Para esta edição especial, Ministério entrevistou várias pessoas, dando-lhes oportunidade para expressar seus sentimentos em relação ao trabalho e à figura do pastor. O que elas dizem é garantia de que os esforços envidados em fa­vor do rebanho não são inúteis.

Convém, entretanto, que direcione­ mos todo louvor e glória para o nosso Deus, merecedor de toda honra, e a quem devemos o privilégio de cooperar no grande projeto de restauração do ser humano. Parafraseando Paulo, somente por Sua graça somos o que somos.

Nossa reflexão sobre os testemunhos seguintes deve ser acompanhada de fervorosa prece, a fim de que o Senhor nos encha de humildade e poder para cum­prirmos a missão que Ele nos confiou.

“Na igreja, o pastor representa a figura paterna com todo o simbolismo da estrutura familiar. Assim como o pai, no lar, é o cabeça da família, chamado a amá-la, orientá-la, educá-la e protegê-la, o pastor está diante da sua grei usando os mesmos recursos para o desenvolvimento da família eclesiástica.
“Esse paralelismo nos leva a considerar a elevada missão do pastor. O Senhor outorga Sua bênção constante para que o trabalho do pastor frutifique, multiplique, e seja espalhada a semente do evangelho no lugar onde Deus o enviou para oferecer seus talentos.

“Pastor, onde quer que você trabalhe, esteja consciente da bênção celestial. Jamais perca a visão da sua missão. Que sua família espiritual receba as ferramen­tas necessárias para crescer sob sua liderança. Lembre-se de que, como parte dessa família espiritual, estou orando por você. Que a sua vara e o seu cajado provejam alento a todos os que lhe cercam.”

Nélida Ruiz Almonacid, Cuna, Chile

“Vivemos e numa época secularizada que não diferencia entre o sa­ grado e o profano. É um tempo no qual muitos que se dizem pastores estão uti­lizando a religião como um meio de enriquecimento pessoal, maculando o ministério. Nesse contexto, muitos fiéis servos de Deus se levantam como Seus estandartes e porta-vozes.”

“‘Desde Sua ascensão, Cristo, a grande Cabeça da Igreja, tem levado avante Sua obra no mundo mediante embaixa­dores escolhidos, por meio dos quais fala aos filhos dos homens e atende-lhes às necessidades. A posição dos que foram chamados por Deus para trabalhar por pala­vra e doutrina em favor do le­vantamento de Sua igreja, é de extrema responsabilidade. Cumpre-lhes rogar, a homens e mulheres, da parte de Cristo, que se reconciliem com Deus; e eles só podem cumprir sua missão ao receberem sabedoria e poder de cima.’ – Obreiros Evangélicos, pág. 13.

“Com essa citação, homenageio nossos pastores. Ela nos mostra quão sagrado e importante é o seu trabalho como em­baixador de Cristo diante dos homens.”

Mari Cordido, Santa Fé, Argentina

“Quando pensamos n pastor, lembramos a missão especial de transmitir a imagem de Cristo a cada ser humano. O rebanho de­ pendente espera encontrar confortadoras palavras de boas novas, vindas de alguém que se preocupa com ele. No entanto, a modernidade e o avanço tecnológico nos fazem esquecer da missão sublime do pastor, que nos conhece individualmen­te, se comove com nossas fraquezas, sabe o nosso nome e onde vivemos.”

‘“Cada alma é tão perfeitamente conhecida a Jesus, como se fora ela a úni­ca por quem o Salvador houvesse mor­ rido. As dores de cada uma Lhe tocam o coração. O grito de socorro chega-Lhe ao ouvido. Veio para atrair a Si todos os homens … Cuida de cada uma como se não houvesse nenhuma na face da Terra.” – O Desejado de Todas as Na­ções, pág. 480.

“Esse é o verdadeiro mo- delo do pastor. Nesta oportunidade, quero expressar minha admiração e prestar uma home­nagem a meu pai, que, como pastor, continua sendo um exemplo e um in­centivo à minha vida cristã, através de sua dedicação e seu amor pelas almas.”

“Que Deus abençoe a todos os pas­ tores.”

Cristina Morán, peruana, filha de pastor

“Eu me lembro bem dele. Éramos amigos. Ele era um pouco mais velho do que eu. Estávamos ainda na ado­lescência. Foi uma das amizades mais bonitas que já tive, pois contávamos realmente um com o outro. E o que mais me deixava à vontade era que nossas cartas, nossos telefone­ mas e bate-papos giravam em tomo de assuntos normais a adolescentes, mas sempre envolvendo Deus. Sempre procurávamos melhorar nossa vida espiritual.”

“Com esse amigo, aprendi que Deus está conosco, em todas as atividades. Por isso, quando ele me disse que iria cursar teologia não achei estranho. Ele já era um pastor em es­sência. O tempo passou, perdemos contato. Sei que ele trabalha num distrito no Sul do Brasil. Onde você estiver ministrando, meu amigo pastor, Deus o acompanhe e o abençoe.”

“Já ouvi, vi e senti o que um pastor bem preparado pode fazer por sua igre­ja. São conselhos, preocupações, cui­dados, tanto zelo e dedicação. Por tudo isso, os pastores são nossos amigos. Que Deus os abençoe e acompanhe.”

Sueli Oliveira, jornalista, Tatuí, SP

“Para nós, ministros, o Espírito Santo é absolutamente essencial. Cremos que somos arautos de Jesus Cristo, designados para continuar o Seu testemunho na Terra. Mas, se o Espírito de Deus não repousa sobre nós, é evidente que não somos enviados ao mundo como Cristo foi.”
— Charles Spurgeon

“Quero fazer uso das palavras do renomado ministro do evangelho, Paulo: “Sou muito grato a Cristo Jesus, nosso Senhor, por me ter escolhido para ser um de Seus mensageiros, e por me ter dado as forças para ser fiel a Ele.” (I Tim. 1:12, BV). Nessa expressão de reconhecimento, há dois motivos fortes que também tem exercido uma profunda impressão em meu ministério. Foi Cristo quem me escolheu para ser Seu re­presentante. Ele, por Sua graça, me chamou.
“Tem sido Ele que, no passar de três décadas, tem me amparado e assistido em servir Sua Igreja. Ao olhar para trás e ver o que foi realizado para exaltação de Jesus, meu coração vibra de gratidão pelo progresso da Sua causa. Não consigo me ver em outra função que não seja ministro do evangelho.”

“Só sinto que minhas forças físicas não estão mais tão despertas e animadas como as de minha mente e vontade, para ser um instrumento na finalização da Obra. Logo, muito logo, ‘… o Senhor cumprirá a Sua palavra sobre a Terra…’ (Rom. 9:28). Que o Espírito Santo me mantenha firme, juntamente com os meus colegas. Que sejamos pastores dedicados e leais a Jesus.”

Pastor Natanael Batista, capelão da Casa Publicadora Brasileira

“Aproveito esta oportunidade para felicitar aos mais de 2.500 pastores de nossa Divisão, pelo seu dia e pelo cuidado dispensado ao rebanho do Senhor. O pastor, em sua missão de servir a Deus e à Sua Igreja, tem res­ponsabilidades múltiplas e atividades ministeriais. É bom ser sempre lembrado, re­conhecido e valorizado pela sua função de pregar, vi­sitar, aconselhar, administrar, apoiar, consolar e orientar.”

“Gostaria de estender meu reconhecimento às famílias pastorais, que, com amor, têm apoiado o ministério do es­poso e pai.”

“Parabéns, pastores! Que o Supremo Pastor conceda a vocês e aos respectivos familiares muitas bênçãos.”

Ruy Nagel, presidente da Divisão Sul-Americana da IASD

“O único motivo pelo qual permaneço no ministério é o chamado de Deus que controla a minha alma e não me deixa ir. Somos prisioneiros de Cristo, o Senhor da vida e de Sua igreja. Marchamos em Seu desfile e sabemos para onde Ele vai.”

— David Fisher

“Em 1996, iniciei meus estudos em pedagogia na Universidade Adventista do Chile. Foi ali que compreendi a importância de um pastor adventista em sua responsabilidade de pregar o evangelho a toda nação, tribo e língua. Senti em meu coração o desejo de fazer o melhor para Deus. Conheci pastores que contavam das maravilhas que o Senhor fizera por eles no campo da Colportagem; como haviam conseguido levar pessoas a Cristo e custear seus estudos.

“Encontrei aquele que se tomaria meu esposo. Ele me incen­tivou a colportar, através do seu testemunho. Seu espírito missio­nário, junto ao fato de ser ele um colportor e um futuro pastor, me ajudou na decisão de casar com ele. Minha vida sempre foi influenciada por estes servos de Deus que são os pastores adventistas. Amo a Colportagem e quero dedicar toda minha vida a esse ministério, enquanto meu marido se dedica ao trabalho pastoral.”

Jôse FIávia Kaufmann, esposa de pastor em Santiago, Chile

“É preciso muita de­dicação para exercer o cargo de pastor. Por isso, ele pode ser mal compreendi­ do pelos filhos adolescentes. Já passei por essa fase, e hoje admiro muito a maneira como o meu pai vê a Obra de Deus. Há no brilho de seus olhos uma vontade de servir à Igreja com todos os dons que Deus lhe concedeu, sem esperar glórias terrenas.”

“Parabéns a todos os pastores adventistas. Sua vida se resume no verbo servir, para que o sonho de ver Jesus voltando se tome cada dia mais real.”

Maressa Steiner Marroni, filha de pastor, estudante do Instituto Adventista Paranaense

“Entendo, sem ne­nhuma dúvida que o mundo atual está marcado por muitos problemas e incompreen­sões. Valores sofrem forte inversão na essência, estimulando de forma selvagem a escolha de conceitos mundanos em detrimento dos bons conceitos de uma vida saudável e cristã. É nesse contexto que a figura do pastor sobressai de forma indelével, na medida em que dele se espe­ra (e seguramente se encontra) uma palavra, um conselho, uma orientação esperançosa de que algo bom existe no amanhã daqueles que confiam nas promessas de Jesus.”

“O pastor é um grande ser huma­no que, por desígnio de Deus e deci­são pessoal, dedica seu tempo, talen­to e inteligência para a nobre causa de confortar, ensinar e conduzir pessoas ao verdadeiro porto seguro: Cristo Jesus.”

“Parabéns, pastor, pelo seu dia!”

Dr. Ricardo José Alves, advogado, igreja do Guará, Brasília, DF