Entram em circulação neste primeiro semestre de 1995, duas novas publicações para leitura e estudos pastorais – dois manuais de excelente qualidade, elaborados com esmero, e que chegam fartos de recursos para um bom desempenho ministerial.

O primeiro deles intitula-se Guia para Ministros. Na verdade, é mais, muito mais do que uma rotineira revisão das últimas edições do “Manual para Ministros”. Procurou-se, na obra em causa, redimensionar a abrangência dos tópicos abordados, tratando-os com profundidade. Eles estão agrupados em quatro seções, a saber: “O ministro”, “O ministro e a Igreja mundial”, “O ministro e a igreja local”, “O ministro e as cerimônias especiais”.

Idéias e sugestões foram enviadas por secretários ministeriais de todas as Divisões do mundo, para a Secretaria Ministerial da Associação Geral, objetivando fornecer uma visão global do Ministério adventista.

Guia para Anciãos é o nome da outra nova publicação que está sendo lançada. Em oito capítulos substanciais, é considerado o universo das relações pastor-ancião-igreja. Essa publicação, primeira em seu gênero, se fazia necessária já há muito tempo. O projeto que a ma­terializou começou a ganhar contornos definidos em 1990, quando o Pastor James Zachary, um dos secretários ministeriais associados da Associação Geral, foi designado para conduzir a elaboração do texto. Ele o fez, trazendo para a mesa de estudos representantes dos vários departamentos da Igreja, que contribuíram para subsidiar esse manual com diversos ângulos de visão do ancianato.

Quando uma organização traz para leitura e estudo do seu público interno, guias de procedimentos, ela está sinalizando sua preferência por “qualidade de desempenho”.

Guia para Ministros e Guia para Anciãos se propõem a acudir cada pastor e cada ancião na busca da excelência, ao executar suas respectivas tarefas.

José Mascarenhas Viana.