Imutabilidade. Eis um dos atributos divinos menos difíceis de compreender. O apóstolo Tiago afirmou que “toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tiago 1:17). E a respeito de Si mesmo, disse Deus: “Porque Eu, o Senhor, não mudo.” (Mal. 3:6).
Deus não muda para melhor. Pelo fato de ser perfeitamente santo, nunca poderá ser menos santo do que é agora, nem mais santo do que sempre foi. Também não muda para pior. Qualquer mancha na natureza infinitamente santa de Deus é impossível. Já se disse que “tudo o que Deus é, Ele sempre foi e tudo o que sempre foi e é, Ele sempre será”.
A imutabilidade de Deus aparece na sua mais perfeita sublimidade quando vista em contraste com a mutabilidade do ser humano. É impossível ao homem escapar às mudanças. Nem ele nem o seu mundo são fixos, mas instáveis. Por algum tempo, cada homem aparece para rir, chorar, trabalhar e repousar, receber a tocha de uma missão específica e transferi-la para outro, que dá continuidade ao seu trabalho. De modo que as mudanças fazem parte de nosso pequeno mundo da natureza e dos homens, mas Deus permanece na direção e no controle de todas as coisas e situações.
É nessa moldura que registramos as mudanças ocorridas na liderança da Divisão Sul-Americana, por ocasião da última assembléia mundial da Igreja, realizada em Toronto, Canadá: O Pastor Raúl Gomez, ex-presidente da União Peruana, é o novo secretário em lugar do Pastor Roberto Gullón, que se aposentou. Para a tesouraria, foi eleito o Pastor Marino Francisco de Oliveira, em substituição ao Dr. Alípio Rosa, nomeado diretor de Saúde. O Pastor Marino era tesoureiro da União Sul-Brasileira. Como diretor de Publicações, foi nomeado o Pastor Almir Marroni, que também servia à USB. Ele substitui o Pastor Vilmar Hirle, que aceitou chamado para a Divisão Transeuropéia. As atividades da Agência Adventista de Recursos Assistenciais, Adra, serão dirigidas pelo Pastor Ronaldo Kuhn, egresso do Peru, depois de um marcante período em países africanos. Os demais departamentos continuam com seus respectivos titulares.
Afetando mais diretamente a revista Ministério destaca-se a nomeação do Pastor Jonas Arraes de Matos, como secretário ministerial associado, substituindo o Pastor José Mascarenhas Viana, agora, diretor de Evangelismo da União Central-Brasileira. E nesse caso, é impossível deixar de fazer, com muita justiça, uma referência especial. Dizer “muito obrigado” ao Pastor Viana, por tudo o que ele representou em sua esfera de ação na Associação Ministerial e para a revista Ministério, parece muito pouco, mas é o sentimento que certamente brota de corações pastorais agradecidos e desejosos de que a plenitude das bênçãos de Deus continue regando o seu caminho, ao desempenhar suas atividades na UCB.
Líder competente, amigo, humilde e acessível, pregador poderoso e cristocêntrico, conselheiro sábio e ouvinte empático, ele cumpriu fielmente mais uma fase do seu ministério. É importante destacar sua participação ativa no Projeto Preach, através da coordenação de três seminários para pastores evangélicos, sendo também um dos responsáveis pelas mudanças de visual e formato da revista Ministério.
Não é justo omitir a irmã Vasti Viana, que o acompanhou com muita dedicação na assistência espiritual às esposas dos pastores, atuando como coordenadora da Área Feminina da Associação Ministerial, Afam.
Nosso reconhecimento é também extensivo ao Pastor Alejandro Bullón, reeleito secretário ministerial, cujo trabalho realizado como titular do setor, nos cinco anos anteriores, além de suas atividades como orador do programa Está Escrito, dispensa comentários.
Ao Pastor Jonas Arraes de Matos, calorosas boas-vindas. Doutor em Teologia pela Universidade Andrews, é casado com Raquel Arraes e tem dois filhos. O novo líder ministerial associado chega com a rica experiência de ter pastoreado as igrejas centrais de Santo André, SP, Porto Alegre, RS, e, ultimamente, Curitiba, PR. Embora estejamos gratos pelas vitórias passadas, convém olhar o futuro. Conquistas ainda mais emocionantes maiores desafios e realizações ainda estão à nossa frente. Não temos dúvidas de que Deus contempla o Pastor Arraes como parte desse Seu projeto. E Sua bênção lhe está assegurada.
Escrevendo em seu livro Mais Perto de Deus, Aiden Wilson Tozer garante que “Deus usa a mudança como um servo humilde para abençoar Sua casa redimida, mas Ele mesmo Se encontra acima da lei das mutações e não é afetado pelas mudanças…” Sim, Deus está no controle de tudo. “Todas as coisas, ao mudar, proclamam o Senhor, eternamente o mesmo”, disse Carlos Wesley. Trabalhemos e descansemos em Deus, sem temores, dúvidas ou ansiedades. – Zinaldo A. Santos