais reuniões sejam conduzidas de maneiras variadas. Estudará o momento oportuno para apresentar novas propostas e introduzir mudanças nas atividades dos jovens.
9. Seja confidencial
Certa vez, uma jovem afirmou: “Eu não confio em mais ninguém.” Tal declaração mui freqüentemente é uma crítica às pessoas em posição de liderança. Os jovens necessitam de pastores nos quais possam confiar. Eles necessitam de homens e mulheres a quem possam ir e contar os problemas em confidência. Os pastores devem conquistar a sua confiança, se desejam continuar mantendo um relacionamento saudável com eles.
10. Enxergue o potencial da juventude
Um verdadeiro pastor conhecerá os jovens. Será capaz de compreender o potencial de cada um deles, e, então, se empenhará para saber como ajudá-los a desenvolver esse potencial. Manterá sempre diante deles as necessidades da Igreja e seu reclamo por sua vida. Também lhes falará sobre as necessidades de sua comunidade, e irá encorajá-los ao estudo em busca de preparo para darem o melhor de si mesmos a Deus e à humanidade.
Possivelmente, há outras qualidades que poderiam ser mencionadas aqui, mas as que foram enumeradas podem ser suficientes para uma reflexão pessoal e como uma base de estudos e preparação para um ministério eficazmente desenvolvido entre os jovens.
Se há uma outra qualidade, ela poderia ser encontrada nas palavras do apóstolo Paulo aos cristãos da Galácia: “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio; contra estas coisas não há lei” (Gál. 5:22 e 23).