Foi com grande expectativa que secretários ministeriais das Uniões da Divisão Sul-Americana, administradores, e coordenadoras da Afam viajaram a Lima, capital do Peru, para o I Concilio de Secretários Ministeriais e Coordenadoras da Afam da DSA. O encontro aconteceu nos dias 14 a 16 de fevereiro, nas dependências da Universidade Adventista Incaica, e foi coordenado pela equipe da Associação Ministerial da Divisão: Pastores Alejandro Bullón e José Viana, respectivamente secretário ministerial titular, e associado; e Vasti Viana, coordenadora da Afam.

Pelo menos para as irmãs, o evento representou uma ocasião histórica, levando-se em conta que, segundo elas, foi a primeira vez que participaram de um tal encontro. Entre os palestrantes, destacaram-se os Pastores James Cress e Joel Sarli, secretários ministeriais da Associação Geral, e Sharon Cress, coordenadora da Afam. As aulas ministradas foram de grande proveito, possibilitando aos presentes a oportunidade de uma avaliação pessoal, tendo em vista descobrir os pontos fortes e fracos no desempenho de suas funções.

Destaques

Este concilio desenvolveu-se de maneira dinâmica, objetiva e prática, com ativa participação dos ouvintes, que buscavam dirimir dúvidas, apresentar novas idéias e dar sugestões.

Alguns conceitos ministeriais foram reafirmados, como o aspecto formativo do aspirantado ao ministério. É nessa ocasião que o obreiro como que define sua própria filosofia de vida pastoral. Daí a necessidade de ser bem acompanhado por pastores de experiência sólida e positiva.

Se houve um tempo em que deveriamos estar unidos em nossos propósitos ministeriais, esse tempo é agora. Estando prestes a “cruzar o Jordão”, não podemos correr o risco de nos dividirmos e repetir experiências desagradáveis do passado.

Todo pastor pode e deve buscar a excelência. Cristo não condenou o desejo de progresso. Mas deixou, através de Seus ensinos e exemplo, o modelo de como trabalhar corretamente.

Outro ponto relevante foi a ênfase dada à valorização do pastor, como ser humano e como líder espiritual. É justamente nesses dois aspectos e seus desdobramentos que o secretário ministerial deve atuar junto aos pastores. Como pastor, advogado e amigo dos pastores, não deve, entretanto, ser conivente com falhas e maus hábitos. Deve preocupar-se com a espiritualidade do pastor e família, ajudando-o a desenvolver um equilibrado plano de trabalho, priorizando tempo para sua comunhão pessoal com Deus e atendimento à família.

O local do concilio também foi um ponto a ser destacado. Não poderia ter sido melhor e mais apropriado. A Universidade Adventista Incaica é uma instituição que honra a Educação cristã adventista, possuindo características de Primeiro Mundo. Fomos recebi-dos e hospedados com muita nobreza e bondade. A simpatia cristã e a hospitalidade foram marcantes. Sem dúvida, por trás de tudo esteve a figura do Dr. Heleodoro Rodrigues, reitor da Universidade.

Reações positivas

O Pastor José Viana dirigiu o encerramento do concilio, garantindo que o próximo encontro acontecerá em 1997. “Quando penso em meu ministério, gostaria de gastar mais tempo com meus colegas pastores para exercer junto a eles minha influência e deixar que eles exerçam sua influência sobre mim”, disse ele.

De um modo geral o encontro agradou a todos e cumpriu seus objetivos. O Pastor Alejandro Bullón afirmou: “É nosso anelo que este concilio marque um tento imperecível na vida de cada um de nós, e seja um verdadeiro fortalecimento de nossa comunhão com Deus. Que resulte em uma clara compreensão de nossa missão. Que a experiência que adquirimos nestes dias renove em cada um de nós o compromisso de terminar a Obra do Senhor.”