Dizem as Sagradas Escrituras: “Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas.” (Isa. 54:2).

É notória a preocupação que alguns pastores têm, quando vão assumir um novo distrito, no sentido de pensar se ocorrerá, ou não, um equilibrado crescimento evangelístico e patrimonial. As duas coisas de-vem caminhar de mãos dadas. Se enfatizar-mos demasiadamente um ponto, estaremos possibilitando um crescimento unilateral, de tal modo fora da normalidade co-mo se alguém andasse com uma só perna.

Temos visto, reiteradas vezes e com desassossego, que após uma campanha evangelística os novos conversos ficam instalados em salões alugados, ou templos de tamanho reduzido e desconfortáveis. Alguns deles já nem são capazes de abrigar a totalidade dos membros antigos que lá se encontravam antes da campanha. No máximo, havia um crescimento aritmético, e não geométrico.

Não é muito comum construir-se primeiramente o templo, e, depois, realizar-se a campanha; embora entendemos ser esse o procedimento mais conveniente. A dificuldade parece residir em motivar os membros da igreja-mãe a dispor seus recursos em favor da construção, para, em seguida, ajudar a manter a série evangelística. Realizar as duas coisas paralelamente seria o ideal, mas isso muitas vezes demanda um gasto maior.

É evidente que resulta muito mais fácil solicitar recursos fora da comunidade eclesiástica, apresentando a contribuição que o projeto dará aos empreendimentos educacionais, de saúde ou assistência social, que acabarão beneficiando a comunidade como um todo.

No IABC

Tivemos o privilégio de pastorear um distrito especial, durante os anos 1995 a 1997. Trata-se de um distrito escolar, o do Instituto Adventista Brasil Central, nas proximidades de Anápolis, GO. Hoje, avaliando o trabalho realizado, é possível verificar que houve um crescimento vertiginoso, tanto na área evangelística como na área do patrimônio. Como isso foi possível? A seguir, enumeraremos alguns passos que foram dados:

I Incentivo a famílias representativas, de outras localidades, a fim de se mudarem para cidades onde não havia presença adventista, ou onde esta era bastante reduzida.

  • I Incentivo aos poucos membros residentes no interior, e treinamento para um maior envolvimento e compromisso com os ideais da missão global.
  • I Apelo e motivação aos pequenos e médios empresários próximos, com o objetivo de obter colaboração financeira para aquisição de terrenos, construção de templos e manutenção de obreiros bíblicos. Conseguido o apoio, deve ser realizada, com freqüência, uma prestação de contas e apresentação de relatórios do emprego dos recursos aos doadores.

I Busca de construções inacabadas, propondo aos respectivos proprietários a conclusão em troca de um ano de uso sem pagamento de aluguel.

I Participação dos membros do distrito no aluguel de casa para o pioneiro, em troca de ajuda ou fortalecimento das igrejas e congregações. Esses pioneiros devem ser autônomos, com renda própria, ou aposentados.

Orientações gerais

Existem outras sugestões, mais generalizadas, que certamente possibilitam o crescimento evangelístico e patrimonial em um distrito. No entanto, elas podem servir também a outras áreas denominacionais:

  • ▼ Peça a Deus um sonho e o visualize.
  • ▼ Procure conquistar a confiança dos ir-mãos e líderes através da amizade e do atendimento pastoral.
  • ▼ Organize e escreva um plano de trabalho e ação.
  • ▼ Promova o plano e motive a irmandade a integrar-se nele. Anime o povo a trabalhar. Acredite no potencial de sua congregação. Alguns membros farão muito mais do que, às vezes, imaginamos.
  • ▼ Mantenha a igreja informada sobre o andamento dos planos.
  • ▼ Seja permanentemente entusiasta. O povo está atento, observando para ver se seu entusiasmo não é apenas “fogo de palha”.
  • ▼ Otimize os recursos ao seu dispor. Aproveite tudo. Faça do limão uma limonada.
  • ▼ Trabalhe em parceria com o povo. Não se comporte como o chefe.
  • ▼ Esteja sempre atento às oportunidades que surgem, quer estejam relaciona-das com pessoas ou coisas. Não hesite em aproveitá-las, pois elas passam e podem não voltar mais.
  • ▼ Tente em todas as direções. Algumas tentativas falharão, outras darão certo.
  • ▼ Se nada parecer querer funcionar, crie você mesmo as circunstâncias e direcione-as.
  • ▼ Não faça caso da crítica destrutiva. Seja perseverante e animado.
  • ▼ Quando surgirem os resultados, saiba creditar o mérito a quem de direito corresponde.
  • ▼ Mantenha-se em comunhão íntima com Deus, em oração constante, continue sendo humilde, canalizando para Ele a honra e o louvor pelas conquistas.
  • ▼ Finalmente, peça a Deus outro sonho e comece tudo de novo.