Entendo que alguns de vocês estão servindo como pastores há bastante tempo, e outros estão apenas iniciando a carreira. Em qualquer caso, aqui estão alguns itens para reflexão, frutos de minha observação durante 18 anos de envolvimento com a vida pastoral.
♦ Bem-vindo à maior experiência de vida que você poderia ser chamado a viver. 0 ministério é um estilo de vida, não um trabalho.
♦ Bem-vindo à morada em uma casa de vidro. Não se esqueça de ser autêntico, genuíno, honesto.
♦ Bem-vindo à satisfação que você sentirá quando uma pessoa lhe disser que um sermão seu fez diferença na vida dela. Lembre-se de que as horas gastas no preparo são valiosíssimas.
♦ Bem-vindo à crítica que você receberá quando alguém lhe dis-ser que seus sermões se intrometem na privacidade dos ouvintes. Lembre-se de que não pregamos para que as pessoas se sintam em casa neste mundo, mas para ajudá-las a ter uma casa no Céu.
♦ Bem-vindo à alegria de dedicar uma criança. Lembre-se de seus próprios filhos e faça-os sentir que são prioridade em sua vida.
♦ Bem-vindo à alegria de realizar um casamento. Não se esqueça da santidade dos seus votos.
♦ Bem-vindo à alegria de batizar uma pessoa e integrá-la na família dos crentes. Lembre-se de que buscar e salvar perdidos é a paixão de Deus.
♦ Bem-vindo ao papel de confortar os abatidos. Sua tarefa é preparar pessoas para a eternidade.
♦ Bem-vindo aos dias cansativos. Mas não se esqueça de que seu trabalho é equipar os santos para o serviço. Portanto, multiplique-se.
♦ Bem-vindo à alegria de servir. Produza discípulos que tenham a mesma satisfação.
♦ Bem-vindo a alguns dias de solidão. Nesses dias, lembre-se de seus colegas. Telefone para um deles; visite o que estiver mais perto.
♦ Bem-vindo às dificuldades com a tecnologia. Lembre-se de que a Palavra de Deus diz: “Nem por micros, nem por Powerpoint, mas pelo Meu Espírito”.
♦ Bem-vindo ao “emprego” no qual você é pago para estudar e orar. Mas não esqueça que esta é uma tarefa santa.
♦ Bem-vindo às lutas, falhas e perdas pessoais. Mas a Palavra de Deus não falha. Com o conforto que ela lhe proporciona, você poderá ser usado de formas inimagináveis.
♦ Bem-vindo aos sonhos e visões, maiores que você e aparentemente impossíveis de ser realizados. Lembre-se de que o cumprimento dos propósitos divinos não está relacionado a seus títulos acadêmicos, talentos ou competência, mas à sua entrega e dependência de Deus.
♦ Bem-vindo ao serviço do Mestre. Algum dia Ele dirá a você: “Bem está servo bom e fiel. Venha partilhar do Meu trono, Meu reino e Minha coroa.”
Esther R. Knott é assistente pastoral da igreja da Universidade Andrews