Trabalho harmonioso é fundamental para o êxito de qualquer empreendimento evangelístico

Os adventistas creem que Daniel 8:14 e Apocalipse 14:6-12 falam de dois importantes eventos – um no Céu e outro na Terra – que aconteceriam no fim dos 2.300 anos da profecia de Dan. 8:14. Essa profecia nos leva a 22/10/1844. O evento no Céu refere-se a uma nova fase no ministério de Cristo como nosso sumo Sacerdote, ou seja, o início do juízo pré-advento. Na Terra, Deus suscitaria um remanescente para proclamar ao mundo o evangelho eterno (Apoc. 14:6-12) com ênfase no juízo final. Esse remanescente é um povo com um propósito. “Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a Terra, e a cada nação, e tribo e língua e povo” (v. 6). Freqüentemente ignoramos a preposição para. Mas é ela que define a razão de nossa existência como o remanescente de Deus nos últimos dias.

Assim, os adventistas apareceram no tempo histórico-profético de 1844 para cumprir um propósito específico no plano redentivo de Deus, ou seja, pregar o evangelho eterno, no contexto do julgamento: “dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-Lhe glória, pois é chegada a hora do Seu juízo; e adorai Aquele que fez o céu, e a Terra, e o mar, e as fontes das águas” (Apoc. 14:7). Pedro compreendeu claramente esse conceito de proclamação: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes dAquele que vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” (I Ped. 2:9).

Envolvimento total

Deus chama toda a igreja, todos os membros e segmentos, para cumprir Sua missão. “Se os cristãos agissem de comum acordo, avançando como um só homem, sob a direção de um único Poder, para a realização de um só objetivo, eles abalariam o mundo.” – Serviço Cristão, pág. 75.

Como pode a igreja mover-se como uma pessoa? Paulo responde: “Porque assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo” (1 Cor. 12:12). A igreja somente pode funcionar como um corpo quando todos os seus membros estiverem unidos na concretização dos objetivos de sua existência.

Vamos aplicar esse princípio aos departamentos e instituições da igreja. Eles existem com dois propósitos: primeiro, um específico, relacionado com a sua função. Segundo, um propósito geral relacionado à missão da igreja. Embora cada departamento e instituição deva desempenhar funções específicas, o cumprimento dessas funções deve estar relacionado com a missão e o objetivo de proclamar o evangelho. Quando tal cooperação governa todas as partes constituintes da igreja, acontece o evangelismo integrado.

Modelo sul-americano

Como funciona o evangelismo na Divisão Sul-Americana? “O segredo de nosso êxito na obra de Deus encontrar-se-á na operação harmoniosa de nosso povo. Tem de haver uma ação concentrada. Todo o membro do corpo de Cristo tem que fazer sua parte na causa de Deus segundo a capacidade que Ele lhe deu. Temos que conjugar esforços contra as dificuldades e obstáculos, ombro a ombro, e unidos pelo coração.” – Ibidem.

Com base nisso, aqui está o modelo sul-americano:

Um ano antes da campanha: A Adra lança um projeto de serviço social na cidade escolhida. O departamento de Publicações envia colportores para distribuir literatura com nossa mensagem. O departamento de Mordomia promove semanas oração e reavivamento nas igrejas locais, encorajando os membros a darem tempo, talentos e recursos para Deus.

Oito meses antes da campanha: O departamento de Ministério Pessoal oferece cursos de treinamento e organiza a igreja em pequenos grupos e duplas missionárias. Esses instrutores bíblicos e evangelistas voluntários preparam o terreno para a semeadura e colheita.

Seis meses antes da campanha: O departamento de Saúde conduz cursos dentro de sua área. O setor de Comunicação entra em contato com a mídia local e com autoridades, criando um clima de simpatia na comunidade. O departamento de Jovens Adventistas realiza programações, tais como doação de sangue, entrega de rosas a pacientes nos hospitais, homenagens às mães, etc. O departamento de Educação estabelece classes bíblicas em cada escola para estudantes e pais que não pertencem à igreja.

Três meses antes da campanha: O Ministério da Mulher treina recepcionistas e mobiliza as mulheres. Finalmente, o evangelista conduz a campanha. No final, ninguém poderá dizer que o trabalho foi de um só homem. Foi um trabalho harmonioso, porque todos fizeram o que sabiam. Ao mesmo tempo houve uma ação concentrada, porque todos tinham o mesmo alvo. Em outras palavras, o corpo cumpriu seu propósito com a participação de cada membro.

Alejandro Bullón, Secretário ministerial da Divisão Sul-Americana da IASD