Neste bimestre, especificamente no último sábado de outubro, comemorasse na Igreja Adventista o Dia do Pastor. Não é um dia para glorificar o homem, mas para prestar especial reconhecimento ao trabalho realizado. O espaço reservado à entrevista é ocupado nesta edição por depoimentos dos presidentes das Uniões e da Divisão Sul-Americana, através dos quais eles expressam sua gratidão aos pastores pelo trabalho dedicado e fiel, executado para a glória de Deus, bem-estar do rebanho e crescimento da Causa.

Nesta ocasião em que a Igreja recorda, de uma forma especial, a figura do pastor, desejo expressar nossa gratidão e reconhecimento por seu ministério, paciência, amor pelas almas, serviço abnegado, trabalho fiel e por seus objetivos claros. Rogo a Deus por um renovado ministério em favor do breve regresso de Jesus. Muito obrigado, pastor.

“’Aparecerão obstáculos ao progresso da obra de Deus; mas não temais. À onipotência do Rei dos reis, nosso Deus que mantém o concerto alia a benignidade e o cuidado de um terno pastor. Coisa alguma Lhe pode impedir a marcha. Absoluto é Seu poder, e isso é o penhor do seguro cumprimento das promessas feitas por Ele a Seu povo. Ele pode remover todos os obstáculos ao avanço de Sua obra. Tem meios de afastar toda dificuldade, para que os que O servem e respeitam os meios por Ele empregados sejam postos em liberdade. Sua bondade e Seu amor são infinitos; inalterável é o Seu concerto.’

“Lembrando dos sábios conselhos de um pastor idoso para seu filho, ‘viva cada dia mais próximo de Deus, viva cada dia mais perto das pessoas, viva de tal maneira que Deus esteja próximo das pessoas e as pessoas próximas de Deus’.

“Que o nosso ministério possa ser tão próximo de Jesus e das pessoas, que muito em breve possamos estar mais próximo dEle por toda a eternidade. ‘Ora, logo que o Supremo Pastor Se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória’ (I Ped. 5:4).

“Um abraço fraterno, unidos em nosso Pastor e Sua missão.”

– Bruno Raso, presidente da União Austral, Buenos Aires, Argentina.

Quero dizer-lhe, caro colega, nesta ocasião especial, que o seu trabalho é mais valioso do
que as pedras preciosas. Em breve o Príncipe dos pastores dará o devido reconhecimento que nós seres humanos nem sempre sabemos apreciar.”

“Ao celebrar o Dia do Pastor, é com prazer que reconhecemos o trabalho abnegado que é realizado nas trincheiras do dever. É aí onde se defendem as batalhas, onde se fa­zem os homens. É aí onde nascem os líderes. Muitas vezes nos enfra­quecemos e nos desanimamos; po­rém, o nosso capitão nos fala: ‘Avante, porque a vitória está a vista. Avante, porque o fim está próximo. Em breve, recebereis a coroa incorruptível.”

Manuel Egas, presidente da União Equatoriana.

Pode ser que este momento o encon­tre trabalhando num distrito bem distante; pequeno ou, quem sabe, numa grande metrópole. Pode ser também que o encontre liderando al­gum departamento ou desenvolvendo um trabalho de Capelania.”

“Qualquer que seja a sua linha de ação, as pessoas o chamam de pastor. E, por essa razão, quero agradecer, em primeiro lu­gar, a Deus por dar-lhe este privilégio. A você, por ser um instrumento em Suas mãos. A sua es­ posa, por suas orações e compreensão. A seus filhos, pela capacidade de se adaptarem a todas as circunstâncias.

“Permita-me compartilhar com você as palavras de inspiração das Escrituras, a fim de animá-lo e recordar um dos pri­vilégios que Deus nos concedeu: ‘Eu, o Senhor, te chamei em justiça, tomar-te- ei pela mão, e te guardarei, e te farei me­diador da aliança com o povo e luz para os gentios; para abrires os olhos aos cegos, para tira­r da prisão o cativo e do cárcere, os que jazem em trevas.’ (Isa. 42:6 e 7).”

Guido Quinteros Rocha, presidente da União Chilena

“Dia do Pastor! Um dia para refletir sobre a grandeza da obra que você realiza. “Um dia para meditar no resultado do seu trabalho e ficar satisfeito. “Um dia para relembrar que muitas ovelhas oram por você todos os dias.””

“Um dia para alegrar-se na promes­sa de que “os que a muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrelas, sempre e eternamente’ (Dan. 12:3).”

“Um dia para compartilhar tudo isso com a outra me­tade do pastor — sua companheira de vida e ministério – a esposa.”
“Nossa sincera homenagem a todos os casais pastorais da Divisão Sul-Americana.”

Helder Roger C. Silva, presidente da União Nordeste-Brasileira.

Pastor, não é o que vemos em você, ou como o chamam, o que vale; mas o que você sente no pro­ fundo do seu coração sobre a ben­dita vocação de ser um ministro de Deus e de Sua Palavra.”

“Nesta oportunidade maravi­lhosa em que se comemora o Dia do Pastor, quero expressar uma palavra de gratidão e felicitação a todos os pastores da Divisão Sul-Americana.”

“Que Deus os abençoe e os mantenha sempre em Suas mãos, para que nunca se esqueçam deste bendito ministé­rio.”

Melchor Ferreyra, presidente da União Peruana

Jesus foi chamado “o Bom Pastor” (João 10:10). Ele mereceu plenamente esse título. Porém, eles também o chamam de pastor; inclusive até “bom pastor”, porque você escolheu seguir Suas pegadas.”

“Nesta oportunidade, também como uma de suas ovelhas, desejo manifestar minha gratidão pelo seu trabalho.”

“Por sua disposição e sacrifício pelos demais;

“por não ferir os corações dos filhos de Deus, mesmo aqueles que às vezes o criticam;

“por usar todas as suas faculdades intelec­ tuais, força física e moral em Seu serviço;

“por seus sermões que animam quando al- guém se sente triste e abatido;

“por suas repreensões, quando necessitamos;

“por suas orações sinceras, ardentes e fervo­ rosas;

“pela capacidade especial de expor a Palavra de Deus com clareza;

“pela confiança que emana de sua pessoa e que reflete o nosso poderoso Deus;

“por seus sábios conselhos que chegam em momentos tão oportunos;

“por sua fé no Criador e em Suas criaturas;

“muito obrigado, pastor. Deus certamente o abençoará ricamente.”

Eric Monnier, presidente da União Boliviana.

Nesta ocasião tão significativa, congratulo-me com o ministério pastoral em qualquer setor da Obra. Não há maior privilégio para um ser huma­no, não existe mais excelente serviço, que o de ser um pastor.”

“Ao sermos chamados de pastores, a palavra expressa as qualidades mais excelentes que podem
existir: compreensão, paciência, misericórdia, integridade, pureza, justiça, perdão, amor e salvação.”

“Querido pastor, muito obrigado; pois dia a dia refletimos os atri­butos divinos para salvar vidas. Por seu ministério dedicado e consa­grado, muitos terão a oportunidade de alcançar não uma existência temporária, mas uma vida eterna. E será na eternidade, junto ao nos­so grande Pastor Jesus, que receberemos o reconhecimento perfeito. Humildes palavras humanas não podem expressar a grandeza do seu ministério.”

Ignácio Kalbermater, presidente da União Sul-Brasileira.

“O pastor distrital é a peça chave da Obra de Deus na Terra. É o líder espiritual da igreja local. Isso
não é apenas uma fra­se. É uma realidade, embora nem sempre isso seja praticado. É através do pastor que todos os planos da Obra chegam a todas as nossas igrejas e aos seus membros.”

“Por isso e muito mais, grande é a responsabilidade do pastor, e sua importante tarefa só pode ser levada a efeito se ele tiver uma vida de intensa co­ munhão com Deus.”

“Em face do Dia do Pastor, o quarto sábado de outubro, envia­ mos nossas saudações a todos os pastores que, chamados por Deus, dedicam-se com idealismo e consagração ao Seu nobre trabalho.”

Tercio Sarli, presidente da União Central-Brasileira

“Nobre companheiro, você é pastor não por­ que eles, os membros, o chamam de pastor. Não porque possui uma credencial de pastor, ou recebeu um chamado da comissão diretiva de um Campo. Você é pastor não porque concluiu uma série de estudos teoló­gicos nem porque seus pais fizeram um voto dedicando-o a Deus. Você é pastor porque Deus o escolheu, preparou e credenciou para ocupar essa mais nobre função.”

“Estando na Terra, o Senhor Jesus estabeleceu Sua Igreja. Sabia que Seus filhos teriam necessidade de um amigo que lhes mostras­ se o caminho do sucesso como indivíduos, famílias, membros da Igreja e cidadãos do Céu. Para isso, escolheu você.”

“A União Este-Brasileira agradece a Deus por Ele lhe haver transformado num pastor, exemplo de espiritualidade e de dedica­ção à missão. Reconheço que deveriamos demonstrar nossa apre­ciação e respeito pelo seu ministério em todos os dias, semanas e meses do ano.”

“A Deus e a você, nosso agradecimento pelo pastor que você é.”

– Wandyr Mendes de Oliveira, presidente da União Este-Brasileira.

Ser pastor é aten­der ao chamado divino para dedica­ção integral e exclu­siva ao cumprimen­to da missão, que é a pregação do evange­lho eterno.”

“Agradeço a Deus pelo ministério pastoral da União Norte-Brasileira, onde os pastores conscientes da imi­nente volta do Senhor Jesus se dedi­cam, a tempo e fora de tempo, a des­pertar e preparar um povo especial para o encontro com Cristo.”

“Enfrentando calor, chuva, poeira, lama, selva, rios e igarapés, nossos pastores têm dobrado o número de membros nos últimos cinco anos no território amazônico, envolvendo cada dia um percentual maior de membros na terminação da Obra.”

“Sou grato a Deus e ao exército pastoral da União Norte, pelas vitórias alcançadas no poder do Espírito.”

Izéas Santos Car­doso, presidente da União Norte-Brasileira.

A você, estimado pastor, que tem se desdobrado para cumprir a missão evangélica no continente sul-americano, imitando a vida de abnegação e sacrifício de Jesus; a você, que tem trabalhado para manter no aprisco não apenas as 99 ovelhas, mas vai à procura da que está desgarrada e ferida, nosso profundo reconhecimento e gratidão.”

“Estamos vivendo em tempo emprestado e urge que nos posicionemos como fiéis mordomos do rebanho do Senhor. No Dia do Pastor, é mister que façamos uma retrospectiva da nossa vida e nos consagremos inteiramente a Deus, a fim de prepararmos uma ‘igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga… porém santa e sem defeito’ (Efés. 5:27), para se encontrar com Jesus em breve.”

“Tremendos são os desafios que estão diante de nós, mas ‘nada temos a recear quanto ao futuro.’ Devemos ‘nos regozijar em ser cooperadores de Cristo … Se fazemos de Deus a nossa força, teremos clara compreensão do dever, … nossa vida será influenciada por um nobre desígnio, que nos colocará acima de motivos sórdidos’ (Obreiros Evangélicos, pág. 114).”

“Prezado companheiro de jornada, desejamos a você e sua família um feliz Dia do Pastor! Que o Santo Espírito o habilite a continuar seu ministério pastoral e, por ocasião do aparecimento do Supremo Pastor, possa apresentar-se diante do Senhor aprovado, ‘como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da verdade’. (II Tim. 2:15).”

– Ruy Nagel, presidente da Divisão Sul-Americana.