Sempre que eu interajo com colegas de pastorado, aprendo muito mais do que ensino. Nessas ocasiões, descubro novas maneiras de abordagens para o trabalho. Enumero aqui algumas dicas; e espero que estas idéias de alguma forma contribuam para estimular a excelência em seu ministério pastoral.

Operação resgate. A líder voluntária Norma Beier e o Pastor Dan Knapp, de Pendleton, Oregon, Estados Uni-dos, encorajou todas as igrejas da cidade a convidar os membros afastados para voltarem ao lar. A irmã Norma e a esposa do pastor prepararam faixas especiais e distribuíram entre os pastores, durante um concilio ministerial. Um total de 22 dentre as 26 igrejas da área colocaram as faixas convidativas e muitos membros retornaram às respectivas congregações.

Templo atrativo. Membros leigos de Windhoek, Namíbia, África do Sul, desejavam convidar seus amigos e colegas de trabalho para assistirem às atividades da igreja, mas não tinham um local adequado para receber visitas. Começaram a realizar os cultos na sala de aulas de uma universidade, mas em pouco tempo o espaço se tornou insuficiente. Limitados pela realidade financeira, eles avançaram em fé e conseguiram adquirir um dos maiores templos da cidade. Hoje, ocupam todo o complexo com atividades de culto, evangelismo, escola e treinamento. O impacto da igreja entre a comunidade e os segmentos empresarial, industrial e político foi multiplicado.

Ministério de encorajamento. Um criativo leigo da primeira Igreja Cristã da Reforma, em Washington, sentiu-se cansado de observar as pessoas vendo apenas o lado negativo das situações, pessoas e coisas, e decidiu enfatizar o positivo. Criou então o que chamou de ministério de encorajamento, com o objetivo de aproximar os membros da congregação. Uma das atividades desse ministério é descobrir pessoas fazendo alguma coisa boa. Quando o “detetive” capta uma boa ação praticada, envia para seu autor um cartão manuscrito celebrando o feito e enfatizando sua contribuição para o bem da igreja.

Ministério das mulheres. As irmãs da igreja de Yorkton, Canadá, estabeleceram cinco objetivos específicos para sua ênfase no ministério às famílias, à igreja e à comunidade.

  • 1. Encorajar a devoção diária para conhecer a Cristo como o melhor ami-go e exemplo.
  • 2. Orar da seguinte forma: “Senhor, ajuda-nos a amar as outras pessoas co-mo Tu nos amas.”
  • 3. Incentivar a unidade entre as mu-lheres da congregação.
  • 4. Animar cada mulher a desenvol-ver seu testemunho pessoal.
  • 5. Colocar em prática os projetos missionários disponíveis para mulheres, na congregação.

Comunicação. Um bem confeccionado folheto, apresentado por Bernard Sauvagnat, da União Franco-Belga, prende a atenção de pessoas não adventistas e fornece uma visão geral da vida e do ministério da Igreja.

Entre os principais assuntos abordados estão as atividades da Adra, educação, ministério da saúde, liberdade religiosa, declaração de crenças enfatizando a vida em Cristo, breve história da Igreja, visão geral do grande conflito e estatísticas sobre o crescimento da Igreja ao redor do mundo. Há também uma lista de telefones úteis, instituições, publicações e concentrações geográficas.

Clube de Arão e Hur. O evangelis-ta leigo Willard D. Regester deu início a uma campanha de apoio ao pastor, com base em Êxodo 17:12, que relata o fato de Moisés recebendo o apoio que o levou à vitória. Regester reúne, num cartão, princípios bíblicos relacionados à união de forças para vencer as bata-lhas cristãs e citações de Ellen White sobre o tema.

No fim, há um espaço para que os membros subscrevam seu compromisso de apoio à liderança do pastor.

Amigos das crianças. As crianças da igreja de Sandy, Oregon, Estados Unidos, ficam ansiosas para que chegue a hora do culto, quando elas podem receber seu kit infantil de adoração. São pequenas bolsas coloridas e decoradas com algum tema bíblico, cheias de materiais para que elas desenvolvam atividades espirituais criativas, que as mantenham calmas durante o culto. Cada criança escolhe uma das bolsas à entrada do santuário.

Você pode ter suas próprias idéias, usar as que foram relacionadas aqui, ou adaptá-las em seu trabalho. Nenhuma delas funcionará em todas as situações. Todas elas combinam elementos de visão para partilhar as boas novas de Deus. Uma delas pode ser justamente o que falta à sua congregação. Tente colocá-la em prática.