O rádio tem sido uma das prioridades da Missão Global para levar a mensagem adventista a muitos segmentos populacionais resistentes à maioria dos programas evangelísticos das denominações cristãs. Ele tem obtido bom êxito também em expandir a presença adventista em áreas nas quais a Igreja já vem atuando por algum tempo. Um exemplo disso é o Programa de Estudos Bíblicos Rádio-lnterativo, transmitido cada sábado à tarde pela emissora adventista Novo Tempo FM, de Novo Hamburgo, RS.

O propósito deste artigo é considerar, brevemente, como surgiu esse programa, como funciona e algumas vantagens de sua implementação.

Em setembro de 1995, os Pastores Irineo Koch e Élcio Magalhães iniciaram na Cidade de Bento Gonçalves, RS, uma série semanal de estudos bíblicos em uma TV a cabo, via satélite. Infelizmente, porém, a série foi descontinuada no final daquele mesmo ano, devido a problemas financeiros. Apesar disso, esses pastores decidiram começar um programa semelhante, com custos de transmissão bem inferiores, na Novo Tempo de Novo Hamburgo. O principal objetivo do novo programa era alcançar pessoas não-adventistas, com as quais pudesse ser mantido contato pessoal através da assistência de membros da igreja.

Quando o primeiro programa foi levado ao ar, no dia 13 de abril de 1996, havia apenas seis igrejas próximas envolvidas no trabalho de entregar e recolher lições bíblicas na vizinhança. Dentro de duas semanas, as seis igrejas distribuíram lições para cerca de 4.500 pessoas. Os meses seguintes viram um crescimento tão impressionante que, em junho de 1997, ja havia 72 congregações e 2.800 membros apoiando o programa. No final daquele ano, cerca de 30 mil pessoas haviam recebido as lições pessoalmente ou pelo correio, e cerca de 1.300 delas haviam sido batizadas.

A transmissão

O Programa de Estudos Bíblicos Rádio-lnterativo é um programa de rádio semanal, ininterrupto, transmitido cada sábado à tar-de, das 15h00 às 16h00. Ele cobre as 27 crenças fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia num ciclo de 22 lições bíblicas. Quando a série chega ao fim, ela reco-meça novamente, abordando os mesmos tópicos, com pequenas alterações nos títulos das lições e em suas apresentações.

Cada programa inicia com uma oração e uma breve revisão das perguntas da lição anterior, seguida de uma discussão, em mesa-redonda, do assunto da lição específica para aquele dia. A discussão ocorre entre três a cinco pessoas, incluindo sempre que possível o evangelista e outro representante da sede do Campo local, um ou dois pastores distritais e a pessoa encarregada de responder a correspondência recebida. O restante do tempo é gasto em responder perguntas previamente selecionadas, ou aquelas feitas ao vivo. O programa termina com um breve apelo, seguido de uma música apropriada e de uma oração final.

Um vínculo especial entre o programa e seus ouvintes é provido pelas duas unidades móveis da emissora, que se dirigem a certos locais com o duplo objetivo de estimular as pessoas a fazerem perguntas à produção e de entregar brindes especiais aos ouvintes que preencheram a lição do dia. Tais brindes incluem CDs religiosos, livros da Casa Publicadora Brasileira, camisetas e adesivos da Novo Tempo, sacolas da clínica adventista local, etc. As lições são enviadas pelo correio aos ouvintes que vivem em áreas distantes.

Envolvimento das igrejas

Básico para o sucesso do programa é o envolvimento de um grande número de membros da igreja previamente treinados para uma tarefa específica de apoio. Esse treinamento é levado a efeito através de um seminário de oito horas em igrejas locais, que pode limitar-se a um dia todo ou es-tender-se por seis noites de uma semana. Cada seminário começa explicando o que é o Programa de Estudos Bíblicos Rádio-lnterativo e como ele funciona, mencionando também alguns de seus resultados mais significativos. Os membros da igreja são treinados em como usar os princípios da qualidade total, tanto na visitação de pessoas da vizinhança como na recepção de-las na igreja. Atenção especial é dada ao programa da igreja, à pintura e à limpeza do templo, e às boas-vindas às pessoas ao seio da congregação. Daí para frente, a igreja local é vista não apenas como um lugar de adoração, mas também como um centro evangelístico do programa.

Após esse breve treinamento preliminar, os participantes do seminário saem em duplas para entrevistar algumas pessoas da vizinhança. A entrevista consiste nas quatro seguintes perguntas: 1) Costuma ouvir rádio? 2) Já ouviu a Novo Tempo FM 99.9? 3) Conhece o Curso Interativo Verdades Para Hoje? 4) Deseja fazer o curso e concorrer a uma Bíblia? Em média, três de cada cinco pessoas entrevistadas aceitam fazer o curso bíblico.

De volta ao local onde o seminário está sendo realizado, seus participantes discutem as principais dificuldades encontradas durante as entrevistas. Eles são ensinados também a como levar pessoas à decisão e como responder perguntas. O último passo do processo de treinamento é dado ao indicar-se, em um mapa do território da igreja, as ruas específicas a serem visitadas pelas duplas.

A primeira visita ocorre normalmente num sábado à tarde, antes da transmissão do programa. Naquela ocasião, a atenção da pessoa é chamada para o programa, através da entevista já mencionada. No caso de a pessoa aceitar fazer o curso, ela recebe a lição do dia e a lição do próximo sábado. A cada visita seguinte, a pessoa devolverá a lição estudada através do rádio naquele dia, e receberá a lição a ser considerada na se-mana seguinte. Isso lhe permite preencher antecipadamente a lição e estar familiariza-da, de alguma forma, com o seu conteúdo, ao ser ele transmitido pelo rádio.

Esse seminário de treinamento sempre termina com uma ênfase espiritual. Enquanto o seminário do domingo todo normalmente se encerra naquela mesma noite, com uma cerimônia batismal bem organizada, o seminário de seis noites geralmente culmina com uma Santa Ceia na sexta-feira à noite. Isso provê uma motivação espiritual para a solene missão a ser cumprida pela igreja.

Campanhas de colheita

A Associação Leste Sul-Rio-Grandense, em cujo território o programa é transmitido, mantém duas equipes de evangelismo com a finalidade de realizar séries de colheita em lugares que possuam um número significativo de pessoas recebendo semanalmente as lições. Essas campanhas são anunciadas pela emissora, co-mo tendo o duplo objetivo de fazer a entrega dos certificados aos concluíntes do curso bíblico e de analisar alguns temas bíblicos mais difíceis de serem abordados no programa. Enquanto a série no rádio focaliza o lado positivo das “verdades para hoje”, a série de colheita esclarece, de forma cuidadosa, as principais distorções contemporâneas dessas verdades.

Sempre que houver uma congregação adventista na área para a qual a série estiver sendo planejada, esta consistirá de dez a 15 noites, sendo as reuniões realizadas quase sempre no templo da congregação. Em lugares sem a presença adventista, o número de reuniões é expandido, na maioria das vezes para 20 ou 25, de modo a dar tempo suficiente para as pessoas se familiarizarem melhor com a mensagem adventista. Uma ou mais cerimônias batismais são realizadas em cada série, com o propósito de encorajar outros a tomarem sua decisão pessoal.

Um obreiro bíblico de tempo integral, mantido pelo orçamento da Missão Global de algumas igrejas, ajuda a preparar o terreno para a série de colheita nos lugares em que os estudantes da Bíblia não receberam a assistência dos membros voluntários. Ele é geralmente enviado a esses lugares, com sua família, três ou quatro meses antes do início da campanha. Lá, entra em contato com os alunos do curso bíblico radiofônico, com o alvo de formar pequenos grupos para estudo da Bíblia. O companheirismo provido por esses grupos ajuda os alunos a fazerem, durante a campanha, sua decisão pessoal de se unir à Igreja.

Vantagens

Entre as principais vantagens do Programa de Estudos Bíblicos Rádio-lnterativo podem ser destacadas as seguintes: 1) Possui a mesma capacidade de penetração dos demais programas convencionais de rádio; 2) Faz uso da potencialidade dos membros da igreja como um vínculo eficiente entre a transmissão do programa e seus ouvintes; 3) provê um método fácil de trabalho missionário, que permite o envolvimento mesmo daqueles que não se sentem qualificados a dar estudos bíblicos; 4) abre as portas para muitos outros usos evangelísticos criativos, que podem ser desenvolvidos em conjunto com algumas instituições denominacionais.

Além do auxílio das igrejas locais, o programa também tem recebido o apoio de pelo menos seis escolas paroquiais adventistas. O pastor de uma dessas igrejas usou a inscrição no curso bíblico do pro-grama como requisito para os estudantes de suas classes de religião. Algumas escolas têm conseguido usar o mesmo curso para alcançar muitos pais de estudantes. Significativa também tem sido a experiência prática obtida por alguns estudantes do 32 ano de Teologia do Salt-IAE, que fizeram sua prática de evangelismo participando de algumas séries de colheita vinculadas ao programa.

Embora a Associação Leste Sul-Rio-Grandense tenha desenvolvido esse programa de estudos bíblicos interativos através de sua emissora FM, um programa semelhante pode ser implementado também através de outros meios de comunicação, como um canal regular de TV, um canal de TV a cabo. O extraordinário sucesso do programa deve-se princípalmente à bem planejada interação entre a sua equipe e o apoio dos membros das igrejas. Nossa denominação realmente necessita fazer um mais criativo uso dos modernos recursos tecnológicos, sem perder de vista o calor do contato humano pessoal com aqueles a serem alcançados pela nossa mensagem.